segunda-feira, 10 de agosto de 2015

5 anos do blog – fazendo literatura de guerrilha ‘das barrancas do rio Tocantins.

Caros camaradas;

Criei o blog em 2010 com o objetivo de publicar e divulgar a minha literatura – poesia, contos, crônicas, artigos políticos entre outros. Especialmente questões relativas ao povo e a cultura tocantinense, pois apesar de morar em Goiás, o Tocantins continuava dentro de mim, bem como o desejo de um dia retornar para minha terra. Dai que naquele momento decidi colocar o nome do blog de ‘Pedro Tocantins’- afirmando assim a minha identidade tocantinense.

Nos idos de 2012 li um romance do escritor português Manuel Thiago que me marcou profundamente, tanto que me apropriei do titulo do livro e coloquei no meu blog, e é este nome que tenho utilizado – até amanhã, camaradas! Um nome que para mim é um tanto poético e que também provavelmente é o que os pouquíssimos leitores deste blog estão mais habituados.

‘Pedro Tocantins e Até amanhã, camaradas’ marcaram um período distinto deste blog e da minha literatura. E agora que estou mergulhado em um terceiro período, nada mais natural do que colocar um nome que representa isso. E o nome escolhido foi ‘Das barrancas do rio Tocantins’.

Há duas questões que me fizeram chegar a este nome e que gostaria de compartilhar com você meu caro camarada que de alguma forma aprecia isto que eu chamo de minha literatura e de literatura de guerrilha. Primeiro, cheguei a tal nome influenciado pela musica do Elomar Figueira Mello – pela sua poesia, pelo seu jeito peculiar de cantar o sertão. Aliás, não existe no Brasil alguém que canta tão profundamente e tão magistralmente o sertão como Elomar Figueira Mello. Recomendo aqueles que querem conhecer sua obra a ouvir – das barrancas do rio Gavião. Disco de 1972.Dai que ‘das barrancas do rio Tocantins’ não é mera coincidência, é sim influencia da musica do Elomar.

A segunda questão é o fato de que mais do que nunca é das barrancas do rio Tocantins – onde nasci, cresci e vivo que nasce a minha literatura. Para quem não sabe sou natural de Miracema, cidade onde vivi até os meus 11 anos de idade. Depois me mudei com a família para o Lajeado onde vive até os 19 anos. Depois fiquei uma temporada de oito anos perambulando em terras goianas e no inicio de 2013 retornei para o Tocantins, para a pequena e pacata cidade de Lajeado.

E é a vida interiorana, ribeirinha, campesina que tem me influenciado no ultimo período. A vida do povo tocantinense, do povo lajeadense, do povo miracemense – seus costumes, sua cultura popular, suas angustias, suas lutas. Sim meu camarada, posso lhe afirmar que no ultimo período minha literatura, si é que o que eu escrevo pode ser classificada assim, provavelmente os críticos catedráticos diriam que não, tem se tornado regionalista. Ou talvez sempre tenha sido não é mesmo?! Pois mesmo quando vivemos longe do Tocantins, o Tocantins continua dentro de nós.

Bem meus camaradas – chegamos ao quinto ano de existência do blog. Poderia parafrasear Antônio Abujamra dizendo que continuamos ‘caminhando no incerto e idolatrando a duvida’. E de que pelo fato de ninguém lê-lo, tenho total liberdade para escrever o que quiser. E assim vamos continuando – agradando uma dezena, incomodando uma centena e sendo ignorado por milhares.

Por fim meus camaradas, como disse no inicio – não é a primeira vez que mudo o nome do blog, mas espero que esta seja a ultima. Sei que os raríssimos leitores que o visitam não se incomodaram. Tal como não si incomodaram das duas outras vezes que mudei. Até por que o conteúdo do blog que é o mais importante não mudará. Assim espero continuar alcançando as poucas mais de 200 visualizações mensais, e se não, tanto faz. Continuarei escrevendo do mesmo jeito – literatura de guerrilha, anticapitalista, subversiva e revolucionária.

Atenciosamente,

Pedro Ferreira Nunes

Poeta, escritor e educador popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário