terça-feira, 28 de junho de 2016

Algumas palavras sobre o Movimento de União dos Servidores Públicos Civis e Militares do Estado do Tocantins – MUSME e a luta por melhores condições de trabalho e valorização salarial.


Desde o inicio do mandato do governo Marcelo Miranda (PMDB) os servidores públicos estaduais vem se mobilizando por melhores condições de trabalho e valorização salarial bem como contra os ataques do atual governo aos direitos conquistados pela categoria. Diante disso vimos varias greves pipocarem no serviço público estadual a exemplo, dos policiais civis, dos professores, do quadro geral e da saúde. No entanto, todas acabaram fracassando, sobretudo pela falta de unidade de toda a categoria como também pela falta de competência e o caráter oportunista dos dirigentes das organizações dos trabalhadores do serviço público.
Para nós sempre esteve claro que a luta dos servidores públicos estaduais só alcançaria algum êxito se houvesse uma unidade entre as diversas categorias para rechaçar os ataques do governo Marcelo Miranda. O que defendíamos desde o inicio do ano passado em balanços que fizemos dos movimentos grevistas;
A luta contra os ataques e retiradas de direitos de servidores públicos das diversas categorias pelo governador Marcelo Miranda (PMDB) tem que ser construída unitariamente. Os servidores públicos do Paraná nos deu uma importante lição a cerca da importância da luta unitária para rechaçar os ataques de governos e patrões aos direitos dos trabalhadores”. (Nunes, 2015)
Mesmo diante do nosso alerta os movimentos grevistas continuaram sendo tocado por suas direções de forma especifica meramente, o que levou ao seu isolamento e fracasso. Tanto que nenhuma categoria conseguiu reverter os ataques do governo Marcelo Miranda. E as poucas migalhas conquistadas não saíram do papel. Tal fato se deu, sobretudo pelo caráter pelego e oportunistas das direções sindicais, por tanto para que houvesse uma mudança de perspectiva era necessário um movimento a partir da base.
Enfim, encerramos chamando a base das categorias de servidores públicos estaduais a passar por cima das atuais direções sindicais que estão burocratizadas e estagnadas. Esta é uma tarefa imediata, desfazer-se dessas velhas direções e construir novas ferramentas no estado que de fato defendam os interesses e anseios do povo trabalhador tocantinense. Construam a unidade na luta, lutem pelos seus direitos. A categoria não precisa de direções vendidas e corrompidas para tal tarefa, forjemos novos lideres. E a palavra de ordem deve ser – o trabalhador não pode pagar pela crise! Nenhuma redução de direitos!”. (Nunes, 2015)
Agora os servidores públicos estaduais do Tocantins parecem ter despertado para o que já vínhamos alertando há algum tempo. E criaram um movimento unitário das diversas categorias dos trabalhadores do funcionalismo público estadual – o MUSME (Movimento de União dos Servidores Públicos Civis e Militares do Estado do Tocantins). Com isso as perspectiva para reverter os ataques do governo Marcelo Miranda aos direitos dos trabalhadores bem como ampliar para conquistas de mais direitos encontra-se num novo patamar. Tal movimento tem condições concretas de barrar os ataques do atual governo. Mas para tanto é preciso que não se esfarele a partir de disputas internas e ações oportunistas de seus lideres.
Greve geral no serviço público estadual
Nas ultimas semanas o MUSME tem repercutido a possibilidade de uma greve geral no serviço público estadual. Si de fato sair do papel será a primeira greve geral da história do Tocantins. No entanto alertamos para que tal ameaça não fique apenas nos discursos dos seus lideres, pois se não o movimento pode cair no descredito como tantos outros movimentos grevistas que surgiram no Tocantins que muito falam e pouco fazem. Desde já o que se faz necessário é a organização de um dia estadual de paralização dos servidores públicos para que então amadureça a greve geral. E mais uma vez ressaltamos o papel importante da base dessas categorias em não deixar apenas nas mãos das direções o rumo do movimento.
Devemos, portanto reconhecer a importância da criação do MUSME como um importante instrumento de articulação e unidade dos servidores públicos estaduais. Como também a disposição para construção de uma greve geral no Tocantins. Tal fato abre uma nova perspectiva para o conjunto da classe trabalhadora tocantinense na luta pelos seus direitos. Por fim, que tal iniciativa não seja apenas uma ação pontual, mas que possa se consolidar através de ações concretas.
Pedro Ferreira Nunes é educador popular e militante do Coletivo José Porfírio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário