Conhecer a história do lugar onde vivemos é importante para compreendermos a dinâmica
desse lugar e a partir dai poder intervir de forma consciente para o seu desenvolvimento,
preservando as riquezas naturais e culturais, garantindo os direitos básicos da população. É
Nessa perspectiva que propomos a disciplina eletiva “Sob o pé do Morro do Segredo:
Introdução a História do Lajeado”. Que será desenvolvida junto a turma: 37.02 (3° Período
EJA – Terceiro Segmento).
Nosso objetivo com essa disciplina eletiva é levar o estudante a conhecer a história de Lajeado,
analisando os acontecimentos que contribuirão para o seu desenvolvimento. Para tanto
mobilizaremos diferentes habilidades e áreas do conhecimento. Na linha do que propõe a
competência 01 (Competência) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): “valorizar e
utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e
digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”. Ora, conhecer a história de um
lugar é também conhecer a sua geografia, as questões sociológicas e filosóficas. É também
conhecer suas expressões culturais, o fenómeno da vida biológica e o que os números nos diz
sobre esse lugar. Logo temos aí as quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática,
Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Porém, vamos trabalhar a partir
das Linguagens e sua Tecnologias e das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Apesar de ser um município jovem (criado em 1991 e implantado em 1992), enquanto território
Lajeado tem uma tradição pré-histórica como aponta as pinturas rupestres encontradas nos
sítios rupestres como o do Caititu. Já o povoamento por não-índios, estudos históricos apontam
que se deu por volta do século XVII e XVIII. Conhecer essas raízes pré-histórica, bem como
os acontecimentos que ocorreram ao longo dos anos é importante para compreendermos o que
o município é hoje bem como vislumbrar o que poderá ser no futuro.
Acreditamos que esse conhecimento não é só importante para o estudante, mas certamente para
comunidade lajeadense. Pois um dos objetivos da disciplina é, ao final, produzir um material
impresso, que possibilite a comunidade se apropriar do que foi desenvolvido durante as aulas.
Salientamos a importância de um material nesse sentido acerca da história do município,
sobretudo diante da escassez de registros históricos a esse respeito. E o pouco que tem não é
tão acessível. Também salientamos o fato de que quando você conhece a história do lugar onde
vive, acaba desenvolvendo um sentimento de pertença que o leva a se envolver com o destino da cidade e com isso se tornando um cidadão de fato. Nessa perspectiva salientamos o que diz
a lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – 9394/96), quanto a formação para cidadania.
A disciplina será desenvolvida a partir de uma metodologia problematizadora, tendo no método
dialético um princípio fundamental. O que consiste, objetivamente, em colocar em discussão
diferentes visões, buscando ao final construir uma síntese. Para tanto utilizaremos filmes,
artigos, livros entre outros materiais que nos ajude no aprofundamento e problematização dos
objetos estudados.
Nesse sentido o ponto de partida será a compreensão de como se deu o povoamento dessa
região por não-índios, sem deixar de abordar os registros que se tem dos povos que habitavam
essas paragens anteriormente. Para tanto, o filme “No coração dos Deuses” (1990), nos ajudará
na sensibilização dessa temática. Além da tese de Doutorado da arqueóloga Júlia Berra sobre
a Arte Rupestre na Serra do Lajeado. Os momentos seguintes também seguiram essa
perspectiva até chegar nos dias atuais. Como parte prática, os estudantes serão direcionados a
fazer entrevistas com personagens importantes da história da cidade, e se possível, visitas em
locais históricos. Ao final será confeccionado uma revista contando um pouco a história da
cidade a partir da perspectiva do que foi trabalhado na disciplina. E a mesma será lançada com
uma noite de autografo.
Enfim, acreditamos, que a disciplina eletiva “Sob o pé do Morro do Segredo: Introdução a
História do Lajeado. Será um marco importante para Comunidade Escolar e em Geral. Ao
colocar como objeto central de estudo o lugar onde vivemos. Trazendo uma realidade mais
próxima do estudante para analise e discussão - uma análise e discussão que levará não só a
um conhecimento, mas a produção de conhecimento. Logo, espera-se portanto, que o estudante
não apenas desenvolva um aprendizado conceitual, mas também procedimental e atitudinal.
Baixe o arquivo completo acessando o link: https://drive.google.com/file/d/1t9f8N7slKaWzok3wQ1FGl5tJn_Z8cAIG/view?usp=drive_link
Nenhum comentário:
Postar um comentário