Senhoras e senhores: Mães, pais, familiares, amigos e amigas de nossos formandos que hoje nos prestigiam com sua presença, boa noite!
E uma boa noite especial aos meus queridos afilhados, formandos e formandas razão desta solenidade.
Que missão essa que vocês me deram, não?! Mas é com muita honra que cumpro esse papel nesse rito de passagem. Isso mesmo. A conclusão do Ensino Médio não é apenas o final de mais uma etapa na formação de vocês. É sobretudo um momento de transição para uma nova perspectiva da vida – a infância vai ficando cada vez mais distante e a vida adulta cada vez mais próxima. Ainda que dentro de nós a criança que fomos sempre existirá.
Nunca se esqueçam disso, pois essa criança tem muito a lhes ensinar. Sobretudo acreditar que tudo é possível. Ok, nós sabemos que nem tudo é possível. Com o avançar dos anos vocês aprenderam isso. E compreenderam que tudo bem. Nem sempre vamos conseguir tudo na vida. Mas o que não podemos, é deixar de tentar – desistir sem lutar.
Gosto muito da palavra – persistência. Ela é utilizada para descrever um determinado comportamento. A saber: não desistir diante das dificuldades. Pelo contrário, buscar de diferentes formas superá-las.
Foi esse comportamento que fez com que vocês chegassem a esse momento. O momento de conclusão do Ensino Médio. E consequentemente da Educação Básica.
Sei que não foi fácil para nenhum de vocês. Para alguns menos ainda. Mas conseguiram. Quantas batalhas diárias não tiveram que enfrentar para chegar aqui. E sem o apoio de toda uma rede – a começar pelos seus familiares – isso seria impossível.
Quantos não desistem da escola, quantos não abandonam no meio do caminho. Vocês não. E isso lhes colocam num lugar especial – por tanto celebrem, celebrem.
Eu também celebro esse momento com vocês. Mas confesso que com uma certa tristeza. Afinal de contas é uma despedida. E toda despedida tem um tanto de tristeza.
Mas como educador sei que é necessário essa despedida. Vocês estão prontos para alçar novos voos. E isso não pode me deixar triste. Pelo contrário, me alegro em saber que muito em breve vocês estarão brilhando nos caminhos que escolherem. E direi com orgulho. Eles foram meus alunos.
O grande educador Rubens Alves disse certa vez que educar é um exercício de imortalidade. Pois de alguma forma continuamos a viver naqueles que educamos. Assim, espero. Paulo Freire por sua vez nos lembra que o educador ao ensinar também aprende. Isso é um fato – aprendi muito com vocês. Tanto a ser um profissional como um indivíduo melhor.
Por fim, concluo evocando as palavras do Professor John no filme A sociedade dos poetas mortos:
“Carpe diem. Aproveitem o momento, garotos. Façam suas vidas serem extraordinárias."
Professor Pedro Ferreira Nunes – patrono da turma. Lajeado do Tocantins. 15 de Dezembro de 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário