terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Uma proposta para trabalhar a leitura a partir da literatura feita no Tocantins

Leia para viver”.
Gustave Flaubert 


Palavras introdutória 

Nesse texto apresentamos uma proposta para trabalhar a leitura a partir de autores que produzem literatura no Tocantins. Começamos refletindo sobre a importância da leitura, para em seguida apresentar a proposta que consiste em trabalhar a leitura de forma prazerosa em rodas de conversas. Propomos o nome de alguns autores, mas não precisa ser necessariamente esses. Um ponto importante da proposta é a realização de um encontro literário e a produção de uma coletânea com os textos abordados. 

A importância da Leitura

A leitura é importante para que o processo de ensino-aprendizagem se desenvolva de forma satisfatória. Quem lê consegui ter uma compreensão melhor daquilo que o cerca – escreve melhor e desenvolve a criatividade através da escrita.

Infelizmente não temos no Brasil uma cultura de leitura como podemos perceber ao analisar as pesquisas que apontam a baixa quantidade de livros que o brasileiro ler anualmente. Daí não é de se admirar os resultados negativos que os estudantes brasileiros obtém no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Por exemplo,  em 2018, o PISA apontou que cerca de 50% dos jovens brasileiros não atingiram o mínimo de proficiência na leitura e interpretação de textos. Isso é ruim, pois mostra que a escola pouco tem contribuído para que a cultura de leitura do brasileiro melhore.

Creio que isso se dá pelo fato de que ao invés de estimular a leitura como um hábito prazeroso, a escola faz o contrário ao exigir determinadas leituras (que muitas vezes os estudantes não foram preparados para serem introduzidos). Desse modo a leitura se torna uma materia obrigatória que os estudantes devem estudar com o objetivo de fazer trabalho ou para o vestibular e o Enem. E sendo algo obrigatório fazem sem prazer – as consequências desse processo é grave sobretudo quando esse estudante entra na Universidade e o nível de leitura e escrita aumenta consideravelmente, independente do curso que irá fazer.

Desse modo propomos uma abordagem alternativa (partindo de uma leitura descompromissada de obras de autores regionais que propiciam uma aproximação maior entre o leitor e as estórias). Essa leitura descompromissada pretende ser apenas uma porta de entrada para que o estudante aprenda o prazer da leitura. E a partir daí poderá se aventurar em leituras cada vez mais complexas. Pois como ressalta Oliveira (2018) a leitura não é algo simples, ela exige a apreensão de determinada técnica para que se decodifique os textos. E a  apreensão dessa técnica não se dá de modo instantâneo, mas através de um processo que deve começar com leituras mais acessíveis e daí em diante vai se avançando para textos mais densos.

Ainda de acordo com Oliveira (2018), a leitura é importante para o desenvolvimento da criatividade, capacidade de elaboração crítica e na construção de opiniões próprias. De acordo com essa autora “a leitura amplia e aprimora os vocabulários e contribui para o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, além do mais possibilita o contato com diferente ideias e experiências”.

Trabalhando a leitura a partir da literatura feita no Tocantins 

A literatura tocantinense está em construção, e nesse processo de construção contamos com importantes personagens, que através de suas obras, tem dado uma enorme contribuição nesse sentido. No entanto nem sempre contam com o reconhecimento devido. Apesar disso, os autores tocantinenses fazem um importante trabalho de construção da identidade cultural do Tocantins – uma construção que se dá justamente pelo fato desses autores falarem da nossa terra, nossos hábitos,  nossos costumes, nossos rituais, enfim, do nosso povo. E isso, acreditamos, acaba sendo um fator maior de estímulo á leitura, a medida que os estudantes se sentem mais atraídos por estórias que nos é familiar – mais próximas do nosso cotidiano.

Ao estimular o hábito da leitura através de obras de autores tocantinenses, acreditamos também contribuir com a formação de novos leitores e por conseguinte de novos autores – sem falar na importância da leitura para um maior desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes no ambiente escolar. Eis ai um ponto importante, sobretudo diante de uma realidade que aponta um déficit na capacidade de leitura dos nossos estudantes á nível mundial, como aponta avaliações como o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes).

No Brasil, e especificamente no Tocantins, não é diferente. A capacidade de ler e interpretar textos pelos nossos estudantes está muito aquém do desejado. E isso é reflexo da falta de estímulo á leitura. Um problema que se inicia no ambiente familiar e que não é resolvido no ambiente escolar.

No ambiente familiar não há por parte dos pais esse estímulo, sobretudo por que esses pais não adquiriram culturalmente o âmbito da leitura, e se eles não possuem esse hábito fica difícil estimular os filhos a ler. Já no ambiente escolar o estímulo a leitura é feito de forma equivocada ao tornar algo que deveria ser prazeroso em uma obrigação. Com isso o estímulo se torna um desestímulo.

É nesse contexto, que apresentamos essa proposta para trabalhar a leitura a partir da literatura feita no Tocantins  – buscando romper com as abordagens equivocadas de estímulo a leitura, que mais desestimulam do que contribui para criar o hábito da leitura, sobretudo entre os jovens. Buscando tornar o hábito de ler, num hábito prazeroso. 

Diante disso a ideia é realizar rodas de conversa num ambiente diferente da sala de aula, onde depois de uma contextualização da obra, se exercite a leitura, seguida de reflexões e discussões.

No primeiro encontro pode ser feito uma apresentação introdutória da literatura tocantinense – suas características e desafios. Seguido da leitura de trechos de textos em prosa e versos de autores como Pedro Tierra, José Gomes Sobrinho, Fidêncio Bogo e Belinha. Num segundo encontro o foco pode ser a poesia, trazendo para roda poemas de autores como Célio Pedreira, Francisco Perna Filho e Lurdiana Araújo. No terceiro encontro é a vez da prosa, trazendo obras de autores como Jadson Barros Neves, Zacarias Martins e José Cândido Póvoa. Num quarto encontro volta-se a poesia e no quinto encontro, para fechar, volta-se a prosa. Em ambos, com novos autores da nossa literatura.

Ao final pode ser realizado um encontro literário e produzir um material sobre as leituras feitas durante o projeto e disponibiliza-lo na biblioteca da escola para pesquisas e trabalhos posteriores referentes a literatura tocantinense. Algo importante, sobretudo diante da escassez, de obras de autores que produzem literatura no Tocantins, na Escola. 

Conclusão 

Eis ai a nossa proposta para trabalhar a leitura a partir da literatura produzida no Tocantins. Não é uma proposta fechada. Desse modo as escolas poderão, a partir daí,  adaptar a sua realidade. Espero com ela, sobretudo, contribuir para refletirmos sobre a importância de pensarmos ações para trabalhar o incentivo a leitura e o fortalecimento da literatura tocantinense. 

Por onde começar?

Livros 

Literatura Tocantinense (SEDUC-TO, 2016) – Material organizado pela Secretaria da Educação do Tocantins com o objetivo de dá suporte as escolas no trabalho referente ao Dia D da leitura. O mesmo está disponível em PDF no site da Secretaria;

Literatura Tocantinense  (Editora Veloso, 2020) – É uma espécie de Mini-Enciclopédia, apresentando informações acompanhado de uma entrevista de autores que produzem literatura no Tocantins. A obra foi organizada pelo Escritor e Professor Pedro Alberici, em 5 volumes. Indico em especial o volume 01;

Anuário de Poeta e Escritores do Tocantins (Editora Veloso) – Organizado por Eliosmar Veloso é uma das principais vitrines para Poetas e Escritores, de Norte a Sul do Estado, mostrar seus trabalhos em verso e prosa. Há várias edições, mas recomendo em especial a de 2019;

Porto Submerso (Edição do autor, 2005) – livro de poemas daquele que na minha modesta opinião é a maior referência literária tocantinense e um dos grandes da literatura brasileira – Pedro Tierra. Nesse livro em especial, ele faz um retorno a sua terra Natal – Porto Nacional;

Pinga-fogo  (Editora Veloso, 2019) – livro de poemas de um dos autores mais conhecidos do Tocantins – Zacarias Martins. Nesse livro o Poeta nos brinda com obras carregada de humor. Mas como todo poeta, não deixa de falar de amor e mostrar sua indignação diante questões sociais;

Sites e blogs

Site Antonio Miranda - http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/tocantins/tocantins.html. Aqui temos um excelente espaço com trabalhos de 21 Poetas do Tocantins. Entre eles, Pedro Tierra, José Gomes Sobrinho, Zacarias Martins, Belinha, Lia Testa, Osmar Casagrande;

A produção literária no Tocantins - http://flaviodasilva.blogspot.com/2010/05/producao-literaria-no-tocantins.html. Nesse breve texto, o linguista Flávio Alves da Silva, faz uma análise interessante acerca da Produção literária feita no Tocantins;

Literatura Tocantinense – Leituras, resenhas e comentários. https://pedrotocantins.blogspot.com/p/literatura-tocantinense-leituras.html. Espaço dedicado à divulgação e análise crítica de de obras produzidas no Tocantins;

Cantinho do Zaca - http://cantinhodozaca.blogspot.com/. Blog do Poeta, Escritor, Jornalista (entre outros) dedicado a divulgação de informações acerca do mundo literário no Tocantins;

Academia Palmense de Letras. https://www.academiapalmensedeletras.com.br/. O site da APL está bem organizado, oferecendo um excelente espaço onde encontramos informações e um pouco da produção literária dos seus membros 

Por Pedro Ferreira Nunes – Educador Popular e Especialista em Filosofia e Direitos Humanos. Atualmente atua como Professor da Educação Básica no CENSP-Lajeado.

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