sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Enquanto isso fumo meu cachimbo e tomo mais uma dose de Conhaque


Ele é um dos milhares de tocantinenses,

que se recusa a tomar a vacina contra a COVID-19. 

Acredita que a mesma irá no espaço de 10 anos

ceifar a vida daqueles que a tomaram. 


Penso em dizer para ele:

- a morte é o nosso destino certo,

Independente de vacina.

Ela caminha ao nosso lado 

e a qualquer momento 

pode nos abraçar. 


Certamente no decorrer de 10 anos

Muitos morreram

Pois esse é o destino

De todo ser vivente

Como filosofou Chicó

No auto da Compadecida.


Mas não falo nada. 

Prefiro fumar o meu cachimbo 

e tomar uma dose de Conhaque. 


Se fosse inteligente 

Utilizaria minha fala

Para justificar 

A sua negativa 

Em tomar vacina 

A partir de outra perspectiva. 


Eu responderia:

- Pobre diabo, 

enquanto se recusa a vacinar

acreditando em teorias conspiratórias, 

não deixa de consumir

sua dose diária de veneno 

através dos alimentos contaminado 

com agrotóxico. 


Se de fato fosse inteligente evitaria come-los. 

Penso em dizer, mas para quê?  

Ele não quer ouvir. 

Que morra na ignorância. 


Dou mais uma cachimbada, 

tomo mais uma dose de Conhaque.


As vezes penso se tenho agido de forma correta

Ao não partir para o conflito

Não fazer o debate.

Mas como debater com quem não sabe ouvir?

Agir com coerência 

É  melhor do que perder tempo em discussões 

Com deficientes auditivos.


Há outros deles por aqui

Alguns mais jovens.

Esses me entristecem  mais ainda.

Outros inclusive com diploma

Do ensino superior. 

É camarada, 

Há muito analfabeto 

Com diploma de Doutor. 


Todos em comum 

O discurso arrogante.

Sentem-se a bala que matou o Che.

Quanta mediocridade, 

Quanta mediocridade.

Não precisaria de muito para ridiculariza-los

Mas para que? 

Eles fazem isso sozinho.


É melhor  fumar o meu cachimbo,

Tomar mais uma dose de Conhaque. 


Antigamente três doses de Conhaque 

Me nocateuva.

Hoje em diante nem uma garrafa me derruba.

É, quem disse que seria fácil ser professor? 

Mas tem suas alegrias.

Ao meu lado companheiros valorosos.

Juntos temos feito coisas incríveis. 


Ela foi embora,

Falta? Sinto sim.

Mas ficar lamentando 

Não é o meu perfil.

Sigo fumando o meu cachimbo 

E tomando Conhaque.


Foi um ano produtivo.

Pessimista na análise 

Otimista na ação. 

Eu sigo assim

Se alguém perguntar por mim?

Diga que continuo firme 

Juntos aos que não escolheram 

O lado fácil da História. 


Não, isto não é um poema

Ou pode ser.

Será o que você leitor 

Quiser que seja.

É incrível, 

Mas há quem lê o que escrevo.


Em breve tem mais,

Por esse ano

Deu.

Por Pedro Ferreira Nunes – Um rapaz latino americano que gosta de ler, escrever, correr e ouvir Rock in Roll.

Nenhum comentário:

Postar um comentário