Estamos em outra escola, mas o ambiente de conflitos não é diferente. De um lado professores desmotivados, adoecidos mentalmente, que mal vem à hora de poderem se aposentar. Do outro lado, estudantes sem perspectivas de vida.
É nesse cenário que chega um professor substituto que terá pela frente o desafio de encarar esse ambiente um tanto insalubre juntamente com uma vida pessoal não menos insalubre - sua mãe suicidou-se e ele acabou sendo criado pelo avô.
Atualmente o seu avô vive num asilo, mas ele visita-o com frequência. Mesmo suspeitando que o motivo do suicídio da mãe tenha sido um possível abuso por parte do avô, ele não o abandona. Mas carrega esse trauma consigo.
Na escola percebe, sobretudo a partir do contato com uma aluna, que não é só os professores que estão adoecidos mentalmente. Ele se torna um espelho para essa aluna que está passando por um momento de muita dificuldade - em casa sofrendo abuso do pai, e na escola sofrendo bullying dos colegas por não se encaixar nos padrões de beleza socialmente impostos. O problema é que na situação psíquica que o professor se encontra ele não é lá um grande espelho.
A situação acaba se deteriorando tanto em casa como na escola e a estudante acaba cometendo suicido.
Esse enredo descrito é do filme norte-americano Detach-ment (que no Brasil recebeu o título de “O substituto”) de 2013, dirigido por Tony Kaye – contando a experiência do Professor Barthes numa escola secundarista como professor substituto. Um ponto a se ressaltar é que o diretor do filme traz depoimentos reais de professores para dar uma ênfase maior à situação dramática da educação naquele país.
Outro ponto é a ênfase dada ao fator externo, isto é, como os afetos que nos afetam fora da escola influenciam nos afetos que circulam entre os muros da escola. E nesse caso específico, um afeto que se sobressai é a culpa.
De acordo com Espinoza (2014, p. 66) a culpa “é a tristeza concomitante à ideia de um feito que cremos ser produto de um livre decreto de nossa mente”. Essa tristeza limita ou diminui a nossa potência de agir e isso é bem perceptível no filme através da expressão facial tanto dos professores como dos alunos. Mas a cena que explicita isso de forma contundente é o suicídio da estudante.
Para Espinoza (2014, p. 43) “a mente deixa de afirmar o corpo por que surge uma outra ideia que exclui a existência presente de nosso corpo, e consequentemente de nossa mente, e é contrária à ideia que constitui a essência de nossa mente”. E isso pode ocorrer quando somos afetados pela culpa e não temos a capacidade defendida por Aristóteles (1991), isto é, de agir moderadamente.
Pedro Ferreira Nunes – Especialista em Filosofia e Direitos Humanos. Atua como Professor da Educação Básica na Rede Estadual de Ensino do Tocantins no CEMIL Santa Rita de Cássia.
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