terça-feira, 1 de março de 2016

Manifesto

Em defesa do cerrado, em defesa da vida – Não ao MATOPIBA!

Viemos por meio deste nos manifestar com veemência contra este projeto do governo federal, capitaneado pela ministra da agricultura Kátia Abreu. Que atingirá um território de 73 milhões de hectares que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. E serão atingidos 46 unidades de conservação, 35 áreas indígenas e 865 assentamentos de reforma agrária.

Tal projeto denominado de “a nova fronteira agrícola no Brasil” tem um objetivo claro, substituir o bioma natural do cerrado por plantação de soja para ser exportada para a Ásia e a Europa. Tanto é verdade que investidores da Ásia estão no Tocantins para conhecer e investir no projeto. Além do fato de que as comunidades tradicionais terão suas terras atingidas e acabaram sendo expulsas dos seus territórios. Pois foi isso que aconteceu em outros projetos com o mesmo perfil a exemplo de áreas no Mato Grosso e Campos Lindos no Tocantins.

Não nos iludimos com as promessas da ministra Kátia Abreu a cerca do desenvolvimento econômico da região do MATOPIBA. Pois é fato que as riquezas que serão geradas por este projeto encherá apenas os bolsos da burguesia agrária e das transnacionais. Enquanto os povos tradicionais dessa região ficaram na miséria e o bioma cerrado será completamente devastado.

Lamentamos também profundamente que setores da Universidade Federal do Tocantins estejam apoiando este projeto extremamente nocivo ao meio ambiente e as comunidades tradicionais – Subsidiando com pesquisas e abrindo as portas da universidade para que sejam realizados eventos de divulgação do MATOPIBA. E nesse sentido chamamos aqueles que não concordam com tal postura dentro da UFT – estudantes, professores, técnicos administrativos a se mobilizarem contra estre projeto.

Fazemos um chamado também a toda sociedade tocantinense, especialmente aos militantes das causas sociais – ambientalistas, camponeses pobres, indígenas, quilombolas a se organizarem e se mobilizarem contra este projeto. Pois é tarefa de todos nós que lutamos por um modelo agrícola pautado na agroecologia e na soberania alimentar nos mobilizar e lutar contra este projeto de destruição do meio ambiente e usurpação das terras de camponeses pobres, indígenas e quilombolas.

Coletivo de Estudantes Populares da Universidade Federal do Tocantins
Universidade Federal do Tocantins, Campus de Palmas, 29 de Fevereiro de 2016.

“Se o presente é de luta, o futuro nos pertence.”

Che Guevara

Nenhum comentário:

Postar um comentário