segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Perfil das candidaturas a vereadores em Lajeado, Tocantínia e Miracema: A presença das Mulheres e da juventude.

Lajeado

As eleições municipais de 2016 para câmara de vereadores de Lajeado será uma das mais disputadas da história do município. Serão 61 candidatos na disputa pelas 9 vagas no legislativo municipal. Sendo que destes, 7 candidatos disputam a reeleição. E dos 61 candidatos a vereadores apenas 20 são mulheres. Seguindo por tanto a tendência tanto a nível regional como nacional de um numero bem menor de candidatas do sexo feminino em relação às candidaturas do sexo masculino.  O que só contribui para manutenção da desigualdade entre homens e mulheres na politica. Aliás, para disputa majoritária, não há nenhuma candidata do sexo feminino. E boa parte das 20 candidatas a vereadora não disputaram de fato – suas candidaturas servem apenas para cumprir as exigências da lei eleitoral – de que cada coligação/partido deve ter um numero de 30% de candidatas mulheres.

Em relação ao nível de escolaridade dos 61 candidatos a vereadores pelo município de Lajeado a grande maioria tem o ensino médio completo, são 35 deles. Já 9 candidatos tem nível superior. 6 o ensino fundamental completo. 4 o ensino fundamental incompleto. 3 o ensino médio incompleto. 2 o superior incompleto e 2 declararam que lê e escreve. Sobre patrimônio – 19 deles declararam um patrimônio acima de 100 mil reais, já 16 declararam um patrimônio inferior a 100 mil. E 26 candidatos, isto é, á maioria declaram não possuírem patrimônio.Em relação à idade a faixa etária preponderante é entre 30 e 59 anos – São 46 candidatos nessa faixa etária. De 18 a 29 anos tem 15 candidatos e apenas 3 candidatos acima de 60 anos.

Logo, portanto o perfil majoritário dos candidatos a vereadores para o legislativo lajeadense é de homens com idade entre 30 e 59 anos, tendo o ensino médico completo como grau de escolaridade e que não possuem patrimônio.

PERFIL CANDIDATOS A VEREADORES DE LAJEADO
41 CANDIDATOS HOMENS
20 CANDIDATAS MULHERES

ESCOLARIDADE
35 CANDIDATOS COM ENSINO MÉDIO COMPLETO
CANDIDATOS COM SUPERIOR COMPLETO
6 CANDIDATOS COM ENSINO FUNDAMENTAL
4 CANDIDATOS COM ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO
3 CANDIDATOS COM ENSINO MÉDIO INCOMPLETO
2 CANDIDATOS COM SUPERIOR INCOMPLETO
2 CANDIDATOS QUE LÊ E ESCREVE

PATRIMÔNIO
19 CANDIDATOS COM PATRIMÔNIO ACIMA DE 100 MIL
16 CANDIDATOS COM PATRIMÔNIO ABAIXO DE 100 MIL
26 CANDIDATOS NÃO POSSUEM PATRIMÔNIO

FAIXA ETÁRIA
15 CANDIDATOS ENTRE 18 A 29 ANOS
46 CANDIDATOS ENTRE 30 A 59 ANOS
3 CANDIDATOS ACIMA DE 60 ANOS

TOTAL DE CANDIDATOS: 61

Tocantínia

Em Tocantínia o total de candidaturas para o legislativo municipal é de 47. Sendo que destas 32 são de homens e 15 de mulheres. Logo por tanto se verifica que a candidatura de homens é mais que o dobro da candidatura de mulheres. O nível de escolaridade da maioria dos candidatos é o ensino médio completo, são 23 com essa formação. 12 tem o ensino fundamental completo. 7 o ensino superior completo. 3 declaram apenas ler e escrever. 1 o superior incompleto e 1 o ensino médio incompleto. Já sobre patrimônio – 20 declaram não terem patrimônios. 19 tem patrimônio inferior a 100 mil reais e 8 tem patrimônio acima de 100 mil. A faixa etária da maioria dos candidatos para câmara de vereadores de Tocantínia é de 30 a 59 anos – são 32 candidatos. 8 candidatos na faixa etária de 18 a 29 anos e 7 candidatos com idade acima de 60 anos.

Também em Tocantínia se repete o perfil preponderante dos candidatos a vereador – homens, com idade entre 30 a 59 anos. Com ensino médio completo e que declaram não terem patrimônios.


PERFIL CANDIDATOS A VEREADORES DE TOCANTÍNIA
32 CANDIDATOS HOMENS
15 CANDIDATAS MULHERES

ESCOLARIDADE
23 CANDIDATOS COM ENSINO MÉDIO COMPLETO
7 CANDIDATOS COM SUPERIOR COMPLETO
12 CANDIDATOS COM ENSINO FUNDAMENTAL
1 CANDIDATOS COM ENSINO MÉDIO INCOMPLETO
1 CANDIDATOS COM SUPERIOR INCOMPLETO
3 CANDIDATOS QUELÊ E ESCREVE

PATRIMÔNIO
8 CANDIDATOS COM PATRIMÔNIO ACIMA DE 100 MIL
19 CANDIDATOS COM PATRIMÔNIO ABAIXO DE 100 MIL
20 CANDIDATOS NÃO POSSUEM PATRIMÔNIO

FAIXA ETÁRIA
15 CANDIDATOS ENTRE 18 A 29 ANOS
46 CANDIDATOS ENTRE 30 A 59 ANOS
3 CANDIDATOS ACIMA DE 60 ANOS

TOTAL DE CANDIDATOS: 47

Miracema

Em Miracema o perfil predominante dos candidatos não é diferente do que verificamos em Lajeado e Tocantínia. Pelo contrario, a disparidade de candidaturas de homens e mulheres persiste, por exemplo, em um total de 77 candidaturas para câmara municipal, apenas 23 são de mulheres, o restante, isto é, 54, são de homens. Em relação ao nível de escolaridade mais de 50% tem apenas o ensino médio completo, são 42. Já 15 candidatos tem o ensino superior completo. 9 o ensino fundamental incompleto. 6 o superior incompleto, outros 6 o fundamental completo. E 4 o ensino médio incompleto.

Já em relação à patrimônios percebemos uma diferença entre os candidatos a vereadores de Miracema em relação aos candidatos de Lajeado e Tocantínia. Enquanto nas duas ultimas a maioria dos candidatos declararam não possuírem patrimônio, em Miracema – a maioria dos candidatos, isto é, 35 declaram um patrimônio abaixo de 100 mil. 27 candidatos declaram patrimônio acima de 100 mil e apenas 15 candidatos declararam não possuírem patrimônio.

Em relação à faixa etária dos candidatos – Miracema segue a mesma tendência dos municípios anteriores, porém percebe-se uma presença ainda menor de jovens. Do total de 77 candidatos apenas 7 estão na faixa etária que vai de 18 a 29 anos. E a presença de candidatos acima de 60 anos é ainda menor que a de jovens, são apenas 5 candidatos. Logo por tanto a grande maioria tem a idade entre 30 e 59 anos, isto é, 65 candidatos.

Nesse sentido o perfil predominante dos candidatos a uma cadeira no legislativo Miracemense é de – homens, com idade entre 30 a 59 anos. Tendo o ensino médico completo como nível de escolaridade e um patrimônio inferior a 100 mil reais.

PERFIL CANDIDATOS A VEREADORES DE MIRACEMA
54 CANDIDATOS HOMENS
23 CANDIDATAS MULHERES

ESCOLARIDADE
42 CANDIDATOS COM ENSINO MÉDIO COMPLETO
15 CANDIDATOS COM SUPERIOR COMPLETO
6 CANDIDATOS COM ENSINO FUNDAMENTAL
9 CANDIDATOS COM ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO
4 CANDIDATOS COM ENSINO MÉDIO INCOMPLETO
6 CANDIDATOS COM SUPERIOR INCOMPLETO

PATRIMÔNIO
27 CANDIDATOS COM PATRIMÔNIO ACIMA DE 100 MIL
35 CANDIDATOS COM PATRIMÔNIO ABAIXO DE 100 MIL
15 CANDIDATOS NÃO POSSUEM PATRIMÔNIO

FAIXA ETÁRIA
7 CANDIDATOS ENTRE 18 A 29 ANOS
65 CANDIDATOS ENTRE 30 A 59 ANOS
5 CANDIDATOS ACIMA DE 60 ANOS

TOTAL DE CANDIDATOS: 77

A presença das Mulheres e da juventude nas eleições municipais em Lajeado, Tocantínia e Miracema.
Os dados acima mostram claramente o quanto às mulheres e a juventude são sub-representados nas eleições municipais. E essa sub-representação reflete na participação desses grupos na vida politica do local e na renovação dos quadros políticos dos municípios interioranos. O que se percebe é uma predominância de um forte resquício de uma politica paternalistas e machistas ainda muito presente no interior. E nesse contexto as mulheres, a juventude e outras minorias participam se não como coadjuvantes.

Se nas eleições proporcionais a presença das mulheres e da juventude é mínima na disputa majoritária essa ausência é ainda mais significativa. Tal fato nos faz concluir que enquanto não houver uma profunda mudança nesse quadro politico – onde mulheres e juventude tenham seu espaço bem como outras minorias – a cultura machista e paternalista continuará predominando nesses municípios.

Pedro Ferreira Nunes – Educador popular e Militante do Coletivo José Porfírio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário