Ouvir o disco “RDP ao vivo – 1992” é ser levado para dentro do show, se colocar em frente ao palco, sentir a energia do público, entrar na roda, bater cabeça, subir no palco e pular nos braços dos demais, se deliciar com a performance da banda. E que performance, camarada. Boka (bateria), Jabá (Contrabaixo), Jão (Guitarra) e Gordo (Vocal) estavam afiadíssimos, e entregam tudo de si numa sequência avassaladora. Começando com uma dose de pessímismo e desespero em “Morrer” - Tenho medo do presente, tenho medo do futuro e de tudo que nos cerca/Sigo meu caminho, meu caminho é morrer!… Num peso e velocidade para fã nenhum de Motorherd colocar defeito.
Em seguida eles emendam com “Mad Society” e pisam no acelerador novamente com “Crianças sem futuro” – “Qual será o futuro das crianças do brasil?/Só de aids esse ano já morreram mais de mil/Mas nosso governo finge que não vê/Seus filhos estão seguros/Eles vão sobreviver”. Segura esse soco no estômago, camarada.
Uma rápida pausa para pisar no acelerador novamente com “Ascensão e queda”. Em seguida vem “Beber até morrer” que entre outros versos tem – “Viver sempre chapado é melhor do que lutar?”. Na sequência tem Máquina Militar – “Olhe soldado/Esqueça seu passado/Você deixou de existir/Agora você é uma máquina do sistema/Somente para matar/Somente para destruir.”
Em menos de um minuto Gordo vomita três petardo – “Guerrear”, “Políticos contra o povo” e “Caos” – “Esse mundo é um caos/Essa vida é um caos/Caos!”. “Sofrer”, “Crussificados pelo Sistema” e “Vida Animal” vem na sequência. A introdução do contrabaixo do Jabá nessa última é coisa de louco. Aliás, o som do contrabaixo do Jabá merece todo destaque. Depois temos “Plano furado I e II” e então eles entoam “Anarkophobia” levando todo mundo ao êxito – “São faces marcadas/Que temem a revolução/Revolução, revolução/Cresce a tirania/Medo, alienação...”. Se o show tivesse se encerrado ali todo mundo voltaria para casa satisfeito. Mas teve mais, muito mais.
A nova sequência começou com, nas palavras do Gordo, “mais um ritizinho idiota” – “Aids, Pop, Repressão”. Em seguida vem “Realidades da guerra”, “Work for never”, “Velhus Decrepitus”, “Herança”, “Paranóia nuclear” e mais um petardo – “Crise Geral” – “Falam de anarquia/De lutar pra viver/O povo hoje em dia/Aprendeu a perecer/A apatia é grande/E a crise é geral/Se lembram disso sempre/Esquecem no carnaval”.
A próxima sequência tem “Que vergonha”, “Vivendo cada dia mais sujo e agressivo”, “Cérebros atômicos”, “Sentir ódio e nada mais” e “Igreja Universal” – “Você acredita em Deus e nos seus milagres?/Em troca de dinheiro, ele te fará feliz/Você chorou de emoção em nome da verdade/Nas mãos de um charlatão, você é um imbecil…”. E para finalizar um bônus com “Novo Vietnã”, “Poluição Atômica” e “Agressão, Repressão” – “É preciso mudar o sistema policial/Porque eles estão matando a pau/Gente decente/É preciso mudar o sistema policial/Porque eles estão matando a pau/Gente inocente”.
Agora em 2022 faz 30 anos desse show. A banda continua na ativa produzindo e gravando discos de qualidade. Como também fazendo shows memoráveis (daquele quarteto apenas o Jabá saiu da banda). O disco tornou-se uma referência para diversos outros artistas. E contribuiu para formação de uma consciência crítica sobre o nosso país. As letras atuais que dizem muito do mundo de hoje, em especial do nosso país, não são frutos de um exercício de adivinhação como alguns dizem. É antes de tudo reflexo de uma banda que nunca seguiu modismos e nem fugiu dos problemas concretos da nossa sociedade – a violência policial, a fome, a exploração, a questão ambiental, a alienação, a corrupção, os horrores da guerra – problemas estruturais que não podemos deixar de pautar. É o que faz o RDP nesse trabalho, e em toda a sua discografia, daí a sua importância não só no campo da música.
Por Pedro Ferreira Nunes – Um rapaz latino americano que gosta de ler, escrever, correr e ouvir Rock in roll.
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