sexta-feira, 21 de março de 2014

Luta de classes no interior do Tocantins: Classe trabalhadora Lajeadense se mobiliza pelos seus direitos.


A cidade de Lajeado vive um momento histórico diferente. Tal como na maioria das cidades do interior do Tocantins, em Lajeado aindaimpera uma forte consciência conservadora e um forte sentimento de conformismo com a condição de opressão e exploração a que á classe trabalhadora é submetida. No entanto temos visto uma mudança de consciência dos trabalhadores de Lajeado no ultimo período. Que tem se organizado e lutado contra a condição de exploração imposta pelas elites locais.

Ainda em 2013 pela primeira vez na historia de Lajeado centenas de jovens tomaram as ruas da cidade para protestar contra o caos político que tomou conta do município sobre a administração da prefeita Marcia Reis (SDD).

Caos na saúde e educação, falta de emprego, realidade que obriga os trabalhadores da cidade ir em busca de trabalho em outras regiões, falta de oportunidade, sobretudo para juventude, perseguição política a opositores. Denuncias de corrupção - desvio de dinheiro público que deveria ser investido na aplicação de politicas públicas que atendam a necessidade da população.

Diante dessa dura realidade e da insatisfação geral da população a oposição conseguiu aprovar uma CPI na câmara de vereadores para investigar os desvios de dinheiro público da gestão municipal. As graves denúncias de corrupção envolvendo a atual gestão do município levou a justiça a afastar a prefeita do cargo bem como decretar o congelamento dos seus bens, decisão infelizmente revertida pelos advogados da prefeita Marcia Reis.

Já no inicio desse ano a colônia de pescadores do município conseguiu liderar uma importante luta contra os crimes ambientais cometidos pela INVESTICO, empresa responsável por gerir a Usina Hidrelétrica do Lajeado sobre o rio Tocantins, crimes que vem sendo cometido desde a conclusão da usina em 2002 graças à omissão dos órgãos de fiscalização ambiental do estado. No entanto a recente mobilização da colônia de pescadores que contou com o apoio de toda a populaçãocontra a mortandade de peixes no período de piracema ocasionada por erro na operacionalização das comportas da usina, fez com que as autoridades e os órgãos ambientais do estado aplicassem uma multa na INVESTICO bem como um endurecimento do discurso contra os crimes cometido pela empresa no município que tem na pesca artesanal sua principal fonte de sobrevivência.

Greve histórica dos professores da rede municipal de educação de Lajeado

Desde o ano passado os professores da rede municipal de educação de Lajeado vêm denunciando o caos na educação no município. Prédios sucateados em sem infraestrutura (laudo do corpo de bombeiros aponta risco de desmoronamento de parte da estrutura), falta de material pedagógico, merenda escolar, transporte de qualidade e valorização dos profissionais, falta de gestores capacitados para gerir a secretaria de educação bem como perseguição política aos profissionais que denunciam tais mazelas.

Com a recusa da gestão municipal em abrir dialogo com os profissionais da educação, a categoria resolveu no inicio dessa semana entrar em greve pela primeira vez na historia do município. Independente de qual resultado o movimento grevista obtiver, o fato é que essa mobilização já é uma importante vitória para a classe trabalhadora Lajeadense, pois é um exemplo de um novo momento histórico por que passa o município. A greve justa da categoria vem contando com um amplo apoio popular, já que o descaso com a educação pública não é problema apenas dos profissionais da educação.

Em entrevista na rádio a prefeita Marcia Reis (SDD) declarou que não irá aumentar os salários dos profissionais como também procurou desqualificar as denuncias apresentadas pelo movimento grevista, apresentando um quadro na educação municipal totalmente fictício, pois o caos na educação de Lajeado pode ser visto por qualquer um. Assim as declarações da prefeita devem servi apenas para fortalecer o movimento, pois tal como vimos na luta dos garis no RJ e pela redução da tarifa do transporte coletivo em varias cidades do país, onde os gestores municipais tentaram desqualificar as reivindicações legitimas dos trabalhadores, mas a força do movimento obrigou-os a voltar atrás, devimos seguir este exemplo em Lajeado e continuar a greve até que as reivindicações da categoria, que na verdade são as reivindicações de toda comunidade sejam atendidas.

A CPI não pode acabar em pizza! Pela cassação da prefeita Marcia Reis! Fora todos os corruptos da prefeitura de Lajeado!

A base de apoio da prefeita na câmara municipal de Lajeado quer encerrar a CPI que investiga as denuncias de desvios da gestão municipal sem nenhuma investigação séria. Após três meses de sua instalação nenhuma pessoa ligada à administração municipal foi ouvida. Nenhuma audiência aconteceu e a comunidade não foi convidada para participar das reuniões da CPI. Esse processo havia sido previsto assim que a CPI foi aprovada na câmara, onde nós apontamos a necessidade da população acompanhar e pressionar a câmara municipal para que fizesse uma investigação séria e punisse os responsáveis por desvio de dinheiro público dos cofres municipais. Se a população não se mobilizar e pressionar a câmara de vereadores, a CPI que investiga os desvios da atual gestão municipal de Lajeado acabará em pizza.

É necessário que a população de Lajeado tome as ruas do município mais uma vez para exigir a cassação da prefeita Marcia Reis (SDD) e de todos os corruptos que se apoderaram da prefeitura municipal desviando o dinheiro público que deveria ser aplicado na educação, saúde, cultura, esporte, turismo, na geração de emprego entre outros.

Organização e luta

Lajeado passa por um novo momento histórico e os setores conscientes da classe trabalhadora do município têm que esta ciente dessa nova conjuntura.  Nesse sentido fazemos um chamado aos servidores públicos, aos operários, aos camponeses, aos pescadores e a juventude de Lajeado a organizamos uma frente de luta para lutarmos pelos nossos direitos como também pela cassação da prefeita Marcia Reis (SDD) e de todos os corruptos que se apoderaram da prefeitura de Lajeado.

Não podemos deixar que as lutas legítimas da classe trabalhadora de Lajeado sejam apropriadas de forma errada por setores de oposição que estiveram à frente da prefeitura municipal em gestões anteriores e que nada se difere da gestão atual. Precisamos construir organizações de luta da classe trabalhadora no município para disputar o poder local, enquanto a prefeitura estiver nas mãos dos mesmos grupos políticos, que muda só de nome, mas os projetos são os mesmos, a vida da classe trabalhadora Lajeadense continuará sendo difícil.

Lajeado, TO – 21 de Março de 2014.


Mudar é preciso Lajeado! Vamos juntos!

Coluna José Porfírio

Baixe o panfleto no link

Nenhum comentário:

Postar um comentário