O nosso ponto de partida foi elaborar um cardápio com sugestões de eletivas. Para tanto levei em consideração as escutas realizadas no componente curricular de Projeto de Vida. Num segundo momento esse cardápio foi submetido aos estudantes – que para minha surpresa (surpresa positiva por se tratar de uma temática que aprecio muito) optaram pela introdução a história do Lajeado. A partir daí o próximo passo foi elaborar o plano da disciplina de acordo com a estrutura estabelecida pela SEDUC-TO. Em seguida, com o plano finalizado, foi o momento de iniciar as aulas propriamente.
A eletiva “introdução a história do Lajeado” foi concebida para ser desenvolvida tanto numa perspectiva teórica como prática, seguindo a perspectiva da filosofia da práxis. A partir daí embarcamos numa viagem pela história da cidade e nessa viagem também conhecemos mais um pouco da história do Tocantins, já que estão intimamente ligadas. Entre os objetos de conhecimento trabalhados destacamos: Formação do antigo Norte Goiano e os aspectos históricos, políticos, econômicos, sociais e culturais da cidade de Lajeado – seu processo de emancipação política, o legado das diferentes gestões a frente da prefeitura municipal, o impacto da construção da UHE Luiz Eduardo Magalhães, entre outros.
Enquanto isso os estudantes eram preparados para uma atividade de campo – que consistia na entrevista com pessoas da comunidade.
Uma atividade de campo exige todo um preparo anterior. Por exemplo, discutimos o objetivo da atividade, sugestões de nomes para as entrevistas, o roteiro de entrevistas, as formas de registro e sistematização das entrevistas. Para daí então, com tudo isso em mãos na forma de instrumentais de pesquisa é que os estudantes foram liberados para ir a campo.
Essa preparação permitiu que a atividade de campo ocorresse sem maiores dificuldades. Com isso o produto da pesquisa nos foi encaminhado pelos estudantes para que pudéssemos sistematizar no produto final que será disponibilizado para o público, ou seja, a revista de entrevista.
Durante as aulas da eletiva introdução a história do Lajeado, tivemos algumas dificuldades. Talvez a maior tenha sido a infrequencia da turma e um engajamento maior nas atividades propostas. Mesmo assim, ao final saímos com a sensação de missão cumprida. Isso foi se dando sobretudo a medida que eu ia recebendo as entrevista e vendo a riqueza das mesmas.
Os estudantes foram muito felizes na escolha dos entrevistados. Temos 7 entrevistas, com pessoas de diferentes idades e origens, que evidenciam o mosaico de diversidade que é a cidade do Lajeado. Entrevistas que trazem história que eu não conhecia, histórias que acredito que muitos também não conheçam. E isso evidência muito a importância do trabalho realizado.
Lembro que numa aula discutindo sobre essas entrevistas com os estudantes comentavamos a importância das mesmas como registros históricos importantes. A falta desses registros faz com que parte da nossa história se perca quando alguém da comunidade morre, sobretudo os mais idosos, e leva consigo todo um conhecimento que poderia ser registrado.
Há alguns anos já havíamos chamado atenção para escassez de registros históricos acerca da cidade de Lajeado. Desde então, não tivemos muitas mudanças nesse sentido. Diante disso acredito que a disciplina eletiva introdução a história do Lajeado cumpriu um papel importante nesse esforço, que deve ser coletivo, de sistematização da história da comunidade. E como produto final dessa aventura legamos a comunidade a revista de entrevista “Aos pés do Morro do Segredo”.
Por Pedro Ferreira Nunes – Educador Popular e Especialista em Filosofia e Direitos Humanos. Atualmente é Professor da Educação Básica no CENSP-LAJEADO.
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