segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Mais um período de luta na defesa dos interesses das e dos Estudantes de Filosofia da UFT

 
Mais um período de luta na defesa dos interesses das e dos Estudantes de Filosofia da UFT 
 
Chegamos ao final de mais um período na Universidade Federal do Tocantins – Campus de Palmas. E queremos através deste boletim prestar conta e fazer um breve balanço da gestão Despertar é preciso! A frente do CAFIL – Centro Acadêmico de Filosofia da UFT. Bem como apontar alguns desafios para o próximo período.
Desde já desejamos a todas e todos um final de período exitoso, boas férias e que possam recarregar as energias para enfrentar os desafios do ano vindouro.
Consolidação de uma gestão democrática e participativa
A gestão Despertar é preciso! Assumiu o CAFIL (Centro Acadêmico de Filosofia da UFT) em março de 2017. E desde então temos pautado nossas ações nas decisões coletivas – ocupando os espaços de representação (Colegiado de Filosofia e Conselho Diretor), bem como nos demais espaços que se faz necessária a nossa presença. Sendo que no período atual essa política foi consolidada. Bem como uma política de comunicação através dos informes e das publicações via grupo do wattssapp, no facebook e no nosso blog.
O que também conseguimos consolidar foi à parceria com a Coordenação do Curso de Filosofia, por exemplo, na Recepção dos Calouros, na semana intercursos – Os 100 anos da Revolução Russa e na II Jornada Filosófica. Fizemos mais um pedido de camisetas e fortalecemos mais ainda a imagem do curso de filosofia no campus de Palmas. Hoje sem duvidas a atuação do Centro Acadêmico de Filosofia é referência para o movimento estudantil na UFT e já não nos ignora tal como outrora.
Todas essas conquistas são frutos da luta coletiva – se não houvesse um amplo apoio das e dos estudantes de Filosofia da UFT essas conquistas não seriam possíveis. Inclusive destacamos a contribuição de estudantes do curso que não fazem parte da coordenação geral do CAFIL, mas que não se negaram a assumir tarefas e contribuir na realização dessas ações. E assim vamos construindo um trabalho de base para que quando terminar nossa gestão o CAFIL não entre em vacância como em outros momentos.
Fortalecimento do Movimento Estudantil na UFT
O CAFIL teve um papel de destaque nas eleições do DCE-UFT – contribuindo assim para que fosse reconstituído o principal instrumento de representação das e dos estudantes na Universidade. O DCE estava em vacância há quase 01 ano. Fizemos parte da comissão eleitoral (representando o campus de Palmas) e mesmo diante de todas as dificuldades cumprimos o nosso papel de cabeça erguida até a realização das eleições e a posse da nova gestão. Acompanhamos também as eleições para o Diretório Acadêmico de Palmas e ficamos felizes em ver os estudantes do curso de Filosofia participando do processo e inclusive compondo chapas. Sem duvidas estamos com uma representação estudantil mais forte, claro, isso não é fruto apenas da nossa luta, mas de todas as entidades estudantis da UFT, e, sobretudo das e dos estudantes que mesmo não fazendo parte dessas entidades participaram do processo.
Executiva Nacional de Estudantes de Filosofia - ENEF
O CAFIL fez parte da recriação da Executiva Nacional de Estudantes de Filosofia, que ocorreu no 33º ENEFIL na cidade de Fortaleza - CE, juntamente com centros acadêmicos e diretórios acadêmicos de todas as regiões do país. Sem dúvidas um marco importante na articulação e organização nacional das e dos estudantes de filosofia para fortalecer a nossa resistência contra os ataques à educação, o sucateamento da universidade pública e especificamente ao curso de filosofia por parte do governo ilegítimo de Michel Temer.
Desde então temos mantido contatos permanente com a executiva nacional de estudantes de filosofia e temos estreitado relações com representantes da região norte amadurecendo a possibilidade de construção do EREFIL – NORTE (Encontro Regional de Estudantes de Filosofia da Região Norte).
Participação no ENEFIL
A delegação da UFT Foi uma das maiores delegações do 33º ENEFIL. A maioria estava participando pela primeira vez de um evento desse porte – Era uma delegação inexperiente, mas que, no entanto teve uma participação significativa, inclusive apresentando trabalhos. Problemas ocorreram e que devem ser corrigidos nos próximos eventos, mas nada que tenha prejudicado a participação da delegação como um todo.
Nesse sentido devemos o quanto antes nos planejar e nos organizar para participar da próxima edição que se realizará em Santa Maria – RS, em 2018. Não podemos abrir mão de estarmos num espaço tão importante para nossa formação. Desde já assumimos o compromisso de lutar incansavelmente para garantir a participação de uma caravana da UFT no evento.
Oferta de disciplinas de Verão no curso de Filosofia – Uma conquista importante
Uma conquista importante no qual nós do CAFIL tivemos um papel importante foi à aprovação pelo Colegiado de Filosofia da oferta de disciplinas de verão. Com isso os estudantes que estão com pendencia nas disciplinas que serão ofertadas terão a possibilidade de regularizar sua situação. É claro, essa conquista só foi possível por que conseguimos sensibilizar os professores e a coordenação do curso da importância da oferta dessas disciplinas. No entanto é fundamental que os estudantes não deixem passar essa oportunidade. E assim, se for bem sucedido essa experiência, teremos condições de reivindicar futuramente a oferta de mais disciplinas.
Recepção dos Calouros dos cursos de Filosofia e Teatro
Num período em que houve tantas denuncias de trotes machistas, racista e homofobicos na UFT. Inclusive tomando as manchetes da imprensa regional. O CAFIL juntamente com acadêmicos do curso de Teatro organizou uma recepção conjunta com apresentações artística dos veteranos e com uma roda de conversa sobre o papel do movimento estudantil na universidade. Além disso, elaboramos e distribuímos um boletim especialmente para os calouros falando sobre o papel do Centro Acadêmico, sobre a vida universitária e nos colocando a disposição para auxilia-los no que fosse necessário. Foi com certeza um momento marcante e muito exitoso que nos comprometemos em repetir no próximo período.
Desafios para o próximo período
Nesses quase dez meses a frente do Centro Acadêmico de Filosofia da UFT tivemos importante conquistas, mas temos consciência que é possível muito mais. E nos comprometemos em continuar buscando fortalecer e preservar as conquistas que alcançamos, mas também avançar no sentido de conquistar muito mais. No entanto precisamos do apoio de todas e todos. Não só do apoio, mas também da participação efetiva na construção e nas ações do CAFIL. Pois como falamos em outro momento – um Centro Acadêmico forte, autônomo e de luta só é possível com o envolvimento de todas e todos os estudantes do curso e não apenas de sua coordenação geral.
Nesse próximo período vamos intensificar a luta para garantir uma sala para o CAFIL. Uma questão prioritária, que estamos devendo aos estudantes do curso de filosofia. Queremos deixar claro que não abrimos mão dessa demanda. A direção do Campus de Palmas nos garantiu uma sala, mas até agora não cumpriu sua promessa. Esperamos que eles cumpram com o que fora acordado o quanto antes.
Também iremos propor a confecção de novas camisetas do curso de filosofia com uma nova arte e cores. Sendo que este novo modelo de camiseta será submetido para ser aprovado ou não por todas e todos do curso de filosofia.
Faremos uma assembleia geral no inicio do próximo período para avaliarmos coletivamente o primeiro ano de gestão (da gestão Despertar é preciso!) a frente do CAFIL – Centro Acadêmico de Filosofia da UFT. E a partir dai decidir a cerca da continuidade ou não dessa gestão, da realização de novas eleições, modificações estatutárias (se necessárias) entre outros.
Por fim, nos colocamos a disposição de todas e todos. Estamos abertos ao diálogo e as criticas para que possamos melhorar cada vez mais a nossa gestão.
Abraços revolucionários, atenciosamente,
Coordenação Geral do Centro Acadêmico de Filosofia – CAFIL da Universidade Federal do Tocantins.
...Aquí está una de las tareas de la Juventud, impulsar, dirigir con el ejemplo la producción del hombre del mañana, y en esa producción y en esa dirección está incluida la producción propia, porque nadie es perfecto..”. Ernesto Che Guevara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário