Foi dada a largada para a corrida eleitoral de 2020 que elegerá uma nova gestão (ou que manterá a atual) para comandar a prefeitura municipal de Lajeado. Não que já não viesse ocorrendo nos bastidores articulações com vistas a definição dos nomes que estarão na disputa (articulações que continuaram). Mas agora essas articulações tornaram-se públicas – pelo menos por parte de um grupo político.
Foi o que ocorreu no evento de inauguração do asfalto da avenida Norte-Sul e entrega de maquinário agricola realizado pela gestão atual na noite de quarta-feira (14/08) na entrada da avenida Norte-Sul, no Setor Aeroporto. O evento teve claramente um perfil de comício – com direito a discursos, churrasco para população e show de forró. Foi uma espécie de convenção para o lançamento da candidatura a reeleição do prefeito Tércio Neto (PSD) dando assim a largada para corrida eleitoral de 2020 em Lajeado.
Se o prefeito Tércio não fez isso de forma explícita é por que a legislação eleitoral proíbe que se faça campanha antecipada – ainda mais ofertando churrasco e show de forró. Mas para bom entender não precisa muito mais para entender a mensagem do prefeito para população e seus adversários.
Aliás, diria que particularmente para seus adversários, foi também uma tentativa de demonstração de força. Por isso um evento com apelo popular que pudesse mostrar a popularidade da atual gestão. Mas isso pode ser um erro – Tércio e seu grupo político poderão se iludir acreditando ter uma força que não tem só por que algumas centenas de lajeandenses foram comer churrasco e dançar forró no evento de inauguração da prefeitura. Ora, isso não quer dizer que as pessoas que ali foram apoiam a gestão e menos ainda votaram em Tércio e seus aliados.
Mas errando ou não, Tércio Neto e seu grupo político inegavelmente deram largada para a corrida eleitoral de 2020 em Lajeado – independentemente dos ônus e bônus que isso possa acarretar. E com isso obrigam seus adversários a se movimentarem também. Pois a falta de movimentação pode ter consequências irreversíveis – entre elas, perder gente para base da gestão atual.
Não falta na cidade pessoas descontentes com a atual administração da prefeitura de Lajeado. Pois como já escrevemos em outros artigos trata-se de uma gestão marcada pela falta de planejamento e por apresentar pouco resultado até agora. Mas é necessário iniciativas para organizar esses descontentes, pois se não a oposição dificilmente conseguirá derrotar o atual grupo político no poder.
Nos bastidores especulam-se alguns nomes para enfrentar Tércio Neto na disputa pela gestão da prefeitura de Lajeado. Mas por enquanto são só especulações. E como não faço minhas análises em cima de especulações, não irei nem me dar o trabalho de citar esses nomes aqui e muito menos analisa-los. Farei isso quando sairmos do campo das especulações para o campo dos fatos.
E fato até agora é a candidatura de Tércio Neto (PSD) á reeleição. Óbvio que estamos há um bom tempo das eleições de 2020. Até lá muita coisa pode acontecer (inclusive nada). Mas o fato desse grupo político se fechar em torno do projeto de reeleição do atual prefeito já o coloca um passo na frente nessa corrida eleitoral. Sobretudo, porque, por enquanto, a corrida é apenas dele consigo mesmo.
Pedro Ferreira Nunes – É Educador Popular e Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Tocantins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário