quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Cultura popular tocantinense - A contribuição dos negros e indígenas na musica e na dança

Muitos questionam se o Tocantins tem uma cultura popular característica, já que até pouco tempo atrás fazia parte do território de Goiás. O que faz com que muita gente acaba reproduzindo o discurso de que a cultura popular tocantinense é a mesma dos goianos. A verdade é que apesar de ser um estado novo a cultura e a arte popular do Tocantins tem suas próprias características. Especialmente a cultura negra e indígena.

Os negros e os povos indígenas deram uma contribuição importante ao longo da história na construção da identidade cultural e artística tanto a nível nacional como também regional. Se formos buscar na historia veremos que as raízes culturais mais profunda do Tocantins estão na cultura dos povos indígenas que já habitavam este território muito antes dele ser desbravado pelos bandeirantes que aqui chegaram em busca de ouro e diamante. A contribuição dos negros não é menos importante – eles tiveram um papel fundamental na construção da cultura e da arte nessa região que viria se tornar o estado do Tocantins. Foram os negros escravizados pelos bandeirantes na exploração do ouro e diamante que, por exemplo, criaram a súcia.

A súcia é uma dança de origem africana trazida pelos negros que vieram trabalhar como escravos nas minas de ouro e diamante em Arraias, Natividade, Porto Nacional e outras regiões do estado. Portanto a súcia é uma expressão artística genuinamente tocantinense – uma marca histórica da resistência dos negros que foram tão explorados no Tocantins.

Já sobre á musica feita no Tocantins podemos destacar que a sua principal característica é a sua diversidade, pois foi e é construída por artistas que aqui nasceram, mas também por aqueles que vêm de outras regiões e escolheram o Tocantins para morar. E é esta diversidade que faz a riqueza da musica e a dança feita no Tocantins.

Porém seria prematuro afirmar que temos uma arte popular acabada. Se o próprio estado do Tocantins ainda esta em construção, a arte popular feita no Tocantins ainda esta em construção. Sobretudo a arte que é feita pelas novas gerações. Arte esta que precisa dialogar com as nossas raízes culturais, sobretudo as raízes culturais negras e indígenas. Nesse sentido podemos destacar alguns artistas como Genésio Tocantins, Juraídes da Cruz,Toninho Andrade, Everton dos Andes, Chiquinho Chocolate, Dorivam e os tambores do Tocantins que se preocupam em fazer esse diálogo nos seus trabalhos artísticos tanto no campo musical como na dança.

O Tocantins é um estado multicultural – tal característica se dá pelo fato de ser um estado onde recebemos pessoas de várias partes do Brasil. Aqui vivem goianos, paulistas, mineiros, maranhenses, cariocas, gaúchos, paraenses, paranaenses, cearenses, piauienses. Em suma, pessoas de todos os cantos do país. Além de cubanos, japoneses, norte americano, canadense, africano entre outras nacionalidades. Essa formação multicultural do Tocantins reflete no tipo de arte que é feita no estado. Uma arte rica e diversa. O povo tocantinense que aqui nasceu ou aqueles que escolheram essa terra para viver são privilegiados por viver num território com uma grande riqueza cultural. Com uma arte popular importante, mais ainda em construção.

Só lamentamos que os governantes não deem o devido valor a arte popular construída no Tocantins. A falta de apoio e estrutura, a falta de condições para produzir e divulgar faz com que essa arte tão rica acabe sendo pouca conhecida pela população tocantinense – especialmente a musica e a dança.

Pedro Ferreira Nunes é poeta, escritor e educador popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário