Nas linhas a seguir poderá ser conferido os textos produzidos pelos estudantes acerca de algumas obras indicadas pelo projeto ou de problemas filosóficos presentes nessas obras tais como a vida, dor, prazer e o conhecimento.
O projeto funcionava a partir da seguinte dinâmica- uma obra literária era analisada filosoficamente na sala de aula. Posteriormente, nas 2ª séries, o estudante deveria lê-la e produzir um texto sobre essa obra. Já nas 1ª séries o objeto era os problemas filosóficos.
As produções dos estudantes da 2ª série são sobretudo das obras: Os miseráveis, do Victor Hugo. E O canto da carpideira, da Lita Maria. No entanto, ao longo do projeto outras obras foram analisadas, indicadas para leitura e cobradas em questões de provas internas, em diálogo com o projeto Vamos Ler! (área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas). Entre elas destacamos: A mão e a luva, do Machado de Assis. E O cortiço, do Aluísio Azevedo.
Já os textos dos estudantes da 1ª série tiveram como foco os problemas filosóficos das obras literárias indicadas pelo projeto vamos ler!
Acreditamos que ambos os projetos contribuíram para fomentar a leitura bem como o pensamento crítico e criativo. Fundamentais na construção de um projeto de vida que tenha como norte tanto a formação para o trabalho como para o exercício da cidadania.
Para que a leitura se torne um hábito sabemos que a mesma deve ser estimulada desde a infância, sobretudo pela família. E a partir daí a escola entra ampliando as possibilidades de leitura. Nessa linha é importante o que salienta Zacarias e Passos (2017) ao defender que “a escola deve oferecer uma diversidade de leitura para que o aluno desenvolva suas competências e habilidades e o seu letramento social. Por isso, ela deve proporcionar, não apenas uma variação de gêneros para serem lidos, mas uma variedade de textos em geral.”
Foi isso que buscamos fazer, não sem resistência. Pois estamos inseridos numa cultura em que quem tem o hábito da leitura é uma exceção. E vem piorando nos últimos anos, segundo apontamento da 6ª edição da pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil"- onde mais da metade dos brasileiros declaram não ter lido um livro, seja impresso ou digital, nos últimos três meses anteriores ao levantamento. Nesse contexto, projetos como esse acabam se tornando uma trincheira de resistência, ao estimular a leitura e mostrar sua importância.
Confira a revista com a produção dos estudantes acessando o link:https://drive.google.com/file/d/1-nOE7eUg6MRI1Gj-aWNL7QBP-YmfKwG4/view?usp=sharing
Pedro Ferreira Nunes - Professor da Educação Básica na Rede Pública Estadual da Educação do Tocantins.
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