quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Monopólio das empresas de ônibus em Goiás: Livre concorrência?


*Por Pedro Ferreira

Uma coisa que tenho observado nas minhas andanças pelo interior de Goiás contribuindo na organização da luta do movimento popular é o monopólio das empresas de ônibus em algumas rotas e linhas e no que isso acarreta a população que utiliza essas linhas.

Por exemplo, para o nordeste goiano apenas uma empresa faz a rota (Expresso São José do Tocantins), resultado disso – Passagens caras e ônibus lotados. A mesma coisa é para o sudoeste de Goiás rota feita apenas por duas empresas (Expresso e Viação São Luiz), onde também verificamos a mesma realidade.

Esses dois exemplos não são exceções e sim uma realidade que vemos por todo o estado de Goiás. Podemos dizer que há uma divisão feita entre as empresas de ônibus para que cada uma monopolize uma linha ou região para que possam explorar ainda mais os usuários desses serviços. Vemos claramente a mão invisível do mercado funcionando e claramente não é para o bem comum.

Rota/Linha
Empresa
Valor
Goiânia – Campos Belos
598 Km
Expresso São José do Tocantins
R$ 94,00
Goiânia – Palmas/TO
831 Km
Varias empresas
Média R$ 75,00

Um dos absurdos desse monopólio é o exemplo que vemos no quadro acima onde uma viagem para Campos Belos no nordeste Goiano é mais cara que para Palmas no Tocantins, como explicar isso sendo que a capital tocantinense é mais distante, seria por que há mais empresas fazendo essa rota?

Infelizmente o exemplo dado acima não é uma exceção, qualquer estudo um pouco mais aprofundado por parte dos órgãos de defesa dos direitos do consumidor poderá verificar mais absurdos como esse.  Processo semelhante acontece com as operadoras de telefonia celular (Mais isso é assunto para outro artigo).

Vale ressaltar nesse processo a ausência total do estado em cumprir o seu papel de regulador do mercado, que por sua vez não está preocupado com nada mais além do que lucrar. Os partidários do sistema capitalista defendem a livre iniciativa assim como a livre concorrência, discursos muitas vezes reproduzidos pela maioria da população, mas na prática não é o que vemos. Na pratica o que vemos são patrões e governos mancomunados para explorar cada vez mais o trabalhador.

*Pedro Ferreira – Educador Popular e militante do Bloco de Resistência Socialista 

Nenhum comentário:

Postar um comentário