terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Tem que respeitar!?

Diante de uma enxurrada de denuncias que parece não ter fim os governistas gritam categoricamente para que respeitem a história do ex-presidente Lula. No entanto tal pedido deveria ser feito para o próprio Lula, pois ele é o principal responsável por jogar a sua história na “lata de lixo da história”. Pois foi isso que ele fez quando abriu mão do projeto histórico pelo qual dedicou boa parte de sua vida. Quando traiu a classe trabalhadora aliando-se a burguesia e dilacerou a esquerda brasileira. 
 
Ora, tal figura não merece o nosso respeito. Pois o projeto politico e os interesses que ele representa há muito tempo que deixou de ser os interesses do povo trabalhador do campo e da cidade. Ou alguém tem alguma duvida de que um sujeito que se alia com figuras como José de Alencar, Henrique Meireles, Fernando Collor, José Sarney, Abílio Diniz, Paulo Maluf entre outros tem algum compromisso com a classe trabalhadora?

Nós sempre respeitaremos o Lula retirante, o Lula operário, o Lula líder sindical, o Lula que combateu a ditadura militar, que lutou pela redemocratização do país. Respeitaremos, sobretudo o Lula que por muito tempo foi um dos principais lideres da esquerda desse país. Mas este Lula morreu. Morreu por suas próprias mãos. Muitos ainda não perceberam isso. Agarram se ao passado, não perceberam que cultuam um morto. Ou talvez saibam e preferem iludir-se até que encarar a realidade.

Escrevo essas linhas com a tranquilidade de quem há muito tempo não se ilude com o lulismo – desde a reforma da previdência que retirou direitos dos trabalhadores ainda em 2003. E mesmo antes dessa onda de denuncias em torno de sua figura. Quando ainda em 2009 ele nadava numa popularidade de mais 80% de aprovação do seu governo, estávamos nas ruas de Goiânia protestando pelo abandono da reforma agrária – a qual ele prometera fazer em uma canetada quando assumisse a presidência.

Ao contrário da direita, não fazemos a critica ao individuo Lula, mas sim ao projeto politico que ele representa – um projeto que não interessa aos trabalhadores. E que no fundo é o mesmo projeto de partidos como PSDB e DEM além de outros tantos que hoje fazem oposição ao governo federal e que temem uma possível candidatura de Lula em 2018.

Por fim, não é com nenhuma satisfação ou com festa que acompanhamos as diversas denuncias envolvendo o ex-presidente Lula. Lamentamos muito pelo que ele fez com sua própria historia. Pois se há algum responsável pela perda de respeita a sua figura, este responsável é ele mesmo. É o próprio Lula que jogou sua história na “lata de lixo da história”.

Pedro Ferreira Nunes é educador popular e militante do Coletivo José Porfírio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário