A obra em questão é fruto de uma pesquisa de doutorado. E certamente foi produzido a partir de uma pesquisa que contou com uma intervenção na sala de aula. Aliás, é importante ressaltar a importância desses programas de mestrado e doutorado no âmbito educacional que instigam a pesquisa e criação de produtos educacionais a partir do chão da escola. O livro em questão tem como foco o ensino sobre o Tocantins – tanto do ponto de vista sociocultural como territorial. Para tanto utiliza como estratégia didática letras de músicas de cantores regionais, a saber: Genésio Tocantins, Juraides da Cruz e Dorivã.
As autoras propõem uma sequência didática que trabalha o objeto a partir de uma perspectiva multidisciplinar. Ou seja, as atividades propostas perpassam diferentes componentes curriculares tais como: Arte, Ciências, Geografia, História e língua Portuguesa. Já a metodologia segue a linha do que se denomina de metodologias ativas. Rodas de conversa, atividade de escrita, leitura são algumas das estratégias sugeridas. Em relação ao público as autoras ressaltam que o material se destina aos estudantes dos anos finais do ensino Fundamental (6° ao 9° Ano).
A apresentação da obra fica por conta do Genésio Tocantins – que salienta a importância do trabalho. E a partir dai segue a seguinte organização: apresenta uma breve biografia do artista. Em seguida a letra da canção a ser trabalhada. E posteriormente as propostas de atividade.
Um exemplo nesse sentido é a sequência didática a partir da canção Romeiro do Bonfim, do Dorivã – que é trabalhada a partir de leitura e pesquisa sobre a religiosidade em torno dessa festa. Do Juraides da Cruz, entre as canções trabalhada temos nós é jeca mais é joia. Uma composição bastante conhecida do cancioneiro popular brasileiro – regravada por diversos artistas. A proposta das autoras é trabalhar entre outros o regionalismo. Tendo como ponto de partida uma “roda de conversa iniciada com a leitura oral do texto e, em seguida a audição da canção.” Do Genésio Tocantins, uma das canções trabalhadas é: O rio que corre em mim. É uma das canções, na minha visão, mais belas do cancioneiro tocantino – que aborda a construção da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães e a formação do Lago e todo o seu impacto no nosso modo de vida. A proposta entre outros é trabalhar a questão da memória e resistência.
Um aspecto importante é a utilização de recursos audiovisuais que permita ao estudante fruir artisticamente da canção trabalhada. Além de outros materiais propostos para o aprofundamento dos objetos de conhecimento trabalho.
Ao final da obra temos as considerações onde as autoras fazem uma breve análise de cada letra escolhida, deixando explícito o por que dá escolha.
Enfim, estamos diante de uma obra muito interessante. Que traz ótimas sugestões para trabalhar o ensino acerca do Tocantins na educação básica – especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental. Uma coisa que devemos ter em mente quando utilizamos um material assim. É que não se trata de uma receita. Ou seja, de algo que devemos seguir a risca. Mas termos a capacidade, de a partir dele, desenvolver a nossa própria sequência, levando em consideração a realidade em que estamos inseridos. Significa portanto que podemos pensar em outros artistas, outras letras e outros objetos.
Por fim, onde encontrar o livro? Deve ser a pergunta que você que se interessou pelo mesmo deve está fazendo. “Desvendando o Tocantins na Escola: Canções regionais e ensino”, está disponível na internet em pdf. Por tanto é só pesquisar, baixar e se apropriar do mesmo. Você certamente irá apreciar e lhe será muito útil, caso seja um professor, na sala de aula. Também não poderia deixar de ressaltar a importância da pesquisa para vislumbrarmos a melhoria da educação no Tocantins. Obras como essa evidenciam isso.
Por Pedro Ferreira Nunes – Especialista em Filosofia e Direitos Humanos. Atua como Professor da Educação Básica.
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