segunda-feira, 11 de maio de 2015

Novo livro: A morte do socialismo e outras cronicas e artigos políticos e luta de classes

Apresentação

Há duas coisas que me levam escrever um artigo sobre as questões politicas e sociais – A primeira é falar de questões que são renegadas pelos grandes meios de comunicação e a segunda é falar de questões abordadas pela grande mídia, mas trazendo outra visão.

Escrevo geralmente, mas não exclusivamente, sobre as mobilizações e luta do movimento popular, em especial das lutas as quais estou envolvido diretamente na sua organização. Procuro, portanto trazer uma visão do ponto de vista interno e não exterior como se dá na maioria dos casos, apresentando muitas vezes intencionalmente visões distorcidas.

Meus artigos não são de um ponto de vista neutro, ao contrario, eles tem um lado – o lado da classe trabalhadora, do povo pobre e oprimido. O que pode ser visto de forma bem nítida nos artigos que apresento neste livro.

Apesar da minha formação acadêmica (bacharel em Serviço Social) escrevo como um militante. Meus artigos muitas vezes são confundidos com um panfleto politico, e de fato é. O meu estilo de escrever poderia ser definido como panfletário.

Outra característica é o fato dos meus artigos sempre apontarem para necessidade de uma ação. Pois como um marxista não poderia ser diferente. Não queremos interpretar as coisas simplesmente, queremos transformar essa realidade cruel em que sobrevive a classe trabalhadora.

Neste livro apresento uma coletânea de artigos escritos de 2010 até 2014. A maioria desses artigos já foram publicados em sites e blogs de partidos de esquerda, centrais sindicais, sindicatos e movimentos populares. Alguns foram reescritos outros são inéditos. Tal como a crônica que dá titulo a este livro – a morte do socialismo.

Alguns deles tratam de temas superados, lutas que já se findaram. Sobretudo por que escrevo sobre o que esta acontecendo, no calor do momento. No entanto vejo como importante resgatarmos essas experiências para que sirvam de exemplo (tanto positivo como negativo) para as lutas que estamos travando hoje.

Está aberto para fazer uma avaliação permanente das nossas lutas é importante para que consigamos avançar. Pois só conhecendo os nossos limites e procurando supera-los poderemos fazê-lo. Espero que este livro possa contribuir nessa tarefa.

Como também no intuito de disponibilizar mais um instrumento para formação e organização da classe trabalhadora do campo e da cidade para que fortaleçam suas lutas contra hegemônicas em especial em Goiás e no Tocantins.

Como bônus, fechamos o livro com o conto- Fazenda Liberdade em duas partes. Apesar de ser uma historia fictícia, o mesmo trata de uma questão infelizmente ainda muito presente no dia a dia do trabalhador rural brasileiro, em especial no norte. Que é o trabalho escravo.

Abraços com todo fervor revolucionário,

Pedro Ferreira Nunes

Lajeado – TO, 20 de abril de 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário