segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Sobre o documentário: S.O.S Rio Tocantins

No ultimo dia 14, foi lançado na internet o documentário S.O.S Rio Tocantins, do cineasta miracemense Cássio Renato Cerqueira. O curta metragem mostra de forma poética a seca no rio Tocantins a partir da visão dos canoeiros e barqueiros que fazem a travessia entre as cidades de Miracema e Tocantínia.

O documentário S.O.S Rio Tocantins não é a primeira obra artística a chamar a atenção e denunciar a destruição do principal rio que corta o Estado do Tocantins, especialmente a partir da construção das Usinas Hidrelétricas de Lajeado e do Peixe Angical. Também lembramos do documentário “Tocantins – rio afogado” do cineasta Hélio Brito, além de musicas, poemas entre outras formas de arte – que tem cumprido muito bem esse papel. Mesmo que na maioria das vezes estas obras de arte são completamente ignoradas.

Iniciativas como a do cineasta Cássio Renato Cerqueira são fundamentais para chamar a atenção do povo tocantinense para situação calamitosa do rio Tocantins, situação que a cada ano só piora. Obras como o documentário S.O.S Rio Tocantins cumpri duas funções fundamentais: denunciar um modelo de desenvolvimento energético baseado no lucro e não na vida, e que é extremamente nocivo ao meio ambiente. E em segundo lugar conscientizar a população sobre o seu papel na luta para preservar a nossa maior riqueza que é a natureza.

Por tanto recomendamos a todos a assistirem essa importante obra do cinema miracemense e tocantinense, que é o documentário S.O.S Rio Tocantins e a compartilha-lo amplamente. Que o conteúdo do mesmo possa ser trabalhado, sobretudo nas escolas públicas do nosso Estado. E que outras iniciativas como essa possam surgir tanto no cinema, na musica, nas artes plásticas, no teatro e na literatura. O Rio Tocantins é um patrimônio do povo tocantinense e todos nós devemos lutar para preserva-lo.

assista o documentário no link: https://vimeo.com/151639469


Pedro Ferreira Nunes é educador popular, poeta e escritor tocantinense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário