quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Desabastecimento de água em Palmas: Culpa da estiagem ou falta de planejamento?

Por Pedro Ferreira

Há algumas semanas reportagens na tv mostra a continua reclamação por parte da população de Palmas (TO) sobre a falta de água em milhares de residências da capital, atingindo inclusive escolas e creches que são obrigadas a liberar os alunos antes do período de termino das aulas, ou mesmo em alguns casos as escolas são obrigadas a cancelar as aulas prejudicando assim os estudantes.

Ora e outra representantes da FOZ Saneatins (Empresa de abastecimento e saneamento do Tocantins) aparecem nos meios de comunicação dando diversas explicações a cerca do problema da falta de abastecimento de água na capital bem como em outras cidades do interior do estado. A justificativa recorrente é de que o Tocantins vive um período de estiagem prolongada e isso prejudica o abastecimento de água, sobretudo por que neste período o consumo aumenta.

Por tanto na ultima semana a FOZ Saneatins colocou em pratica uma política de desabastecimento em Palmas, milhares de famílias da capital, incluindo escolas e creches terão horário estabelecido para consumir água. A empresa diz que não é uma política de desabastecimento, mas sim de racionamento.

 No entanto o que vemos claramente é sim uma política de desabastecimento, a população será obrigada a ficar sem água em algum período do dia. Pois no horário estabelecido pela empresa o fornecimento de água para as residência será interrompido.

A Saneatins foi privatizada pelo governador Siqueira Campos (PSDB) com o falso discurso de que o serviço seria melhorado, mas não é o que vemos na prática, a cada ano o serviço de abastecimento e saneamento do Tocantins só piora.

A justificativa de que a culpa pelo desabastecimento de água é devido ao período de estiagem é falso. Já que historicamente o clima no Tocantins é bem definido com um período longo de chuva que vai de Setembro a Maio e um longo período de estiagem que vai de Junho a setembro. Por tanto o que falta na verdade são planejamento e investimento no desenvolvimento do serviço de abastecimento e saneamento do Tocantins.

A cada dia milhares de famílias do interior do estado se deslocam para as grandes cidades em busca de melhores condições de vida. Assim a população das grandes cidades do estado tem aumentado, no entanto o desenvolvimento da rede de abastecimento e saneamento continua a passos de Jabuti. Pois mesmo com o longo período de estiagem que enfrentamos todos os anos a maioria das cidades tocantinenses tem água em abundância.

No entanto enquanto a população sofre com o desabastecimento de água devido à má gestão o governo do estado responsável por entregar este bem público para iniciativa privada, nada faz, ao contrario, lava as mãos e cruza os braços. E a Foz Saneatins que obtém lucros exorbitantesfaz o que bem quer, incluindo por em prática uma política de desabastecimento sem discutir com a população ou mesmo com o governo de plantão.

Por tanto gritamos não a precarização do serviço de abastecimento de água e saneamento básico no Tocantins;


Reestatização da Saneatins Já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário