quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Até tu Bonifácio?


Quando até o deputado Estadual José Bonifácio (PR) utiliza a tribuna da assembleia legislativa do Tocantins para criticar o governador Marcelo Miranda e declarar apoio aos servidores grevistas é que percebemos como o governo esta fragilizado, isolado e sem apoio. Bonifácio é um politico medíocre que esta sempre do lado do governo, independente de quem seja o governo. E com posições bastante critica a luta dos trabalhadores por seus direitos. Logo vê-lo se posicionando favoravelmente a um movimento grevista de trabalhadores é um tanto surpreendente.
Tal surpresa vem, sobretudo quando resgatamos alguns episódios polêmicos nos quais o senhor Bonifácio esteve envolvido. Por exemplo, quando chamou trabalhadores tocantinenses de babacas e bandidos numa manifestação por reforma agrária e urbana e contra o auxilio moradia na assembleia legislativa. Em outra manifestação contra o auxilio moradia liderada por estudantes e professores da UFT – Bonifácio chamou-os de vagabundos e os mandou estudar. Tais fatos se deram, sobretudo quando os trabalhadores se mobilizaram contra privilégios e regalias para os deputados. Bonifácio que por sua vez é defensor de tais privilégios e regalias – declarava-se não só favorável ao auxilio moradia como também ao auxilio saúde entre outros. Isto é, para bom entendedor, o que o nobre deputado quis dizer foi – primeiro o meu e o povo é que se fo... E essa tem sido a marca desse politico medíocre no parlamento tocantinense – votando sempre de acordo com seus interesses e não do povo. Mas o que aconteceu para que ele mudasse assim de uma hora para outra? O que aconteceu para que Bonifácio defendesse a necessidade do governo Marcelo Miranda sentar para negociar com os grevistas? Uma coisa eu garanto, não é solidariedade aos trabalhadores que sofrem com o descaso do governo do Estado.
Ah velho Bonifácio, a quem você pensa que engana? Tal discurso não passa de oportunismo. Pois em período eleitoral, ainda mais quando se tem um filho disputando a prefeitura de Tocantinópolis (cidade onde já foi prefeito por vários mandatos) não é recomendável comprar briga com os servidores que tem um papel fundamental nas eleições municipais – sobretudo no interior. Por tanto é melhor bater no governo – que é a mesma coisa de bater num bêbado do que bater em quem pode acabar com seu poderzinho naquela região. E no fundo sabemos bem que você é um politico medíocre, mas não besta.

Pedro Ferreira Nunes é Educador Popular e estudante de Filosofia da UFT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário