terça-feira, 26 de maio de 2015

Administração Amastha é socialista?

Quem anda pelas ruas da capital tocantinense, não terá dificuldades em se deparar com grandes outdoors com os dizeres ‘’administrações socialistas pelo Brasil’’, entre estas a atual gestão frente à prefeitura de Palmas. Tal referencia se dá após a transferência de Carlos Amastha (prefeito de Palmas) do Partido Progressista (PP) para o Partido Socialista Brasileiro (PSB). No entanto, quem tem o mínimo de inteligência e visão critica, sabe muito bem que a administração Carlos Amastha frente à prefeitura de Palmas esta muito longe de ser socialista, ao contrario, é uma administração que desde seu inicio se coloca em defesa de empresários e especuladores. Por tanto segui rigidamente a cartilha neoliberal e os interesses capitalistas.

Não precisamos ir muito longe, é só ver o ataque que Carlos Amastha (PSB) tem feito à educação em Palmas – ora negando, ora retirando direitos. Como também perseguindo os professores que se organizam e lutam contra a politica de sucateamento da educação. Também poderíamos citar a truculência e o descaso da atual gestão com as famílias sem teto que lutam por moradia digna na capital. Aliás, o prefeito não vacila um segundo em colocar a policia para reprimir com violência manifestações legitimas dos trabalhadores palmenses pelos seus direitos. Poderíamos citar, por exemplo, a repressão sofrida pelo MTST quando da ocupação da prefeitura de Palmas ou do movimento ocupa Palmas pela guarda metropolitana.

Se analisarmos bem, veremos que as politicas implementada pela atual gestão mais favorece os empresários do que os trabalhadores. E é nesse sentido que foi aprovado recentemente o aumento da tarifa do transporte coletivo na capital.

Ora, dizer que tal administração é socialista é duvidar da nossa inteligência. Governar para elite não é socialismo, governar para as elites é fazer mais do mesmo, é manter a ordem vigente, é conservar o capitalismo. E é isso que Carlos Amastha (PSB) fez e continuará fazendo.  Já que o mesmo é um grande empresário, um grande capitalista que continuará implementando politicas que lhe favoreça como também a classe a qual ele pertence.

Não é pelo fato de está em um partido que se diz socialista, aliás, socialista só no nome, já que na prática há muito tempo o PSB deixou de ser socialista, isto é, se algum dia já foi, não faz da administração Amastha uma administração socialista. Ao contrario, a atual administração a frente da prefeitura de Palmas não pode ser classificada nem de uma administração progressista, quanto mais socialista.

Tal propaganda só traz mais confusão para a cabeça das pessoas. Enquanto alguns ingênuos propagam essa falsa ideia outros mal caráter aproveitam para jogar nas costas do movimento socialista uma gestão caótica que não tem nada a ver com o socialismo.

Nesse sentido uma das tarefas fundamentais dos socialistas revolucionários é se desfazer desses falsos socialistas. Desses lobos vestidos em pele de cordeiro. Precisamos deixar claro que organizações partidárias como PT, PC do B e PSB mais mancham a historia e tradição socialista do que contribuem para o fortalecimento dessa causa.

Essa questão não é novidade ao longo da historia, se formos pesquisarmos, veremos que sempre houve organizações que pregavam uma coisa e faziam outra. Que dizia esta ao lado do trabalhador, mas quando chegava ao poder acabava se aliando a burguesia. Podemos citar, por exemplo, o papel contra revolucionário de Kerensky e os mencheviques na Rússia. Ou então o caso recente do governo petista nos últimos 12 anos no Brasil.

Por tanto é tarefa nossa, socialistas revolucionários, combatermos com veemência esses falsos defensores da causa proletária e camponesa. Denunciando e explicitando os interesses escusos por trás desses falsos socialistas. Como também defendendo e lutando pelas bandeiras verdadeiras da esquerda. Assim, dizer que a administração Carlos Amastha frente à prefeitura de Palmas é socialista deve ser encarado por nós, como uma piada, uma piada de muito mau gosto.


Pedro Ferreira Nunes – Educador Popular e militante do Coletivo José Porfírio

Nenhum comentário:

Postar um comentário