terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Curso de Formação Política José Porfírio


Quem somos

O Coletivo de Formação José Porfírio é um movimento popular, formado por educadores populares que acreditam e lutam por uma educação critica e libertadora, que seja uma arma para o empoderamento de militantes e organizações populares comprometidas com a luta anticapitalista e pela construção do socialismo.

Assim diante da necessidade de despertamos a consciência de classe do povo trabalhador tocantinense e, sobretudo da juventude. Da necessidade de criarmos e fortalecermos organizações de luta da classe trabalhadora no Tocantins. De enfrentarmos o capitalismo, as politicas neoliberais, o avanço do agronegócio, o ataque aos direitos dos trabalhadores, a criminalização da pobreza e dos movimentos populares é que surge a Coluna José Porfírio e o Coletivo de Formação José Porfírio com o objetivo de contribuir e fortalecer a luta anticapitalista rumo ao socialismo no Tocantins.

Quem foi José Porfírio

José Porfírio, líder camponês nascido em Pedro Afonso (TO) ainda norte goiano, foi uma das principais lideranças na organização dos posseiros e resistência em Trombas e Formoso contra latifundiários e grileiros da região. Tornou-se o primeiro deputado camponês do Brasil, fazendo da tribuna uma trincheira em defesa da reforma agrária. Lutou, foi preso e desapareceu durante a ditadura militar. Colocar no nosso coletivo o nome desse grande lutador é uma forma de resgatar sua memoria e sua luta.

José Porfírio sempre teve uma grande preocupação com a necessidade de organização e formação do campesinato pobre para que este pudesse lutar pelos seus direitos e assim se libertar da condição de exploração em que sobrevivia. Nesse sentido foi um dos principais articuladores da criação da associação dos camponeses pobres de Trombas e Formoso, associação da qual se tornou presidente. E quando deputado estadual por Goiás defendeu com veemência o direito dos trabalhadores rurais, falando da necessidade desses se sindicalizar, para fortalecer as organizações camponesas, assim como defendeu apaixonadamente a luta por uma reforma agrária de fato no nosso país, bem como a necessidade da luta armada contra a ditadura militar.

A Nossa organização ainda é embrionária, mas acreditamos que irá crescer assim como a organização e luta da classe trabalhadora no Tocantins. Somos uma organização independente de partidos, de governos e de patrões. O nosso compromisso é exclusiva com a classe trabalhadora. Por tanto se você concorda com nossas bandeiras some-se a esta luta conosco e venha construir o Coletivo de Formação e a Coluna José Porfírio.

Curso de Formação política José Porfírio

Objetivo: Diante de uma conjuntura de intensificação dos ataques de patrões e governos aos direitos dos trabalhadores historicamente conquistados e das crescentes mobilizações populares contra o modelo hegemônico de exploração da classe trabalhadora. É fundamental compreendermos esse processo histórico para intervirmos na atual conjuntura buscando superar o modelo hegemônico vigente (capitalismo/neoliberalismo).

Este curso de formação politica também tem como objetivo despertar a consciência de classe, sobretudo na juventude trabalhadora, para que esta possa se organizar, se formar e lutar contra o modelo hegemônico que exclui especialmente os jovens.

No Tocantins, um estado atrasado economicamente e socialmente, onde um governo a serviço de uma elite agraria tem entregado nossos recursos naturais aos interesses do capital especulativo, negado os direitos dos trabalhadores, perseguido e criminalizados os movimentos populares é fundamental lutarmos para criarmos e fortalecermos organizações da classe trabalhadora - consequentes e coerentes com o projeto popular, anticapitalista e revolucionário. E este processo de enfrentamento as elites politicas, econômica e social do nosso estado passa pela tomada de consciência do nosso povo e por tanto da sua formação e organização para as lutas populares.

Metodologia: Assumimos na nossa prática pedagógica a metodologia da educação popular, pois não acreditamos em uma educação bancaria e autoritária. Que não leva em consideração a especificidade e a realidade de cada comunidade que atuamos. Onde educador e educando possam ser protagonistas. Educação feita com o povo, pelo povo e para o povo. Uma educação que não tenha uma perspectiva libertadora e revolucionaria não nos interessa.

A nossa formação é voltada para ação, para intervenção concreta na luta de classes, tanto na luta local como geral, pois a condição de opressão e exploração da classe trabalhadora é internacional, assim a nossa luta deve partir do local, mas deve ter uma perspectiva macro.
Público alvo: Este curso de formação politica é voltado em especial para juventude trabalhadora, no entanto não fecharemos as portas a qualquer pessoa que deseja participar do mesmo independente de idade. Para participar do mesmo não precisa está organizado em nenhum movimento.

Inscrições: O curso é gratuito, os participantes devem arcar apenas com o seu deslocamento para o local do curso bem como com a reprodução de algum material pedagógico. Devido a nossa limitação estrutural as vagas são limitadas a 26 participantes.

Financiamento:O Coletivo de Formação José Porfírio não é financiado por governos e nem por empresas privadas, contamos apenas com o apoio de organizações parceiras e de militantes comprometidos com a emancipação da classe trabalhadora, a exemplo da Casa 08 de Março – Organização feminista que atua na luta pelos direitos das mulheres tocantinenses. O nosso trabalho é militante e o que nos move é o compromisso com a formação e organização da classe trabalhadora e a luta anticapitalista e revolucionaria.

 Programa de formação

Tema
Data
Local
Conjuntura politica, econômica e social no Brasil e em especial no Tocantins.


08 de Março de 2014.

Dás 09h às 12h




Casa 08 de Março – Palmas – TO.
Questão Agrária – Os efeitos econômicos e sociais do agronegócio tocantinense.

22 de Março de 2014.

Dás 09 as 12h
Questão urbana – Direito a cidade (Moradia digna, mobilidade urbana, militarização e politica de higienização urbana).


12 de Abril de 2014.

Dás 09h ás 12h
Movimento contra opressões – A luta das mulheres, da juventude trabalhadora, dos negros, dos indígenas e dos LGBTs.

26 de Abril de 2014.

Dás 09h ás 12h
Organizar para desorganizar – O papel da juventude trabalhadora no movimento revolucionário.

10 de Maio de 2014.

Dás 09h ás 12h
Movimento cultural revolucionário – Literatura, Poesia, Teatro, Dança, Grafite, Stencil entre outros.

24 de Maio de 2014.

Dás 09 ás 18h

*Os horários e datas podem ser mudados de acordo com decisão coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário