terça-feira, 21 de março de 2017

Eleições do Centro Acadêmico de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins

Acontece nesta quinta-feira (23/03) as eleições para a coordenação geral do Centro Acadêmico de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins. A votação ocorrerá das 18h30 ás 21h30 no bloco j e no bloco d (anfiteatro). Para votar o estudante deve está devidamente matriculado no curso de filosofia e comparecer a urna de votação com um documento de identidade – conforme estabelece edital publicado pela comissão eleitoral.

O pleito eleitoral do CAFIL/UFT terá chapa única. Trata-se da chapa “Despertar é preciso” composta por: Aline Aquino estudante do 2º período, Elizamara Silva do 4º período, Kamylla Rodrigues do 1º período, Magna Carneiro do 4º período, Oneide Pinheiro do 6º período, Pedro Ferreira do 4º período, Pedro Luciano do 1º período e Raidon Charles do 4º período.

Propostas da chapa – Despertar é preciso!

A chapa – Despertar é preciso chama atenção para situação politica do país – os ataques do governo Michel Temer (PMDB) aos direitos sociais, especialmente a educação pública. Nessa linha denunciam a situação de abandono que se encontra o campus da UFT de Palmas, tanto do ponto de vista estrutural – salas de aula com ar-condicionado quebrado, Datashow que não funciona, goteiras, banheiros interditado, matagal tomando conta dos espaços, pouca iluminação, copiadora insuficiente para atender a demanda do campus, transporte coletivo superlotado. Como também para a politica de assistência estudantil – a diminuição de bolsas, a falta de pagamento do auxilio permanência há vários meses prejudicando assim os estudantes que necessitam desse dinheiro para sobreviver e manter seus estudos, casa do estudante em estado de abandono, restaurante universitário com o risco de ser fechado entre outros.

Diante dessa conjuntura a chapa – despertar é preciso apresenta como principais bandeiras de luta a defesa de um programa de assistência estudantil para quem de fato precisa; melhores condições estruturais do campus de Palmas para que os estudantes desenvolvam melhor suas atividades; fortalecimento do curso de filosofia; uma sala para o centro acadêmico de filosofia; materiais de divulgação para fortalecer a imagem do centro acadêmico e do curso de filosofia no campus de Palmas; ações culturais para uma maior integração dos estudantes de filosofia com os demais cursos, especialmente de licenciatura e por fim se posicionam contra a reforma do ensino médio e em defesa da universidade pública e de qualidade. A chapa Despertar é preciso buscará inaugurar um novo período do Centro Acadêmico de Filosofia – onde o CAFIL desempenhe um papel mais protagonista no movimento estudantil no campus da UFT em Palmas. Com uma direção que funcione numa perspectiva horizontal – chamam todos os estudantes do curso de filosofia a participar e fortalecer o centro acadêmico. Pois um centro acadêmico forte só é possível com a participação de todos os estudantes do curso.

Por que votar?

Apesar de ter apenas uma chapa é fundamental a participação de todos os estudantes do curso nesse processo. Pois os estudantes do curso de filosofia decidiram sim ou não se querem ser representados pelos integrantes da chapa despertar é preciso. Que só assumirá a coordenação geral do centro acadêmico se 50% mais 1 dos votantes disserem sim para chapa. Outro fator importante é que a votação só será validada se no mínimo 30% dos estudantes do curso de filosofia participar. Mas é importante que todos participem desse processo, pois se não os estudantes continuaram sem representantes nos espaços de discussão e deliberação da comunidade universitária. E que essa participação não seja só votando, mas cobrando posteriormente os seus representantes para que exerçam o papel a que se proporão.


Pedro Ferreira Nunes – É Estudante do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins e Integrante da Chapa Despertar é Preciso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário