segunda-feira, 29 de junho de 2015

Tocantinês

Que nosso país tem dimensões continentais não é novidade, como também não é novidade a diversidade de expressões culturais que o nosso povo cultiva de norte a sul do Brasil. Aliás, a grande riqueza da humanidade é de fato a diversidade cultural.

Uma das expressões culturais que mais me chama atenção no Brasil é a variedade de termos e sotaques que temos nas diversas regiões. Em especial no nordeste brasileiro, região da qual eu tenho um carinho e uma grande admiração pelo seu povo.

Mas o objetivo deste artigo não é falar do meu carinho e admiração pelo nordeste, deixemos isso para outra oportunidade. Falarei aqui sobre o meu norte querido, em especial do Tocantins – Minha terra natal.

O objetivo por tanto desse breve artigo é falar a cerca do que eu vou denominar de ‘Tocantinês’- Termos típicos do meu querido estado do Tocantins. Termos estes que formam um dialeto tipicamente tocantinense.

Ultimamente tenho me deliciado em conversas com as pessoas aqui no interior do Tocantins que ora e outra solta um desses termos que trás como principal característica o humor. Estes termos são falados até pelos mais jovens o que garante que eles sobreviveram por muito tempo. Vamos há alguns deles:

Rudo

Se por acaso estiver conversando com um tocantinense, sobretudo do interior do estado e for chamado de rudo, não se anime, pois não é um elogio. Ao contrario, você esta sendo chamado de uma pessoa que não é dotada de inteligência. Em português claro você esta sendo chamada de uma pessoa idiota.

Laquera

Já se por acaso ti falarem para que você deixe de laquera, é porque o que estiver falando não esta agradando muito, portanto estão mandando você calar a boca.

Rodado

Também não é um elogio. Não estão dizendo que você é uma pessoa experiente. Na verdade estão dizendo que você esta perdida, que você não tem nada e se quer sabe para onde vai, isto é você esta ferrado.

Brejo

Se por acaso ti chamarem de brejo, em especial por uma mulher que você esta afim. Lamente muito, pois isso quer dizer que você não tem nenhuma chance com ela, pois ela ti acha uma coisa horrível. Brejo não é um lugar muito agradável, pouca gente quer ir lá, por tanto não queira ser comparado com um.

Arrotar bacaba

- Ninguém arrota bacaba no meu terreiro.

Vixe, a coisa ficou feia. Se alguém falar para você parar de arrotar bacaba é porque o clima não está bom. Você esta falando mais do que deveria e, sobretudo o que esta falando não esta agradando nem um pouco. E se você insistir em arrotar bacaba deve ser muito bom de briga ou gosta de apanhar.

De bico

Se falarem que você esta de bico em alguém, quer dizer que você esta encantado por alguma moreninha. Que você não tira o olho dela. Fica só na tocaia esperando para dar o bote tal como uma onça pintada num bezerro desgarrado.

Sem nadinha na boroca

Se você ouvir esse termo quer dizer que este pobre diabo não tem um tostão furado no bolso. Que não tem dinheiro se quer para pagar uma cerveja, imagine para sustentar uma mulher. A mulherada do interior não perdoa, e difama o pobre diabo para as amigas.


Estes são apenas alguns termos dos vários falados no interior do Tocantins. Assim que garimpar outros por ai, não hesitarei a escrever sobre eles. Mas o bom mesmo é rodar no interior do nosso estado conversando e convivendo com o nosso povo, que apesar de aparentar um ar severo e fechado é só aparência. No fundo o Tocantinense é um povo extremamente humilde e hospitaleiro.

Pedro Ferreira Nunes é poeta e escritor tocantinense.

2 comentários:

  1. Gostei. Só merece um português melhor, já que se trata de um artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. O português melhor deixo para os especialistas. Sobre ser um artigo, pelo menos não era a minha intenção. Mas pode ser o que você quiser que seja

      Excluir