segunda-feira, 10 de junho de 2024

Ementa da disciplina eletiva Aos pés do Morro do Segredo - Breve introdução a história do Lajeado

Conhecer a história do lugar onde vivemos é importante para compreendermos a dinâmica desse lugar e a partir dai poder intervir de forma consciente para o seu desenvolvimento, preservando as riquezas naturais e culturais, garantindo os direitos básicos da população. É Nessa perspectiva que propomos a disciplina eletiva “Sob o pé do Morro do Segredo: Introdução a História do Lajeado”. Que será desenvolvida junto a turma: 37.02 (3° Período EJA – Terceiro Segmento). 

Nosso objetivo com essa disciplina eletiva é levar o estudante a conhecer a história de Lajeado, analisando os acontecimentos que contribuirão para o seu desenvolvimento. Para tanto mobilizaremos diferentes habilidades e áreas do conhecimento. Na linha do que propõe a competência 01 (Competência) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): “valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”. Ora, conhecer a história de um lugar é também conhecer a sua geografia, as questões sociológicas e filosóficas. É também conhecer suas expressões culturais, o fenómeno da vida biológica e o que os números nos diz sobre esse lugar. Logo temos aí as quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.  Porém, vamos trabalhar a partir das Linguagens e sua Tecnologias e das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 

Apesar de ser um município jovem (criado em 1991 e implantado em 1992), enquanto território Lajeado tem uma tradição pré-histórica como aponta as pinturas rupestres encontradas nos sítios rupestres como o do Caititu. Já o povoamento por não-índios, estudos históricos apontam que se deu por volta do século XVII e XVIII. Conhecer essas raízes pré-histórica, bem como os acontecimentos que ocorreram ao longo dos anos é importante para compreendermos o que o município é hoje bem como vislumbrar o que poderá ser no futuro. 

Acreditamos que esse conhecimento não é só importante para o estudante, mas certamente para comunidade lajeadense. Pois um dos objetivos da disciplina é, ao final, produzir um material impresso, que possibilite a comunidade se apropriar do que foi desenvolvido durante as aulas. Salientamos a importância de um material nesse sentido acerca da história do município, sobretudo diante da escassez de registros históricos a esse respeito. E o pouco que tem não é tão acessível. Também salientamos o fato de que quando você conhece a história do lugar onde vive, acaba desenvolvendo um sentimento de pertença que o leva a se envolver com o destino da cidade e com isso se tornando um cidadão de fato. Nessa perspectiva salientamos o que diz a lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – 9394/96), quanto a formação para cidadania. 

A disciplina será desenvolvida a partir de uma metodologia problematizadora, tendo no método dialético um princípio fundamental. O que consiste, objetivamente, em colocar em discussão diferentes visões, buscando ao final construir uma síntese. Para tanto utilizaremos filmes, artigos, livros entre outros materiais que nos ajude no aprofundamento e problematização dos objetos estudados. 

Nesse sentido o ponto de partida será a compreensão de como se deu o povoamento dessa região por não-índios, sem deixar de abordar os registros que se tem dos povos que habitavam essas paragens anteriormente. Para tanto, o filme “No coração dos Deuses” (1990), nos ajudará na sensibilização dessa temática. Além da tese de Doutorado da arqueóloga Júlia Berra sobre a Arte Rupestre na Serra do Lajeado. Os momentos seguintes também seguiram essa perspectiva até chegar nos dias atuais. Como parte prática, os estudantes serão direcionados a fazer entrevistas com personagens importantes da história da cidade, e se possível, visitas em locais históricos. Ao final será confeccionado uma revista contando um pouco a história da cidade a partir da perspectiva do que foi trabalhado na disciplina. E a mesma será lançada com uma noite de autografo. 

Enfim, acreditamos, que a disciplina eletiva “Sob o pé do Morro do Segredo: Introdução a História do Lajeado. Será um marco importante para Comunidade Escolar e em Geral. Ao colocar como objeto central de estudo o lugar onde vivemos. Trazendo uma realidade mais próxima do estudante para analise e discussão - uma análise e discussão que levará não só a um conhecimento, mas a produção de conhecimento. Logo, espera-se portanto, que o estudante não apenas desenvolva um aprendizado conceitual, mas também procedimental e atitudinal.

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