A cena descrita é do filme canadense The Trotsky (que no Brasil recebeu o título de “Trotsky: A revolução começa na escola”), de 2010, dirigido por Jacob Tierney. Que conta a história de um jovem que acredita ser a reencarnação do Leon Trotsky – um dos líderes da Revolução Russa de 1917 – e, portanto, deve reconstituir a sua vida. Após liderar uma greve fracassada na empresa do seu pai, ele é mandado para escola pública. Ali se depara com uma direção autoritária. Percebendo isso, o jovem vê um terreno fértil para que possa colocar seus planos em prática - o que ele não contava era com a apatia dos seus colegas. Ou seria tédio?
De acordo com Espinoza (2014) o tédio é um desejo que torna uma coisa apetecida em odiosa. Trata-se, portanto, de um afeto que limita ou diminuem a nossa potência de agir. Já a apatia é uma condição de indiferença, isto é, viver sem se afetar pelos afetos. Dito isso, fica claro a importância de Leon saber se o que limita os seus colegas de buscarem seus direitos é o tédio ou a apatia. Sendo o tédio há uma saída, é possível circular outros afetos, tal como defende o filósofo Vladimir Safatle (2015). Sendo a apatia o jeito é se conformar e aceitar as coisas tal como estão. Diante disso circular afetos que se oponham ao tédio é fundamental para que não nos tornemos apáticos.
Pedro Ferreira Nunes – Especialista em Filosofia e Direitos Humanos. Atua como Professor da Educação Básica na Rede Estadual de Ensino do Tocantins no CEMIL Santa Rita de Cássia.
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