sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Á minha querida sobrinha Bia

Menina,

Lembro-me quando ainda na barriga da tua mãe partiste para Goiás em busca de uma vida melhor. Não ti vi nascer, mas vi você crescer. Mesmo nascendo e crescendo em outro estado não tem como negar o teu sangue nortista. Desde sempre me preocupei contigo, com tua formação, sobretudo para que não crescesse achando que era rejeitada. Dai então me coloquei diante de ti como se fosse seu pai. Um pai amoroso, mas também duro quando necessário. Porém nem sempre pude está presente para dar lhe à atenção que você merece.

Você cresceu e que bela moça você se tornou. Logo se tornara uma bela mulher, mas para mim você será uma eterna menina. Hoje estamos longe um do outro, logo terá um namorado, apaixonara-se, casara e então não vai se lembrar mais tanto assim desse seu tio.

Gosto do seu jeito rebelde, como eu um subversivo até a ultima gota de sangue poderia criticá-la por isso, mas deixa-me triste o fato de saber que você não quer mais estudar, até tua avó com 61 anos voltou a estudar. Seja rebelde, não uma rebelde sem causa, dando apenas preocupação para tua mãe, para tua família. Seja rebelde contra esse sistema que aliena, explora e escraviza a classe trabalhadora, contra essa sociedade hipócrita que vivemos, contra o capitalismo. Para tanto é preciso que você estude muito, se organize e lute ao lado daqueles que estão nas ruas lutando para mudar Goiás e o Brasil.

Gostaria que você estivesse aqui comigo, juntos tocaríamos fogo nessa cidade, nesse estado. -Faria de ti uma militante revolucionaria.

21 de fevereiro de 2014, hoje tu completa 15 anos, és uma moça agora. Não dou a ti um presente material, mas algo que acredito ser mais importante. O desejo do fundo do meu coração que sejas muito feliz e que consiga realizar todos os seus sonhos. Tenha juízo, escute tua mãe que ti ama muito e se sacrifica por ti e teus irmãos, cuide deles, tu és a mais velha e deve ser um modelo para teus irmãos. Mas também seja rebelde, junta-te aqueles que se ‘indignam diante de uma injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo’. Lutemos para destruir o capitalismo, façamos a revolução, construamos uma nova sociedade.

Seja muito feliz menina, cresça como uma revolucionaria e lembre-se de vez em quando desse teu tio maluco, sobretudo quando estiver se sentindo sozinha e passar por tua cabeça que não é amada. Não se esqueça já mais que eu ti amo muito. Sempre que sentir saudades de mim, olhe para o céu, para a lua, para as estrelas. – Nesse exato momento você me verá, aonde quer que eu esteja estarei pensando em você, ti olhando e ti protegendo.

Espero vê-la em breve.

Um abraço apertado e um grande beijo do seu Tio Pedro.


Lajeado, TO - 21 de Fevereiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário