sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Filosofia no estilo punk rock: O Podcast Aufklärung

No final de junho, após alguns meses de suspensão das aulas presenciais na rede estadual de educação do Tocantins, fomos convocados para retomada do ano letivo através de aulas remotas para as terceiras séries do ensino  médio. O desafio que se colocava diante de nós era dar aulas numa realidade, e em condições, para qual não estávamos preparados. 

Isso ficou mais evidente diante do quadro que nos foi apresentado, sobretudo em relação a condição de acesso a internet e equipamentos tecnológicos por parte dos estudantes do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência. A partir daí a questão que me veio na cabeça foi: Como ensinar Arte, Filosofia e História remotamente? Sobretudo sabendo que esses componentes curriculares metodologicamente tem o diálogo como um elemento fundamental. 

Desse modo, ainda que não estivéssemos presentes num mesmo espaço, era necessário buscar alternativas para que o diálogo ocorresse. Mas como?

O óbvio era utilizar os recursos tecnológicos para me conectar com os estudantes. Da minha parte isso não era tão difícil. Apesar de não ser um expert em tecnologia, me viro bem. Ainda mais quando o assunto é utiliza-la para fins educativos. No entanto como salientei no início, sabíamos que a maioria dos nossos estudantes não tinham equipamentos e acesso a internet com mínimo de qualidade – acessavam a internet via aparelho celular com pacote de dados móveis. 

Desse modo era preciso utilizar uma ferramenta acessível para eles. E que também, eu conseguisse fazer com os equipamentos que eu tinha – que não eram lá essas coisas.

Durante esse processo percebi que mais de 90% dos estudantes do CENSP-Lajeado tinham whatsapp ou podiam acessa-lo através de um aparelho celular de um familiar. Percebi então que este poderia ser uma ferramenta utilizada não só para informar (como era utilizado pela equipe diretiva da escola), mas também para formar. Para tanto seria necessário pensar em algo que não consumisse tanto os pacotes de dados móveis.

Das várias alternativas que foram surgindo nesse período de reflexão e pesquisa, fazer um podcast foi a que mais me atraia. Sobretudo na medida que fui me aprofundando nas leituras acerca do que era e de como fazer um podcast. E ao ouvir alguns podcast da área de Filosofia a minha conclusão foi: - Eu consigo fazer isso. 

Óbvio, teria que ser algo pensado e elaborado para minha realidade, e dos meus estudantes. Algo que atendesse ao objetivo almejado. Tendo isso claro, o momento seguinte foi o de “colocar a mão na massa”. E assim fiz, no estilo punk rock – do faça você mesmo. Desse processo surgiu o podcast Aufklärung (Esclarecimento), onde em cerca de 20 minutos eu dava uma aprofundada no conteúdo trabalhado no roteiro de estudo impresso. Isto é, referenciando o conceito Kantiano (Aufklärung), eu esclarecia,  ou tentava pelo menos, os conceitos e ideias presentes nos conteúdos trabalhados. 

Para compartilhar com os estudantes eu utilizava os grupos da turma no whatsapp – onde podiam baixar o arquivo de áudio para ouvir em qualquer momento (sem consumir muitos dados móveis da sua franquia de internet). E assim, além do roteiro de estudo impresso, tinham o podcast, com uma explicação um pouco mais aprofundada, para contribuir na compreensão acerca dos conteúdos trabalhados em Arte, Filosofia e História.

Creio que foi um canal importante para que os estudantes das terceiras séries do CENSP-Lajeado pudessem ter um material a mais para compreender os conceitos e ideias abordados nos textos encaminhados nos roteiros impresso. Conceitos e ideias que nem sempre são de fáceis compreensão (sobretudo em se tratando de filosofia), mas com uma explicação razoável, relacionando com questões do cotidiano deles, esse entendimento pode ser facilitado.

Outro ponto a se ressaltar é que os episódios eram elaborados a partir do feedback que obtiamos por parte dos estudantes, isto é,  do diálogo que conseguíamos estabelecer mesmo não nos encontrando presencialmente. E creio que a maior evidência que isso tenha ocorrido de forma exitosa pode ser encontrado no e-book Escola Vazia... onde os estudantes das terceiras séries  (regular e eja) fazem um breve relato sobre as aulas em tempos de pandemia. 

Mas enfim, se o podcast aufklärung contribuiu de alguma forma para que os estudantes das terceiras séries do ensino médio do CENSP-Lajeado tenham tido um maior aproveitamento nos seus estudos. Para mim, sem nenhuma dúvida, foi um grande aprendizado fazê-lo. Imaginar que no início eu não sabia nem o que era um podcast e no final conseguir o que conseguimos mostra bem isso. Espero também que essa experiência sirva de exemplo para mostrar aos demais educadores que mesmo em condições adversas podemos aprender e fazer a diferença. Segue, para quem quiser conferir, o link de acesso a três episódios:

História do Antigo Norte Goiano: https://www.spreaker.com/user/13141568/aufklaerung-009-hist-20200714-111953

Espinoza: Amor e Ódio: https://www.spreaker.com/user/13141568/aufklaerung-010-fil-20200718-194420

Arte Popular: https://www.spreaker.com/user/13141568/aufklaerung-008-art-20200714-113443_1

Por Pedro Ferreira Nunes – Educador Popular e Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Tocantins.  Atualmente é Professor da Educação Básica no CENSP-Lajeado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário