Esse trabalho é fruto das atividades das aulas remotas dos seguintes componentes curriculares: Arte, Filosofia e História - das Turmas: 33.01 e 37.01 (3ª Séries Reg. e EJA) do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência.
O desafio lançado a eles foi o de fazer um breve relato dessa experiência que estamos vivendo com a suspensão das aulas presenciais imposta pela pandemia de COVID-19. O relato poderia ser em forma de verso ou em prosa. Ou mesmo de um desenho que simbolizasse esse contexto de suspensão das aulas presenciais e a experiência com as aulas remotas.
Sugeriu-se que nesse relato eles poderiam abordar pontos como: O que sentiram falta nesse período longe da escola; Quais as dificuldades encontraram para estudar em casa; O que fizeram para passar o tempo no isolamento social; E o que esperam da continuidade do seus estudos no pós- pandemia.
O resultado foram breves relatos que mostram como os nossos estudantes estão atravessando esse período - com muita angústia diante dos desafios que se colocam enormes – sobretudo o uso da tecnologia. Mas também a distância dos colegas – o abraço amigo. E dos Professores ajudando naquele conteúdo que não está entrando na cabeça. Diante disso é natural, percebermos o anseio de todos para que as coisas voltem ao “normal”.
No entanto enquanto isso não é possível, e talvez nunca mais seja, pelo menos não dá forma que era antes da suspensão das aulas presenciais. Alguns estudantes compreendem a necessidade das aulas remotas (mesmo com as dificuldades) como uma alternativa para que eles não sejam prejudicados no seu processo formativo mais do que já foram. E é por essa compreensão que demonstram gratidão com os Professores e a equipe Gestora do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência.
Acredito, que apesar de singelos, esses relatos são importantes registros históricos que mostram o espirito desse período que estamos atravessando. E por tanto, não poderiam deixar de serem publicizados.
Além de um importante registro histórico, que possa servir também para que reflitamos sobre os limites e desafios da educação em tempos como o que estamos vivendo. E a partir daí pensar em políticas educacionais que superem esses limites e desafios – imposto não só pela pandemia, mas também pelo avanço tecnológico cada vez mais intensos.
Pedro Ferreira Nunes - Educador Popular e Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Tocantins. Atualmente atua como Professor da Educação Básica no CENSP -Lajeado.
Baixe no link: Relato de Experiência: Escola Vazia
Nenhum comentário:
Postar um comentário