terça-feira, 3 de maio de 2016

Por um Centro Acadêmico de Filosofia Independente e de Luta!

O CAFIL
O Centro Acadêmico de filosofia tem como principal objetivo defender os interesses e direitos dos alunos do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Tantos nos espaços de representação do movimento estudantil, na comunidade acadêmica como também junto à sociedade em geral. O mesmo foi fundado em novembro de 2011 e tem como sigla CAFIL. As principais regras que regem o seu funcionamento estão no seu Estatuto que pode ser encontrado junto à coordenação do curso de Filosofia na pasta do CAFIL.
As últimas gestões a frente do CAFIL
Infelizmente as últimas gestões à frente do Centro Acadêmico de filosofia afastaram o CAFIL do seu principal objetivo – que é a defesa dos estudantes. A falta de informação e a desorganização é a marca da ultima gestão. Que, aliás, não deixou se quer um registro a cerca das ações realizadas pelo CAFIL. Tal fato fez com que os estudantes do curso de filosofia da UFT se afastassem do seu principal instrumento de representatividade e, sobretudo, deixassem de saber qual o papel deste.
Fortalecer o CAFIL
O CAFIL não é um órgão da universidade, uma extensão da reitoria. Mas sim um instrumento de defesa dos direitos dos Estudantes. E que para tanto é fundamental ter autonomia e independência frente a qualquer órgão da universidade e da sociedade em geral. Não podemos aceitar o descaso com que o curso de filosofia é tratado – a falta de estrutura e condições adequadas para que tenhamos uma boa formação. Como também uma politica de permanência estudantil mais abrangente para aqueles que necessitam. E só um CAFIL autônomo e independe pode lutar por essas bandeiras.
Fortalecer um movimento estudantil autônomo na UFT
É claro que o CAFIL não irá sozinho transformar o quadro caótico de falta de estrutura e democracia na UFT. No entanto deve esta na vanguarda pela construção de um movimento estudantil autônomo que tenha condições de lutar para que tenhamos melhores condições de ensino. Essa é uma das tarefas fundamentais para o próximo período. Juntamente com a conquista de uma sede física para o CAFIL.
Eleições do CAFIL
Os estudantes do curso de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins encontram-se sem representantes oficiais nos fóruns de decisão da comunidade acadêmica. Tal fato é extremamente prejudicial a todos nós. Nesse sentido é de fundamental importância à participação de todas e todos para que possamos coletivamente retomar a representatividade do Centro Acadêmico de Filosofia da UFT.
UM CAFIL FORTE SE FAZ COM A PARTICIPAÇÃO DE TODAS E TODOS
Não há outra receita se não a participação de todos os estudantes na construção de um CAFIL autônomo e de luta. Pois quando não participamos estamos deixando que alguns poucos decidam por nós. Nesse sentido é fundamental a participação no processo eleitoral que esta ocorrendo para eleição da nova coordenação do CAFIL. Eleição que ocorrerá no dia 04 de maio das 18h ás 22h. esse processo é fundamental para avançarmos na construção de um Centro Acadêmico forte e independente. Mas também é necessário que após as eleições todos os estudantes continuem acompanhando as ações do CAFIL, fiscalizando e cobrando de sua coordenação o cumprimento do seu papel que é de defender os direitos dos estudantes de filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário