terça-feira, 3 de maio de 2016

Por um Centro Acadêmico de Filosofia Independente e de Luta!

O CAFIL
O Centro Acadêmico de filosofia tem como principal objetivo defender os interesses e direitos dos alunos do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Tantos nos espaços de representação do movimento estudantil, na comunidade acadêmica como também junto à sociedade em geral. O mesmo foi fundado em novembro de 2011 e tem como sigla CAFIL. As principais regras que regem o seu funcionamento estão no seu Estatuto que pode ser encontrado junto à coordenação do curso de Filosofia na pasta do CAFIL.
As últimas gestões a frente do CAFIL
Infelizmente as últimas gestões à frente do Centro Acadêmico de filosofia afastaram o CAFIL do seu principal objetivo – que é a defesa dos estudantes. A falta de informação e a desorganização é a marca da ultima gestão. Que, aliás, não deixou se quer um registro a cerca das ações realizadas pelo CAFIL. Tal fato fez com que os estudantes do curso de filosofia da UFT se afastassem do seu principal instrumento de representatividade e, sobretudo, deixassem de saber qual o papel deste.
Fortalecer o CAFIL
O CAFIL não é um órgão da universidade, uma extensão da reitoria. Mas sim um instrumento de defesa dos direitos dos Estudantes. E que para tanto é fundamental ter autonomia e independência frente a qualquer órgão da universidade e da sociedade em geral. Não podemos aceitar o descaso com que o curso de filosofia é tratado – a falta de estrutura e condições adequadas para que tenhamos uma boa formação. Como também uma politica de permanência estudantil mais abrangente para aqueles que necessitam. E só um CAFIL autônomo e independe pode lutar por essas bandeiras.
Fortalecer um movimento estudantil autônomo na UFT
É claro que o CAFIL não irá sozinho transformar o quadro caótico de falta de estrutura e democracia na UFT. No entanto deve esta na vanguarda pela construção de um movimento estudantil autônomo que tenha condições de lutar para que tenhamos melhores condições de ensino. Essa é uma das tarefas fundamentais para o próximo período. Juntamente com a conquista de uma sede física para o CAFIL.
Eleições do CAFIL
Os estudantes do curso de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins encontram-se sem representantes oficiais nos fóruns de decisão da comunidade acadêmica. Tal fato é extremamente prejudicial a todos nós. Nesse sentido é de fundamental importância à participação de todas e todos para que possamos coletivamente retomar a representatividade do Centro Acadêmico de Filosofia da UFT.
UM CAFIL FORTE SE FAZ COM A PARTICIPAÇÃO DE TODAS E TODOS
Não há outra receita se não a participação de todos os estudantes na construção de um CAFIL autônomo e de luta. Pois quando não participamos estamos deixando que alguns poucos decidam por nós. Nesse sentido é fundamental a participação no processo eleitoral que esta ocorrendo para eleição da nova coordenação do CAFIL. Eleição que ocorrerá no dia 04 de maio das 18h ás 22h. esse processo é fundamental para avançarmos na construção de um Centro Acadêmico forte e independente. Mas também é necessário que após as eleições todos os estudantes continuem acompanhando as ações do CAFIL, fiscalizando e cobrando de sua coordenação o cumprimento do seu papel que é de defender os direitos dos estudantes de filosofia.

terça-feira, 19 de abril de 2016

Crônica: Velhas lembranças


O ônibus seguia cortando pela estrada noite adentro. Cansados de mais um dia de aula na faculdade, deixávamos á capital rumo à pequena cidade de Lajeado. Onde mal víamos a hora de chegar em nossas casas para descansarmos de mais um dia de batalha. Apesar da rotina não deixo de me encantar diariamente com a paisagem que nos rodeia especialmente a paisagem noturna.
Da janela do ônibus observo o belíssimo luar refletindo seu brilho intenso nas águas do lago. Um vento frio entra pela janela, sinto algo diferente no ar. Um cheiro, um cheiro que não me é estranho – vindo do rio. Aquela paisagem, aquele luar, aquele cheiro no ar me tele transportou para o passado. Sim, eu podia jurar que estava sentindo o cheiro de um mandi moela assado. Ah, quantos anos que não sentia aquele cheiro.
Lembrei-me de quando criança, de quando seguíamos rio acima de canoa para acamparmos nos “mares”, acompanhando os cardumes de mandi moela. Levávamos apenas a farinha de puba e o tempero caseiro de minha mãe. Chegando lá corríamos atrás da lenha, acendíamos uma fogueira e íamos pescar. Não demorava de pegar um mandi moela e mais do que depressa limpávamos o peixe, temperávamos e colocávamos para assar. E de repente aquele cheiro saboroso de mandi moela assando na brasa tomava conta do ar.
Ah, quanto tempo que não sentia aquele cheiro. Quanto tempo que eu não vejo um mandi moela. Já se vão mais de dez anos desde que se construiu a usina hidrelétrica na cachoeira do Lajeado e desde então os cardumes de mandi moela desapareceram. Como também desapareceu a cachoeira dos “marés”, submersa pelo lago da usina. Aquele lago que observo agora da janela do ônibus enquanto voltou da faculdade para casa.
Tento em vão identificar pelo caminho onde era “os mares”. Mas é impossível a água tomou conta de tudo. E aquele cheiro tão gostoso de mandi moela de onde vinha? Vinha da minha memoria. E aquele luar que eu observava da janela do ônibus e que era o mesmo luar que eu contemplava quando criança deitado ao pé da fogueira enquanto esperava o mandi moela assar, me fazia recordar desse tempo distante.
Pedro Ferreira Nunes é poeta popular e escritor tocantinense.

Resenha: “Como ler um texto de filosofia”, de Antônio Joaquim Severino.

Por Pedro Ferreira Nunes 

Em “Como ler um texto de filosofia”, Antônio Joaquim Severino – licenciado em filosofia pela Universidade Católica de Louvain – Bélgica, doutor pela PUC-SP e livre-docente em filosofia da educação da Universidade de São Paulo, onde atualmente é professor titular. Busca através desse livro dá algumas orientações, em especial para os jovens estudantes que se iniciam na leitura sistemática de textos filosóficos, pois como bem ressalta, a leitura de um texto filosófico é diferente de um texto literário. “Como ler um texto de filosofia” trata-se, portanto de uma obra expositiva, paradidática que procura transmitir conhecimento.
O livro é enumerado pelo autor da seguinte forma: Primeiro com a apresentação da obra ou a introdução. Segundo o desenvolvimento que é subdividido em quatro partes: Sendo que a primeira parte ele abordará a questão do texto, da comunicação e da leitura. A segunda parte será feito um exercício de leitura, a terceira parte teremos a abordagem da pesquisa no processo de leitura e a quarta parte um outro exercício de leitura. E por fim a conclusão do livro com as indicações bibliográficas.
A questão fundamental abordada pelo filosofo Antônio Joaquim Severino neste livro está expresso no nome da própria obra – como ler um texto de filosofia. Para tanto o autor vai apresentar uma espécie de manual que deverá ser seguido por aqueles que não têm familiaridade com esse estilo de escrita. Pois para o autor a leitura analítica de um texto filosófico tem que ser feito de uma forma sistemática.
E qual a importância de se ler um texto de filosofia numa sociedade que nega a importância do pensar filosófico? Em “Como ler um texto de filosofia”, Antônio Joaquim Severino dirá que é extremamente importante à leitura de textos filosóficos para o desenvolvimento do processo educacional, e que isso reflete na nossa própria existência. O fato é que não se pode negar a importância da filosofia na construção do pensamento ocidental, e que mesmo sendo desvalorizada a filosofia resiste.
Ainda segundo Antônio Joaquim Severino a filosofia é uma modalidade do conhecimento e filosofar é um exercício intelectual, um processo que não se dá de forma isolada, mas sim coletivamente. O autor também falará de como a experiência do pensamento e da linguagem se confundem. Sendo que a linguagem garante a objetividade e a exterioridade – questões importantes no processo de educação. Sendo que no processo de educacional há que se destacar a comunicação – que se dá tanto através da via oral como escrita, no entanto a oral vai se perdendo com o tempo, já a escrita permanece sempre viva.
É então que na primeira parte de “como ler um texto de filosofia”, o autor irá tratar do texto, da comunicação e da leitura. Da relação entre escritor e leitor – de como o meio de onde viemos e a nossa formação cultural pode interferir na forma com que compreendemos o texto.
Antônio Joaquim Severino irá dizer que quando um autor elabora um texto – ele concebe e codifica. Já o leitor busca a decodificação e a compreensão desse trabalho. Ele então dirá que não basta conhecer os símbolos é preciso também conhecer as ideias do autor para se fazer uma leitura analítica. Pois a leitura analítica nada mais é do que compreender o texto na sua totalidade. Por tanto em “como ler um texto de filosofia”, Antônio Joaquim Severino ressalta claramente que é possível se ler um texto quando se conhece os símbolos, porém não o compreendemos se não soubermos as ideias. Assim a leitura analítica deve abarcar toda essa totalidade – tanto decodificar como compreender.
É então que ele vai apresentar quais as etapas que o leitor deve seguir para fazer uma leitura analítica. São elas: Analise textual, analise temática, analise interpretativa, problematização e reflexiva.
O autor também mostrará a importância da preparação da leitura mediante uma analise textual. Que deve, por exemplo: Fazer a leitura por partes, conhecer o autor, saber para quem e para que o texto foi escrito. É também necessário fazer uma leitura panorâmica (conhecer o texto previamente). Pesquisar as fontes, as referencias e o vocabulário do qual não estamos familiarizado. Outra questão que deve ser feita é o resumo do texto, fazer uma analise temática (compreender o texto objetivamente).
Antônio Joaquim Severino deixa claro que compreender um texto não é interpreta-lo. O dialogo se dá num segundo momento quando o leitor vai dialogar com o autor e com o texto. No entanto para fazer esse dialogo é preciso ter maturidade intelectual – fazer a problematização e a reflexão pessoal. Por fim, registrar as referências utilizadas e as conclusões.
Na segunda parte o autor irá apresentar um exercício de leitura, para tanto se utilizara de um texto do pedagogo Paulo Freire, onde exemplificará como deve ser feito o processo que ele apresentou na primeira parte do livro. Mostrando passo a passo como deve ser feito a sistematização para leitura analítica.
Já na terceira parte o autor irá destacar a importância da pesquisa, sendo que “a atividade de pesquisa busca em fontes apropriadas subsídios, esclarecimentos, informações que nos darão conta da mensagem que o autor quis nos passar por meio do seu texto”. (como ler um texto de filosofia. Pag.51). Dai a sua importância. Nessa atividade de pesquisa deve ser feito por tanto uma ficha bibliográfica, uma ficha biográfica, ficha temática, fichário pessoal, as fontes de pesquisa em filosofia, textos clássicos, dicionários, histórias, introduções e revistas.
E na quarta parte o autor irá apresentar um outro exercício de leitura, para tanto se utilizará de um texto um pouco mais complexo do filosofo Descartes, onde exemplificará como deve ser feito o processo que ele apresentou na terceira parte do livro “como ler um texto de filosofia”. Aliás, o livro “como ler um texto de filosofia”, do filosofo Antônio Joaquim Severino não apresenta uma conclusão. O autor encerra a obra com as indicações bibliográficas.
A opção do autor em não fazer uma conclusão pode ser explicada pelo que foi colocado na apresentação dessa obra – o objetivo é apenas apresentar algumas orientações iniciais para jovens estudantes que estão se iniciando na leitura sistemática de textos filosóficos. Por tanto não é uma obra conclusiva. Ficando assim em aberto para possíveis modificações.
É fato que a leitura de um texto de filosofia não é algo simples, sobretudo para quem não está familiarizado com a linguagem filosófica. Por tanto é compreensível à preocupação do filosofo e professor Antônio Joaquim Severino que o levou a elaborar este livro que busca de forma inicial trazer algumas orientações de como deve ser feito a leitura de um texto de filosofia. No entanto há um grande risco, em vez de facilitar a leitura sistemática de textos filosóficos, “como ler um texto de filosofia” pode dificultar ou mecanizar este processo.
Ora, o próprio nome do livro já indica que o mesmo é uma espécie de manual – uma formula “matemática” de como ler um texto de filosofia. Mas é só a partir do esquema apresentando por Antônio Joaquim Severino que é possível ler um texto de filosofia? É fato que não. No entanto, o autor omite outras possibilidades. Sobretudo que não sejam tão mecânicas como a apresentada nesta obra.
É inegável a importância das questões abordada pelo autor – especialmente da relação escritor e leitor – e a cerca da compreensão e a interpretação. Aliás, a nossa critica não é a cerca do conteúdo apresentado pelo autor, os elementos que ele aponta para a leitura analítica de um texto filosófico é fundamental. A nossa critica se dá, sobretudo a cerca da forma com que é apresentado, ou melhor, á “formula”.
Com essa critica não estamos dizendo que o livro “como ler um texto de filosofia” seja descartável. O mesmo apresenta boas orientações iniciais de como fazermos uma leitura analítica. No entanto é preciso ressaltar, algo que o autor não fez, que não existe receita pronta e acabada para se ler um texto de filosofia tal como o livro sugere. O fato é que a forma mais eficaz de se ler um texto de filosofia é lendo. É lendo que se vai familiarizando com a linguagem filosófica e, por conseguinte se conseguirá compreende-lo e interpreta-lo.

*Trabalho apresentado para disciplina de Leitura e produção de texto cientifico, do primeiro período do curso de Filosofia da UFT.

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Assembleia Geral dos Estudantes do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins e eleições para o CAFIL.

“Quem não se movimenta não sente as correntes que o prendem”.
Rosa Luxemburgo

Devido aos questionamentos dos estudantes de filosofia quanto à organização, a falta de esclarecimentos e um processo eleitoral relâmpago – as eleições da nova coordenação do Centro Acadêmico de Filosofia, que deveria ter ocorrido em novembro de 2015, foram canceladas pela então comissão eleitoral. E desde então a coordenação do CAFIL encontra-se em vacância. Prejudicando assim, os estudantes do curso que estão sem representatividade nos fóruns deliberativos da comunidade acadêmica.

Diante deste fato foi convocada uma assembleia geral dos estudantes de filosofia para discussão e encaminhamentos a cerca de alterações no Estatuto do CAFIL bem como para eleição da comissão eleitoral para organização e convocação da eleição para nova coordenação do centro acadêmico.

A assembleia geral aconteceu na ultima segunda-feira (11/04) na sala 202, bloco J, no campus da UFT de Palmas. E contou com a participação de um pouco mais de 30 estudantes do curso de filosofia. E as principais deliberações da assembleia geral foram a cerca de alterações no estatuto do CAFIL criando novas coordenações e a eleição da comissão eleitoral responsável pela realização das eleições.

Alterações no Estatuto do CAFIL

A gestão anterior do centro acadêmico em uma assembleia geral havia criado duas novas coordenações relativas à questão de gênero, sexíssimo e racial. No entanto a ata e a lista de presença de tal assembleia não foram apresentadas, com isso tal alteração tornava-se nula. Diante disso a proposta de criação das duas novas coordenações foi novamente colocada em votação – sendo que 5 estudantes votaram favoravelmente pela criação das novas coordenações e 28 contrários. Por tanto, por ampla maioria os estudantes de filosofia decidiram não fazer nenhuma modificação no Estatuto.

Pelo menos não por enquanto, já que quase por unanimidade foi feito uma avaliação de que o Estatuto do CAFIL precisa de alterações, pois o mesmo é uma copia bastante ruim de outros estatutos. No entanto tais alterações precisam de estudo e de um debate mais aprofundado.

Comissão eleitoral e conselho fiscal

Para comissão eleitoral que ficará responsável por organizar, coordenar e realizar as eleições para o CAFIL foram eleitos por unanimidade os estudantes Caterine Melo, Jânio Sousa e Pedro Ferreira. Sendo que Caterine Melo será a presidente da comissão eleitoral. Além da comissão eleitoral também foi realizada a eleição para o conselho fiscal, composto por seis membros também eleitos por unanimidade.

Eleições para o CAFIL

É de fundamental importância a participação de todos os estudantes do curso de filosofia da Universidade Federal do Tocantins nesse processo eleitoral. Seja diretamente compondo uma chapa para disputar a direção do CAFIL ou através do seu voto escolhendo aqueles que de fato tem maior capacidade de representar todos os estudantes e não apenas seus interesses pessoais.

Nesse sentido aqueles que têm interesse em disputar a direção do centro acadêmico é importante se articular o quanto antes para montar suas chapas. Como também é importante o envolvimento de todos fiscalizando o processo eleitoral e a futura gestão a frente do CAFIL.

Construir um curso de filosofia cada vez mais forte na UFT

Um movimento estudantil forte é fundamental para que consigamos construir um curso de filosofia cada vez mais forte na UFT. Que assuma o papel protagonista e não que fique a reboque de outros cursos. E nesse sentido as eleições para o centro acadêmico se torna importantíssimo. Por tanto é fundamental a participação de todas e todos.

Pedro Ferreira Nunes é estudante de filosofia da Universidade Federal do Tocantins e membro da comissão eleitoral para as eleições do CAFIL. 

O fim da reforma agrária

Ao contrario do que tem noticiado a grande imprensa. O Tribunal de Contas da União não determinou a paralisação do processo de reforma agrária. Até por que a reforma agraria já esta parada há muito tempo, e não por culpa do TCU, mas sim dos governos de plantão que priorizam a agricultura patronal e o agronegócio. O que o TCU determinou foi a paralisação da politica de assentamento de novas famílias sem terra, o que já vem ocorrendo no governo Dilma Rousseff.

Quando comparamos os números de famílias sem terra assentadas nos últimos anos percebemos que o governo Dilma perde até mesmo para o governo de Fernando Collor.  E se formos comparar com os números dos governos FHC e de Lula, Dilma perde de goleada. E não adianta negar, até mesmo movimentos como o MST e a CONTAG que apoiam Dilma, criticam-na quando o assunto é a questão agrária. Sobretudo em relação à criação de novos assentamentos.

Com essa determinação o TCU esta fazendo um grande favor para o governo Dilma Rousseff , pois oficializa algo que já vinha sendo feito na prática, que é a paralisação do assentamentos de famílias sem terra. A justificativa do tribunal de contas da união é de que foi identificado mais de 578 mil beneficiários irregulares. Uma justificativa que não se sustenta. Ora, esse número representa apenas 30% (segundo o TCU) dos beneficiários com lotes da “reforma agrária”. O que quer dizer, portanto que a grande maioria é de pessoas que de fato necessitam. Logo não há por que paralisar todo o projeto prejudicando assim aqueles que honestamente lutam pelo seu pedaço de terra.

Em vez de paralisar o processo de assentamento de famílias sem terra, prejudicando assim aqueles que nada tem haver com a corrupção no INCRA e outros órgãos governamentais. O que deve ser feito é a punição de políticos e servidores públicos envolvidos nessas irregularidades, além da retomada desses lotes e a destinação dos mesmos para as famílias que estão em baixo de barracas de lona nas margens das rodovias esperando serem assentadas.

O que não será feito por este governo que está ai. Governo que não tem nenhum compromisso com o campesinato sem terra. Ao contrário, um governo que tem dado todo o apoio para o avanço do agronegócio no campo. Um governo que tem se caracterizado por uma politica de antirreforma agrária. E que mesmo assim conta com o apoio de movimentos campesinos – que tampam os ouvidos para base e defendem acriticamente um governo neoliberal que se faz de vitima. Mas que nos últimos anos tem se caracterizado por um grande retrocesso em relação aos direitos dos povos do campo.

Mesmo diante de tudo isso. Não declaramos o fim da reforma agrária. E não será por determinação do TCU ou pelo abandono do governo federal que deixaremos de lutar para que os camponeses sem terra possam conseguir o seu tão sonhado pedacinho de chão. Não será por causa de nenhum decreto que deixaremos de seguir entrincheirados lutando pelo fim do latifúndio e pela democratização do acesso a terra neste país. Por fim nos somamos aos milhares que estão nas margens das estradas resistindo bravamente e que inspirados por tantos outros que derramaram seu sangue por esta causa – gritamos: A reforma agrária virá – seja na lei ou na marra.


Pedro Ferreira Nunes é educador popular e militante do Coletivo José Porfírio.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Alguns breves comentários sobre a conjuntura politica


Caros camaradas, vamos para mais uma rodada de breves comentários sobre a conjuntura politica, no melhor estilo punk – breve como um soco no estomago.
Sobre o Impeachment de Dilma Rousseff
Que o governo Dilma Rousseff não tem nenhuma condição de continuar a frente do país acho que não é segredo para ninguém, e ninguém em sana consciência ousa defender o atual governo. Aliás, nem mesmo o PT defende com veemência o governo da presidenta Dilma, como bem aponta os documentos aprovados no ultimo congresso do partido onde fazem duras criticas a politica econômica do governo. Com isso o processo de impeachment contra Dilma parece ser irreversível.
A saída do PMDB do governo Dilma
Sobretudo agora com a saída do PMDB de forma oportunista da base do governo. No entanto esse oportunismo não se revela só agora – em que o partido vislumbra “tomar” o poder. Mas desde que formou a aliança com o PT. Uma aliança que se deu não com base num programa comum de governo, mas na distribuição e ocupação de cargos públicos. Por tanto não é de se admirar que um partido que entrou de forma oportunista nessa aliança, saia da mesma forma.
O governo em desespero
Aliás, o que me causa estranheza é a surpresa de lideres do PT com a saída do PMDB da base do governo. Ora, é muita ingenuidade esperar fidelidade do PMDB. É obvio que isso iria acontecer em algum momento. É obvio que o PMDB pularia do barco quando estivesse afundando. Fez isso em todos os governos anteriores (Sarney, Collor e FHC). Por que agora seria diferente?!
Não vai ter golpe?
Enquanto isso os poucos que ainda defendem o governo Dilma se agarram a essa palavra de ordem. O que mostra que o governo já não tem nenhum argumento para salvar sua pele e tenta se fazer de vitima. Mas a população já não cai nessa. Basta ver as pesquisas que mostram a crescente desaprovação do governo como também o numero de manifestantes nas manifestações de apoio a Dilma e Lula.
O impeachment é a saída?
É fato que Dilma Rousseff não tem nenhuma condição para continuar a frente do governo até 2018. E não adianta se fazer de vitima dizendo que tal processo se trata de golpe ou que é preciso respeitar o voto. Não, isso já não cola mais. Por outro lado não nos iludamos, não será o impeachment de Dilma que resolverá a crise politica e econômica do país. Aliás, se Dilma cair, dá até náuseas pensar quem está na linha sucessória do governo – Michel Temer, Eduardo Cunha e Renan Calheiros.
O sujo falando do mal lavado”
O que também me causa náuseas é a comissão que esta responsável por analisar o processo de impeachment de Dilma. Nada mais, nada menos do que 28 deputados envolvidos na operação lava jato. Ora, é fato que com o congresso nacional que temos, com figuras como Eduardo Cunha e Renan Calheiros – não há legitimidade de condenar Dilma pelos crimes que a maioria deles cometeram. A não ser que todos sejam punidos igualmente – todos devem perder seus mandatos sem exceção. Começando pela presidenta e seu vice. E pelos presidentes da câmara e do senado.
Qual a saída então?!
Em uma discussão na Universidade Federal do Tocantins um professor disse que a saída é colocar Lula, FHC e Sarney para sentarem juntos e buscarem uma saída. Não, vocês não leram mal, é isso mesmo. A proposta do professor é conciliação, resolver as coisas por cima – isto é, vamos deixar as coisas como sempre estiveram, como sempre foram. Se não perderemos nossos privilégios. Lembrei-me de uma frase que diz que intelectuais gostam de revolução desde que elas aconteçam bem longe deles.
A saída é à esquerda – unificar a luta do povo trabalhador do campo e da cidade
Ao contrario do professor, acreditamos que a saída é pela esquerda – de baixo para cima e não de cima para baixo. É da capacidade de mobilização e unificação das organizações de luta da classe trabalhadora. Inclusive da capacidade dos trabalhadores que ainda tem ilusão no Lula e no PT de se desfazer dessa influência. É por esse caminho que conseguiremos sair dessa encruzilhada em que estamos.
Pedro Ferreira Nunes é educador popular e militante do Coletivo José Porfírio.

segunda-feira, 28 de março de 2016

Poeminha para Sophia

Ela Chegou


Ela chegou
As chuvas fecham o verão
A lua fina no céu
Anuncia aproxima estação.

Foi num dia frio de março
Que ela chegou
Os rios estão cheios
Os cajus já “fulorô”.

É tempo de abundância no sertão
O verde invade nosso olhar
Os pássaros em revoada
Cantam alegrando o lugar.

Ela chegou
Numa bela estação
Tranquilizando nosso espirito
Alegrando nosso coração.

Que seja bem vinda então
Como a chuva no sertão
Que chega na hora certa
Pra salvar a plantação.


Pedro Ferreira Nunes
Casa da Maria Lucia. Lajeado do Tocantins.
Lua Crescente, Invernada de 2016.