quinta-feira, 2 de março de 2017

Ética e Moral – A Contribuição de Adolfo Sánchez Vázquez.

Ética e moral são palavras da moda, presente nos noticiários, nos discursos políticos, na sociedade como um todo. Não raramente ouvimos alguém acusando outro de uma prática imoral ou de falta de Ética. O que se percebe nessas discussões é que o problema sempre esta no outro e não em nós – é sempre o outro que não tem moral, é sempre o outro que falta com a ética. Essa visão individualista e egoísta, que são traços da moral burguesa, em vez de contribuir para um maior esclarecimento do que seja Ética e Moral, cria mais confusão do que contribuem para um maior entendimento dessa temática. Falta por tanto reflexão sobre esse problema. Com isso a ética tem perdido espaço e a moral tem dominado, e quando as duas se distanciam é um perigo. Pois desse distanciamento teremos por um lado apenas uma ética especulativa desvinculada da realidade, e por outro uma moral estagnada que acaba descambando para o fundamentalismo.

Nesse sentido é importante a reflexão do filósofo espanhol, radicado no México – Adolfo Sánchez Vázquez – a cerca dessa questão. Em “Objeto da Ética” capitulo I do livro “Ética”. Ele abordará a diferença entre problemas morais e problemas éticos. Uma questão fundamental, sobretudo nos dias atuais onde há uma grande confusão a cerca desses termos. Após fazer essa diferenciação, ele tratará do campo da ética, isto é, onde a Ética está localizada, já que veremos que ela não se aplica tal como a moral aos problemas do cotidiano. Já num terceiro momento o autor apresentará uma definição da Ética, fazendo uma diferenciação de ética cientifica e ética especulativa. Num quarto momento abordará a relação da Ética com a Filosofia, ressaltando a necessidade da busca de autonomia da primeira em relação à segunda. E por fim, num quinto momento, abordará a relação da Ética com outras ciências, também deixando claro á necessidade da ética, nessa relação, preservar seus objetivos específicos.

Para Vázquez as questões éticas não diz respeito apenas a nós, mas também a outras pessoas. Logo o que fazer em uma situação concreta, por exemplo, trair, roubar ou matar, é um problema prático-moral e não teórico-prático. Assim a Ética esta ligada a teoria e a moral a prática. A Ética não determina a moral, no entanto a partir da reflexão e da investigação contribui para sua transformação. Nesse sentido percebemos que os problemas Éticos e Morais apesar de se diferenciarem não estão separados por uma barreira intransponível. Um acaba influenciando o outro, por isso não podem se distanciar. Nessa linha Vázquez afirma (2006) que os problemas éticos caracterizam-se pela sua generalidade e isto os distingue dos problemas morais da vida cotidiana, que são os que se nos apresentam nas situações concretas. A Ética encontra-se por tanto no campo teórico – a partir daí ela busca explicar, esclarecer e investigar uma determinada realidade. É por isso que Vázquez coloca a Ética no campo cientifico, e assim, “como as demais ciências, a ética se defronta com fatos. Que estes sejam humanos implica, por sua vez, em que sejam fatos de valor”. Vázquez define por tanto, a Ética como a teoria ou a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, ou seja, é ciência de uma forma especifica do comportamento humano.

O autor vê uma relação estreita da Ética cientifica com a Filosofia, porém não qualquer filosofia, por exemplo, ele critica a filosofia especulativa por tentar submete-la e constitui-la sem levar em conta a ciência e a vida real. Para Vázquez (2006) “uma ética cientifica pressupõe necessariamente uma concepção filosófica imanetista e racionalista do mundo e do homem, na qual se eliminem instâncias ou fatores extramundanos ou super-humanos e irracionais”. Logo a ética, mesmo buscando a sua autonomia, não pode deixar de ter como ponto fundamental a concepção filosófica do homem. Para Vázquez a Ética se relaciona também com outras ciências que estudam o comportamento humano, por exemplo, a Psicologia, a Antropologia e a Sociologia. Porém o autor ressalta que não podemos esquecer os objetivos específicos da ética quando a relacionamos com estas outras ciências.

Ao refletir sobre a contribuição do filósofo Adolfo Sánchez Vázquez a cerca da questão ética e moral, percebemos que atualmente caminhamos justamente ao contrário do que ele nos propõe, isto é, olhar a ética a partir da ótica cientifica, e a moral por sua vez como o seu objeto de estudo. Enquanto não nos atentarmos para isso continuaremos caindo num debate raso do que é ética e do que é moral. Sempre fugindo da raiz do problema.

Pedro Ferreira Nunes – é estudante de Filosofia da UFT.

Referência Bibliográfica

Vázquez, Adolfo Sánchez. Ética. 28º Edição. Editora Civilização Brasileira – Rio de Janeiro. 2006. Pag. 15 a 34.

Nenhum comentário:

Postar um comentário