sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Perfil de um eleitor do Bolsonaro numa pequena cidade do interior do Tocantins

Geralmente o eleitor do Bolsonaro se caracteriza por um discurso moral, sobretudo em torno do slogan “Em defesa de Deus e dos valores da família”. O nosso personagem não é diferente. Não revelarei seu nome para evitar maiores problemas, mas como os fatos que relatarei não é segredo por essas bandas não será difícil encontrar testemunhas que comprove não se tratar de um personagem fictício. É interessante conhecermos o seu perfil, sobretudo para compreendermos o discurso moral e o fundamental – a sua dimensão ética. 

Nossa figura é homem, de origem negra, hétero e evangélico protestante. Veio das bandas do Maranhão para trabalhar na Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães. Aproveitando o “boom” de crescimento da cidade com a vinda de operários de vários cantos do país para trabalhar na obra decidiu se aventurar no comercio e prosperou. Tornou-se, portanto um cidadão “modelo” e “respeitado” na cidade. Tornou-se inclusive um líder religioso admirado a nível regional – com programa na rádio local – onde todas as manhãs pregava “a palavra de Deus” as famílias. A partir dai não é de se admirar que se tornasse um líder político – elegendo-se vereador do município.

Como se vê não estamos diante de uma figura qualquer – é o retrato fiel de “um cidadão de bem” defensor de “Deus e dos valores da família”. E foi em nome desses valores que ele traiu sua esposa e fugiu com a cunhada. Mas tudo bem, ele se arrependeu, voltou e ela o aceitou. A segunda traição foi com a nora. E depois dessa o casamento chegou ao fim. Assim como o programa na Rádio, pois foi de mais até mesmo para comunidade evangélica tê-lo como porta voz. Para completar a Policia Federal bateu na sua porta para investigar “um esquema de doação de lotes em troca de apoio político”. O que acabou culminando com a sua não reeleição para a Câmara de Vereadores.

Porém nada disso impede que ele continue pregando pelos quatro cantos “a palavra de Deus” e “os valores da família”. Defendendo e sendo um dos principais cabos eleitorais da figura que promete moralizar o Brasil – livrando-nos da má influencia comunista. Como se os comunistas tivessem alguma relevância significativa hoje na sociedade. Ainda mais no interior do Tocantins. Ora, esses “valores morais” que ele diz defender não passa de discurso. Pois na realidade ele faz justamente o contrário daquilo que prega. 

É uma grande incoerência não?! Na verdade não. Ele segue exatamente a linha do seu líder – Bolsonaro – que se caracteriza pela seguinte máxima: - faça o que eu digo, não o que eu faço. É a partir dai, portanto, que podemos compreender o discurso moral do senhor Bolsonaro e principalmente daqueles que o seguem – como é o caso do nosso personagem. Um discurso que na prática se torna moralismo – que se caracteriza pela “supervalorização de uma moral tradicional”. (Marcondes, 2002)

O filósofo espanhol Adolfo Sánchez Vásquez (2006) diz que os homens “em seu comportamento prático-moral, não somente cumprem determinados atos, como, ademais, jul¬gam ou avaliam os mesmos; isto é, formulam juízos de aprova¬ção ou de reprovação deles e se sujeitam consciente e livremente a certas normas ou regras de ação”. Não é o caso do nosso personagem, que não julga ou avalia seus atos, mas o que os outros fazem. Para ele o problema está sempre no outro e não em si mesmo. Minha mãe tem um ditado interiorano sensacional que explica isso que é: “macaco não olha pro rabo, só pro toco da cotia”. Traduzindo: em vez de olhar para os nossos defeitos, preferimos apontar o dedo para o defeito dos outros.

Diante disso e a luz do que nos diz Adolfo Sánchez Vásquez, podemos dizer que não existe uma dimensão ética no discurso moral do nosso personagem. Para Vásquez (2006) “a ética , quando trata de definir o que é bom, recusa reduzi-lo àquilo que satisfaz meu interesse pessoal, exclusivo” com isso “evidentemente influirá na prática moral ao rejeitar um comportamento egoista como moralmente valido”. É justamente o contrário do que vemos em marcha no Brasil – onde sobra moralismo e falta ética – e o nosso personagem assim como o seu candidato é apenas um dos muitos exemplos.

Pedro Ferreira Nunes – é “apenas um rapaz latino americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário