quarta-feira, 15 de março de 2017

Sobre uma noticia de jornal: Perseguição e Consciência Política no interior do Tocantins


Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Acima de tudo procurem sentir no mais fundo de vocês
qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa
em qualquer parte do mundo.
É a mais bela qualidade de um revolucionário”.
Che Guevara
A noticia é revoltante – nos deixa indignado. Como um gestor público eleito pelo povo é capaz de fazer uma ação de tão baixo nível? Ora mandar tirar uma ponte sobre um rio para prejudicar cidadãos que vivem na zona rural, mais precisamente num assentamento de reforma agrária, não é só absurdo, como é inaceitável. Mas foi justamente isso que fez o senhor Wagner Coelho – prefeito de Formoso do Araguaia. Reeleito pelo PRTB nas ultimas eleições municipais.
A retirada da ponte se deu há 6 meses atrás quando o senhor Wagner Coelho estava em campanha eleitoral pela sua reeleição. O que trás fortes indícios de que a retirada da ponte se trata de perseguição politica a essas famílias que muito provavelmente apoiavam outro candidato. Wagner Coelho acabou sendo reeleito por uma pequena margem de diferença – enquanto obteve 28,76% dos votos validos, o segundo colocado obteve 27,17%.
Apesar de reeleito, o resultado das eleições em Formoso do Araguaia mostra um grande descontentamento da população da cidade com o atual prefeito. Por exemplo, as eleições municipais em Formoso do Araguaia para a prefeitura contou com quatro candidatos, sendo que somado os votos dos três candidatos da oposição, o resultado ficaria 71,24% dos votos validos para oposição contra 28,76% para o candidato reeleito. Isso mostra que mais de 70% dos eleitores de Formoso do Araguaia são contrários a administração do senhor Wagner Coelho. E não é difícil entender o porquê dessa baixa popularidade do prefeito de Formoso, esse episódio de perseguição aos moradores do P.A Lagoa da Onça mostra muito bem – o prefeito administra a cidade como se fosse o quintal de sua casa, isto é, como uma propriedade privada e não como uma instituição pública. Foi por isso que ao seu bel prazer mandou tirar á ponte que liga o assentamento a cidade prejudicando assim as 300 famílias de pequenos camponeses que ali vivem. Outro fato que mostra bem o perfil da administração do senhor Wagner Coelho (PRTB) é a declaração da Secretaria de infraestrutura do município para a equipe jornalística de que irá disponibilizar uma canoa para facilitar a vida das famílias. Como se a disponibilização de uma canoa resolverá a vida dos moradores que precisam atravessar o rio. Sobretudo aqueles que precisam escoar a sua produção agropecuária para cidade.
Apesar de tudo isso, o que nos causa mais indignação não é a atitude do prefeito, infelizmente no Tocantins, especialmente no interior, a perseguição politica não é uma exceção, mas sim a regra. O que nos causa mais indignação nesse caso especifico é a inercia das famílias do P.A Lagoa da Onça e da sociedade formosense, especialmente os trabalhadores. Ora eu não posso aceitar que essas famílias que estão sendo prejudicadas há mais de seis meses ainda não se mobilizaram e ocuparam a prefeitura de Formoso do Araguaia. Eu não posso aceitar que essas trezentas famílias com o apoio de tantos outros cidadãos que com certeza se solidarizam com essa questão, ainda não obrigaram o prefeito a fazer o seu dever, aquilo para que fora eleito – que é cuidar da cidade e daqueles que ali vivem, tanto no campo como na cidade. Eu não posso aceitar que a população de Formoso do Araguaia diante desse episódio absurdo não se mobilize para expulsar da prefeitura esse filhote de ditador.
Por fim, esse episódio e a inercia dos cidadãos diante do mesmo nos mostra o quanto ainda precisamos avançar na formação de uma consciência politica das classes populares no Tocantins, sobretudo no interior, para que extirpemos políticos medíocres como o senhor Wagner Coelho, das câmaras de vereadores, prefeitura, assembleia legislativa, congresso nacional e etc. Políticos medíocres que usam os espaços públicos como se fosse à extensão de suas casas.

Pedro Ferreira Nunes - Militante do Coletivo José Porfírio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário