segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Mais um período de luta na defesa dos interesses das e dos Estudantes de Filosofia da UFT

 
Mais um período de luta na defesa dos interesses das e dos Estudantes de Filosofia da UFT 
 
Chegamos ao final de mais um período na Universidade Federal do Tocantins – Campus de Palmas. E queremos através deste boletim prestar conta e fazer um breve balanço da gestão Despertar é preciso! A frente do CAFIL – Centro Acadêmico de Filosofia da UFT. Bem como apontar alguns desafios para o próximo período.
Desde já desejamos a todas e todos um final de período exitoso, boas férias e que possam recarregar as energias para enfrentar os desafios do ano vindouro.
Consolidação de uma gestão democrática e participativa
A gestão Despertar é preciso! Assumiu o CAFIL (Centro Acadêmico de Filosofia da UFT) em março de 2017. E desde então temos pautado nossas ações nas decisões coletivas – ocupando os espaços de representação (Colegiado de Filosofia e Conselho Diretor), bem como nos demais espaços que se faz necessária a nossa presença. Sendo que no período atual essa política foi consolidada. Bem como uma política de comunicação através dos informes e das publicações via grupo do wattssapp, no facebook e no nosso blog.
O que também conseguimos consolidar foi à parceria com a Coordenação do Curso de Filosofia, por exemplo, na Recepção dos Calouros, na semana intercursos – Os 100 anos da Revolução Russa e na II Jornada Filosófica. Fizemos mais um pedido de camisetas e fortalecemos mais ainda a imagem do curso de filosofia no campus de Palmas. Hoje sem duvidas a atuação do Centro Acadêmico de Filosofia é referência para o movimento estudantil na UFT e já não nos ignora tal como outrora.
Todas essas conquistas são frutos da luta coletiva – se não houvesse um amplo apoio das e dos estudantes de Filosofia da UFT essas conquistas não seriam possíveis. Inclusive destacamos a contribuição de estudantes do curso que não fazem parte da coordenação geral do CAFIL, mas que não se negaram a assumir tarefas e contribuir na realização dessas ações. E assim vamos construindo um trabalho de base para que quando terminar nossa gestão o CAFIL não entre em vacância como em outros momentos.
Fortalecimento do Movimento Estudantil na UFT
O CAFIL teve um papel de destaque nas eleições do DCE-UFT – contribuindo assim para que fosse reconstituído o principal instrumento de representação das e dos estudantes na Universidade. O DCE estava em vacância há quase 01 ano. Fizemos parte da comissão eleitoral (representando o campus de Palmas) e mesmo diante de todas as dificuldades cumprimos o nosso papel de cabeça erguida até a realização das eleições e a posse da nova gestão. Acompanhamos também as eleições para o Diretório Acadêmico de Palmas e ficamos felizes em ver os estudantes do curso de Filosofia participando do processo e inclusive compondo chapas. Sem duvidas estamos com uma representação estudantil mais forte, claro, isso não é fruto apenas da nossa luta, mas de todas as entidades estudantis da UFT, e, sobretudo das e dos estudantes que mesmo não fazendo parte dessas entidades participaram do processo.
Executiva Nacional de Estudantes de Filosofia - ENEF
O CAFIL fez parte da recriação da Executiva Nacional de Estudantes de Filosofia, que ocorreu no 33º ENEFIL na cidade de Fortaleza - CE, juntamente com centros acadêmicos e diretórios acadêmicos de todas as regiões do país. Sem dúvidas um marco importante na articulação e organização nacional das e dos estudantes de filosofia para fortalecer a nossa resistência contra os ataques à educação, o sucateamento da universidade pública e especificamente ao curso de filosofia por parte do governo ilegítimo de Michel Temer.
Desde então temos mantido contatos permanente com a executiva nacional de estudantes de filosofia e temos estreitado relações com representantes da região norte amadurecendo a possibilidade de construção do EREFIL – NORTE (Encontro Regional de Estudantes de Filosofia da Região Norte).
Participação no ENEFIL
A delegação da UFT Foi uma das maiores delegações do 33º ENEFIL. A maioria estava participando pela primeira vez de um evento desse porte – Era uma delegação inexperiente, mas que, no entanto teve uma participação significativa, inclusive apresentando trabalhos. Problemas ocorreram e que devem ser corrigidos nos próximos eventos, mas nada que tenha prejudicado a participação da delegação como um todo.
Nesse sentido devemos o quanto antes nos planejar e nos organizar para participar da próxima edição que se realizará em Santa Maria – RS, em 2018. Não podemos abrir mão de estarmos num espaço tão importante para nossa formação. Desde já assumimos o compromisso de lutar incansavelmente para garantir a participação de uma caravana da UFT no evento.
Oferta de disciplinas de Verão no curso de Filosofia – Uma conquista importante
Uma conquista importante no qual nós do CAFIL tivemos um papel importante foi à aprovação pelo Colegiado de Filosofia da oferta de disciplinas de verão. Com isso os estudantes que estão com pendencia nas disciplinas que serão ofertadas terão a possibilidade de regularizar sua situação. É claro, essa conquista só foi possível por que conseguimos sensibilizar os professores e a coordenação do curso da importância da oferta dessas disciplinas. No entanto é fundamental que os estudantes não deixem passar essa oportunidade. E assim, se for bem sucedido essa experiência, teremos condições de reivindicar futuramente a oferta de mais disciplinas.
Recepção dos Calouros dos cursos de Filosofia e Teatro
Num período em que houve tantas denuncias de trotes machistas, racista e homofobicos na UFT. Inclusive tomando as manchetes da imprensa regional. O CAFIL juntamente com acadêmicos do curso de Teatro organizou uma recepção conjunta com apresentações artística dos veteranos e com uma roda de conversa sobre o papel do movimento estudantil na universidade. Além disso, elaboramos e distribuímos um boletim especialmente para os calouros falando sobre o papel do Centro Acadêmico, sobre a vida universitária e nos colocando a disposição para auxilia-los no que fosse necessário. Foi com certeza um momento marcante e muito exitoso que nos comprometemos em repetir no próximo período.
Desafios para o próximo período
Nesses quase dez meses a frente do Centro Acadêmico de Filosofia da UFT tivemos importante conquistas, mas temos consciência que é possível muito mais. E nos comprometemos em continuar buscando fortalecer e preservar as conquistas que alcançamos, mas também avançar no sentido de conquistar muito mais. No entanto precisamos do apoio de todas e todos. Não só do apoio, mas também da participação efetiva na construção e nas ações do CAFIL. Pois como falamos em outro momento – um Centro Acadêmico forte, autônomo e de luta só é possível com o envolvimento de todas e todos os estudantes do curso e não apenas de sua coordenação geral.
Nesse próximo período vamos intensificar a luta para garantir uma sala para o CAFIL. Uma questão prioritária, que estamos devendo aos estudantes do curso de filosofia. Queremos deixar claro que não abrimos mão dessa demanda. A direção do Campus de Palmas nos garantiu uma sala, mas até agora não cumpriu sua promessa. Esperamos que eles cumpram com o que fora acordado o quanto antes.
Também iremos propor a confecção de novas camisetas do curso de filosofia com uma nova arte e cores. Sendo que este novo modelo de camiseta será submetido para ser aprovado ou não por todas e todos do curso de filosofia.
Faremos uma assembleia geral no inicio do próximo período para avaliarmos coletivamente o primeiro ano de gestão (da gestão Despertar é preciso!) a frente do CAFIL – Centro Acadêmico de Filosofia da UFT. E a partir dai decidir a cerca da continuidade ou não dessa gestão, da realização de novas eleições, modificações estatutárias (se necessárias) entre outros.
Por fim, nos colocamos a disposição de todas e todos. Estamos abertos ao diálogo e as criticas para que possamos melhorar cada vez mais a nossa gestão.
Abraços revolucionários, atenciosamente,
Coordenação Geral do Centro Acadêmico de Filosofia – CAFIL da Universidade Federal do Tocantins.
...Aquí está una de las tareas de la Juventud, impulsar, dirigir con el ejemplo la producción del hombre del mañana, y en esa producción y en esa dirección está incluida la producción propia, porque nadie es perfecto..”. Ernesto Che Guevara.

A greve sabotada. Que fazer?


Quando tomei conhecimento de que a greve geral convocada para o dia 05 de dezembro havia sido cancelada imediatamente me veio à cabeça o livro “Que fazer?” uma das principais obras de Vladimir I. Lênin. Nesse livro o líder bolchevique trava uma polêmica importante com a ala oportunista do Partido Social Democrata Russo. Polêmica que culminará na divisão do partido e a criação da fração bolchevique que terá um papel fundamental na orientação dos operários, camponeses pobres e Soldados para tomada do poder em outubro de 1917.
E o que o livro de Lênin tem haver com a greve sabotada pelas principais centrais sindicais do país? Resguardando o contexto histórico em que o livro foi escrito e a que se pretendia acredito que essa obra nos trás uma tarefa bastante atual – romper com setores oportunistas (tanto no terreno sindical, no movimento popular, estudantis e partidos) que defendem a conciliação de classes ao invés da luta e da resistência.
A sabotagem da greve do dia 05 de dezembro não é um fato isolado, não nos esqueçamos de que no mês de junho também essas mesmas centrais convocaram uma greve geral, mas que, no entanto não jogaram nenhum peso na sua realização. Agora fizeram pior, cancelaram a greve, desmoralizando assim mais ainda o já tão desmoralizado o atual movimento sindical brasileiro, caindo no descredito e contribuindo para uma maior fragmentação da já tão fragmentada esquerda no país.
Outra questão importante é que algumas dessas organizações jogaram mais peso mobilizando os trabalhadores para acompanhar um depoimento do Lula em Curitiba do que para protestar contra a aprovação da reforma trabalhista ou agora na reforma da previdência.
Dizei-me que autoridade essas organizações tem para se dizer representantes dos trabalhadores se quando é para defender os interesses destes preferem a conciliação com a burguesia? Diante desse contexto ouso dizer que o nosso principal inimigo não é o governo Temer – um governo fraco que já teria caído há muito tempo. Mas isso se tivéssemos organizações com legitimidade junto a classe trabalhadora para orienta-la. Desse modo uma tarefa fundamental se os trabalhadores quiserem avançar na luta em defesa dos seus direitos é passar por cima das direções burocratizadas de sindicatos, centrais sindicais e partidos políticos. Em suma, romper com os setores oportunistas que atuam no sentido de segurar os trabalhadores para que não radicalizem na luta por direitos.
Que nos acusem de divisionistas, de ultrarradicais, de “frescos”, de não buscar construir a unidade. Ora, não se constrói a unidade da classe em gabinetes, em discursos, em artigos. Constrói-se a unidade nas ruas, nas lutas, na resistência. E é isso que procuramos fazer. Não buscando conciliar o inconciliável como estes senhores prometem fazer. Desse modo acusar-nos de preferir o caminho da luta ao da conciliação deve ser para nós um motivo de orgulho. Se querem o caminho da conciliação que assim seja. Se preferem seguir para o “pântano” que façam bom proveito. “[... Até consideramos que vosso lugar é precisamente o pântano, e nos sentimos dispostos a prestar toda a colaboração que estiver a nosso alcance para levar-vos até lá...]”. (Lênin, 2015; 52).
As palavras de Lênin contra os oportunistas são bastante atuais analisando o contexto que vivemos. De modo que precisamos resgata-las e reafirma-las para que os trabalhadores não se iludam com discursos que nos levaram a situação que estamos hoje. E que não mudará via eleições como alguns querem nos fazer acreditar. Aliás, essa mudança de postura, essa moderação no discurso, não é nada mais do que a busca por acomodar interesses eleitorais. Uma linha prejudicial à esquerda – que tem crescido nos lugares onde radicaliza o discurso e não onde prega a conciliação.
Em “Que fazer?” Lênin (2015) afirma “[... nossa tarefa imediata é combater o joio. A nossa tarefa não consiste em semear o trigo em pequenos vasos. Ao arrancar o joio, limpamos o terreno para que o trigo cresça... devemos preparar ceifeiros que hoje saibam arrancar o joio e amanhã colher o trigo...]”. Uma tarefa que também nos parece bastante atual no presente contexto. Sobretudo por que revela a preocupação com a formação de quadros e o trabalho de base. Algo que foi quase que completamente abandonado pelas organizações dos trabalhadores na ultima década – o que contribuiu para burocratização, a estagnação e o descredito nessas organizações.
Um bom exemplo nesse sentido são as eleições do principal sindicato de trabalhadores do Tocantins (SINSEP – Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins). Onde o atual presidente concorre o quarto mandato. E só foi possível a inscrição de uma chapa de oposição devido à intervenção judicial. Infelizmente isso não é um fato isolado e nem uma realidade apenas do movimento sindical no Tocantins. A burocracia sindical impede qualquer tipo de renovação, afastando assim os jovens trabalhadores para que participem ativamente da vida sindical, assumindo tarefas.
Essa questão vai de encontro com a afirmação de José Paulo Netto de que o problema da esquerda atualmente é a questão organizacional. Precisamos pensar estruturas organizacionais alternativas que superem essas organizações burocratizadas que ao contrario de potencializar, amortiza a luta de classes. De acordo com Netto (2015) “[... a crise contemporânea do capital abre para nós uma oportunidade concreta de, exercitando a crítica radical, fomentar a reconstituição e a renovação de uma cultura política socialista...]”. Estamos à altura dessa tarefa? Não pretendemos fechar questão aqui. Fica por tanto a reflexão.
Pedro Ferreira Nunes é Educador Popular e Militante do Coletivo José Porfírio. Atualmente faz parte da Coordenação Geral do Centro Acadêmico de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins.

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Crônicas interioranas: Quati branco


Não era a primeira vez que Sidnei – o famoso quati branco – era levado para passar uma temporada no hospital de urgência de Palmas. A verdade é que no ultimo período isso estava se tornando uma rotina.
O médico lhe proibia terminantemente de colocar um pingo de cachaça na boca, ele então retornava para casa, jurava de pé junto para todos que já mais tomaria se quer uma dose de pinga. E resistia bravamente em sua resolução – um mês, dois meses, até três meses. E quando todo mundo acreditava que ele havia superado o vicio, o miserável aparecia travado na cachaça.
E quando começava beber não havia quem o fizesse parar. Era dia e noite, semanas e semanas enfiado na cachaça. Só parava quando o seu organismo já não suportava mais e tinha que ser levado as pressas para o hospital de urgência de Palmas.
E lá ficava uma, duas, três semanas, até um mês. Escutava a ladainha do medico o mandando escolher entre a vida e a cachaça. Recebia alta, voltava para casa, jurava para todo mundo que não tomaria mais bebida alcoólica. Ninguém acreditava num primeiro momento. Com o passar dos meses o povo começava acreditar, mas logo ele aparecia engatado na cachaça novamente.
- Homem, tu larga essa cachaça que tu morre diabo.
- Eu num tô bebendo não.
- Como não tá bebendo? E esse cheiro de cachaça? Eu sou besta por acaso?
- Só tomei uma dosinha.
- Bom. O médico já ti avisou. Continua desce jeito que tu vai parar de baixo do pé de gameleira.
Nem com a ameaça de ir parar na cidade dos pés juntos o pobre miserável conseguia largar a cachaça. Porém da ultima vez ele exagerara e foi levado já nas ultimas para o hospital de urgência. Estava tão mal que todos por ali já contavam como certo a sua morte.
Passou-se uma, duas, três, quatro semanas e nada do quati branco melhorar. E as noticias que chegavam em Lajeado não eram animadoras.
- O quati branco esta a beira da morte.
- É. Dessa ele não escapa.
E não escapou mesmo. A noticia foi recebida com muita tristeza pela sua família e seus companheiros de cachaça.
- É. Ele bebia suas cachaças, mas não fazia mal a ninguém.
- É mesmo.
Agora já não se podia fazer nada, o pobre quati branco estava morto. Perdeu a batalha que vinha travando há vários anos contra a cachaça. Aos familiares e amigos restava organizar o velório, comprar o caixão, abrir a cova e então despedir-se do ente querido – que deixaria saudades.
Chega então o grande momento aguardado – a chegada do corpo para ser velado. No entanto para surpresa geral, o miserável não havia morrido. Estava vivíssimo da silva. Tudo não havia passado de um engano. Outro homem com nome de Sidnei havia morrido no mesmo hospital que ele estava internado e na hora de comunicar a família do morto erraram de enderenço. E assim a noticia que chegará em Lajeado é que havia sido o pobre do quati branco que se encontrará com “o único mal irremediável”.
- Essa misera tá viva? Vamos enterrar ele. Ora depois de todo o trabalho que ele nos deu? Vamos enterra-lo vivo. E assim o povo fez. Enterrou o pobre coitado vivo.
Não, não foi isso que aconteceu. A verdade é que sua família e seus companheiros fizeram uma grande festa regada a muita cachaça em comemoração ao retorno da terra dos mortos feita pelo quati branco. Claro, ele não tomou nenhuma dose, pois após a experiência que vivera, jurou de pés juntos que nunca mais colocaria uma dose de cachaça na boca.
Mas como vocês podem imaginar, após alguns meses ele voltou a tomar todas. E assim a sua batalha contra a cachaça continua, resta saber até quando ele vai resistir.

 Pedro Ferreira Nunes é Peta e escritor Popular Tocantinense.

Crônicas da UFT: Miguel Arroyo entre nós.


Ninguém tem maior consciência da opressão do que aquele que a sofre. Ninguém tem maior consciência da pobreza do que aqueles que a sofrem. E Ninguém melhor reage a pobreza do aqueles que a sofrem.
Miguel Arroyo, Simpósio Educação, Pobreza e Desigualdade Social – UFT, Campus de Palmas. 24 de Nov. 2017.
Era uma noite de sexta-feira. Estava frio devido à chuva que caíra ao longo do dia na capital tocantinense. Assim que terminou minha aula mais do que de pressa me encaminhei para o Cuica para ver se conseguia pelo menos pegar a parte final da fala do professor Miguel Arroyo na abertura do simpósio sobre “Educação, Pobreza e Desigualdade Social”. Ora, quem milita na educação ou pretende tornar-se um educador não pode deixar passar a oportunidade de ouvir um sujeito tão importante. Até por que não é todos os dias que temos o professor Miguel Arroyo entre nós.
Cheguei ao Cuica exatamente no momento que a fala do professor Miguel Arroyo se encaminhava para o fim. E quão lotado estava o Cuica, o que me surpreendeu positivamente, já que apenas duas vezes havia visto o Cuica lotado desde que ingressei na UFT – e não era nem de estudantes e nem de professores, mas sim de latifundiários e seus representantes políticos que haviam ido ouvir a então ministra da agricultura Kátia Abreu falar sobre o MATOPIBA. Agora não, agora era diferente. O auditório estava lotado de estudantes e professores de vários cantos do Tocantins que vieram discutir o papel da educação no combate a pobreza e a desigualdade social.
Apesar do pouco que ouvi foi tão marcante que posso afirmar ter sido o principal momento vivenciado por mim durante esse ano na UFT. Afinal de contas, como diz a canção: “quando se sabe ouvir não precisa muitas palavras” não é mesmo?! Também é preciso destacar que existem figuras tão diferenciadas que conseguem com poucas palavras transmitir muito mais do que as aulas de todo um período na universidade – Miguel Arroyo é uma dessas figuras. Eis ai bem objetivamente a diferença entre ser educador ou um professor simplesmente.
E o que ele disse de tão marcante assim? No pouco que pude ouvir, ele nos chamou a atenção para o papel da resistência. É através da resistência que tomamos consciência, que nos libertamos e que nos humanizamos. Para Arroyo, como educadores devemos questionar o que está posto, resistir, lutando para se libertar e dessa forma se humanizar. Em suma, antes de querer transformar o outro devemos transformar a nós mesmos, antes de querer libertar o outro, devemos libertar a nós mesmos e antes de querer humanizar o outro devemos humanizar a nós mesmos, um processo que se dá através da resistência, da luta por libertar-nos.
Arroyo foi enfático ao afirmar: “Ninguém tem maior consciência da opressão do que aquele que a sofre. Ninguém tem maior consciência da pobreza do que aqueles que a sofrem. E Ninguém melhor reage a pobreza do aqueles que a sofrem”. Assim ele se coloca contrariamente a concepção pedagógica equivocada daqueles que acreditam que estão se formando professores e irão transformar o mundo – que irão conscientizar os oprimidos, que irão acabar com a pobreza. Ora, é muito arrogância achar que os pobres e oprimidos não tem consciência. A estes, Arroyo reafirma uma questão fundamental, a libertação do oprimido é obra do próprio oprimido, a superação da pobreza é obra daqueles que sofrem com a pobreza.
O professor Miguel Arroyo chama atenção para o fato de que não é só a escola que humaniza. Tal afirmação se deu quando ele se questiona a cerca do que humaniza os pobres, já que a pobreza os desumaniza. Ele responde: “Não é só a escola. A suas resistências contra a pobreza é que os humaniza”. E não falta exemplo que corroboram com a afirmação do professor Miguel Arroyo – podemos destacar em especial a luta dos sem teto, dos sem terra, dos indígenas e dos quilombolas.
E na atual conjuntura política do país o maior exemplo de resistência contra o governo Temer e suas reformas é justamente do MTST – um movimento que organiza os setores mais pauperizados da sociedade e faz um importante trabalho de formação de base. Por fim, o professor Miguel Arroyo afirmou “Pobre é resistente. Nós somos pobres aniquilados pela pobreza. Vitimas da pobreza, mas resistindo, resistindo”. E citando Paulo Freire conclui: “Paulo Freire sempre falou “os oprimidos resistem, por libertar-se da opressão””.
Quando o professor Miguel Arroyo terminou sua fala não teve que não se contagiasse, e todo o auditório foi tomado por uma onda de aplausos e gritos entusiasmados em sua saudação – o que perdurou por mais de minuto. Com certeza a fala do professor Miguel Arroyo nos enche de animo para continuarmos a tão necessária resistência contra a opressão que assola o nosso povo. E por fim para coroar a noite a arte de resistência através dos acordes de violão e das cantigas do Juraildes da Cruz e a poesia do poeta Paulo Aires encerraram o momento.
Pedro Ferreira Nunes é “apenas um rapaz latino americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes, e vindo do interior”.

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Luta popular impõe importante derrota ao Hidronégocio no interior do Tocantins!!!


As centenas de barragens espalhadas pelo território brasileiro são responsáveis por aproximadamente 90% da energia consumida no Brasil. O processo de construção dessas barragens impacta violentamente o meio ambiente e as populações atingidas por essas barragens.
Roberto Malvezzi (Gogó)
A resistência popular contra o projeto de construção da Usina Hidrelétrica Monte Santo (no rio do Sono) tem conseguido impor importantes derrotas ao hidronégocio tocantinense. E tem nos dado um grande exemplo de como a resistência popular é fundamental para barrar projetos que contrariam o interesse coletivo.
Dois fatores são fundamentais para compreendermos a força do movimento contra a construção da UHE Monte Santo: O trabalho de base – conscientizando a população dos impactos negativos que a região sofrerá caso o projeto saia do papel e à organização do povo através do Movimento não á UHE Monte Santo.
O trabalho de base começou, sobretudo quando o Naturatins convocou audiências públicas para discutir o projeto “UHE Monte Santo” com os moradores dos municípios que serão atingidos. Nas audiências públicas e através de um abaixo-assinado ficou claro que a maior parcela da população era contraria ao projeto. No entanto mesmo assim o Naturatins concedeu a licença ambiental para que o projeto fosse tocado em frente pela empresa ECBrasil. Eles pretendiam com as audiências públicas convencer a população da importância econômica do projeto para a região. Porém como não conseguiram, não pensaram duas vezes em passar por cima da vontade popular e atender aos interesses do hidronégocio.
Porém ao invés de desmobilizar o povo, a concessão da licença ambiental pelo órgão do Estado que deveria prezar pela proteção do meio ambiente. Serviu como lição para que a população não se iluda com esse governo. Logo era necessário que se organizassem e se mobilizassem mais ainda. A partir dai o movimento ganhou força e fez importantes mobilizações, inclusive barrando rodovias para dar visibilidade a causa. E também recorreu a outros espaços conseguindo importantes conquistas e impondo derrotas ao hidronégocio tocantinense. Podemos destacar, por exemplo, a decisão judicial que cassou a licença ambiental que o Naturatins havia concedido a empresa ECBrasil para execução do projeto.
A decisão judicial deixou claro que o Naturatins não levou em consideração o próprio acordo que havia feito com a população nas audiências públicas, tomando assim uma decisão “contraditória” nas palavras da juíza Aline Iglesias. O que para nós fica evidente que ao tomar à decisão de conceder à licença ambiental á empresa responsável pelo projeto da UHE Monte Santo, o Naturatins estava atendendo interesses políticos e econômicos dos senhores do hidronégocio no Tocantins. Com a decisão judicial favorável o Movimento Não á UHE Monte Santo ganhou mais força e obteve uma vitória histórica.
Lei transforma o rio do Sono e Perdido em Patrimônio Histórico, Natural e Turístico.
O projeto de lei foi aprovado (por unanimidade) pela Câmara de Vereadores de Pedro Afonso e sancionado pelo executivo. Além de proteger o rio do Sono o projeto também se estende para proteção do rio Perdido. O mesmo projeto está sendo apreciado no legislativo de Novo Acordo com grande possibilidade de ser aprovado.
Com isso, na prática fica proibido “a submersão, alargamento dos canais ou instalação de qualquer estrutura que regule a vazão dos rios e altere seu regime hidrológico natural”. Ao invés de disso será incentivado “o turismo ecológico, a prática de esportes, a pesca esportiva e a educação ambiental, protegendo o patrimônio natural, preservar a diversidade ecológica e a beleza dos rios e seus afluentes, além de promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria de vida das populações ribeirinhas, indígenas e dos pescadores profissionais”.
É sem dúvidas um marco histórico na luta pela preservação do nosso bioma natural, um marco histórico na luta em defesa dos nossos rios. E isso é fruto da mobilização, da resistência e da luta popular. Foi à resistência popular através do Movimento Não á UHE Monte Santo que sensibilizou o poder público municipal da necessidade da criação de uma legislação que torna rio do Sono e o rio Perdido um Patrimônio Histórico que deve ser preservado.
Mas a luta não está ganha, projetos assim contrariam interesses de gente muito influente economicamente, e que não ficaram de braços cruzados. Com certeza tentaram outros meios para que seus interesses não sejam contrariados. Logo, é preciso continuar lutando e resistindo. E essa luta não é apenas do povo de Novo Acordo e Pedro Afonso. Essa é uma luta de todos nós que acreditamos ser possível um modelo de desenvolvimento que não destrua os nossos rios e nem o nosso bioma natural. Nós do Coletivo José Porfírio desde o primeiro momento nos colocamos contrários a UHE Monte Santo, pois sabemos muito bem (já que fomos impactados pela construção da UHE Luiz Eduardo Magalhães) o quão nocivo para o meio ambiente e para população tradicional é o barramento de um rio.
Por fim, saudamos o Movimento Não á UHE Monte Santo, e conclamamos a população tocantinense a seguir esse exemplo. Precisamos nos mobilizar em todo o Tocantins não para flexibilizar a legislação ambiental como querem alguns deputados estaduais. Mas sim por projetos que protejam os nossos rios e os nossos biomas naturais, transformando-os em Patrimônios Históricos, Naturais e Turísticos.
Pedro Ferreira Nunes é – Educador Popular e Militante do Coletivo José Porfírio. Atualmente é membro da Coordenação Geral do Centro Acadêmico de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins.

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Algumas palavras sobre o discurso dos “políticos” tocantinenses a cerca do projeto de transposição do Rio Tocantins


Nos últimos dias vários representantes políticos de diversos partidos tem se posicionado contrariamente a transposição do Rio Tocantins – Siqueira Campos, Kátia Abreu, Josi Nunes, Lázaro Botelho e Mauro Carlesse. Inclusive tramita na assembleia legislativa um projeto de lei de autoria do deputado Mauro Carlesse (PHS) que impediria essa possível transposição das águas do rio Tocantins. E está circulando nas redes sociais um abaixo-assinado em apoio a este projeto. A partir dai surge uma questão. Será que estas figuras estão realmente preocupadas com a preservação do rio Tocantins? Ou é apenas discurso demagógico?

O fato é que nenhum dos 11 representantes tocantinenses no Congresso Nacional (8 deputados federais e 3 senadores) moveu uma palha para que o projeto fosse barrado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Só depois da aprovação do projeto é que três desses onze representantes se posicionaram (A senadora Kátia Abreu e os deputados federais Josi Nunes e Lázaro Botelho). Além de se omitirem da discussão e aprovação do projeto de lei de autoria do deputado Gonzaga Patriota do PSB de Pernambuco. Também não informaram a população tocantinense que estava em curso no congresso nacional um projeto que se aprovado e executado vai impactar a vida de milhares de famílias que vivem nas margens do rio. 
 
Ora, mesmo que não haja deputados tocantinenses compondo a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos deputados. A bancada tocantinense poderia muito bem pressionar os deputados dessa comissão a não aprovar um projeto que atinge diretamente os interesses do povo tocantinense. Sobretudo sem ouvi-los através de audiências públicas. Se não queriam fazer essa pressão diretamente poderiam mobilizar a população a se mobilizar para fazê-la tal como tem sido feito agora.

No entanto ás declarações contrárias dos políticos locais ao projeto de transposição das águas do rio Tocantins e o chamado para que o povo se mobilize para barra-lo. Só começaram a surgir após a repercussão por parte da imprensa regional da aprovação do projeto na CCJ da câmara dos deputados sem a necessidade de votação no plenário e por tanto podendo seguir para discussão e aprovação no senado. Diga-se de passagem, essas declarações foram dadas tardiamente. E, sobretudo devido à repercussão negativa do projeto nas redes sociais e pela pressão da imprensa regional.

O fato é que a maioria da população tocantinense foi pega de surpresa. Inclusive no período da aprovação do projeto na câmara escrevemos um artigo com o titulo “Transposição das águas do rio Tocantins?” Um título que acredito representa bem o que veio na cabeça de muitos tocantinenses a tomar conhecimento do projeto. Quando escrevemos esse artigo denunciando o absurdo de um projeto de um deputado de outra unidade da federação que demonstra não conhecer as condições atuais do rio Tocantins e, sobretudo sem dialogar com a população local, não havia ainda nenhum posicionamento de políticos locais contrário ao projeto.

No entanto, nas ultimas semanas, não tem faltado posicionamento de figurões da política regional contrário à transposição e defendendo o rio Tocantins. Mas será que estas figuras estão realmente preocupadas com a preservação do rio Tocantins? Ou é apenas discurso demagógico? Ora se o rio Tocantins a cada ano está numa situação mais calamitosa é pelo modelo hegemônico de exploração dos recursos naturais do Estado – modelo hegemônico pautado no agronegócio e no hidronégocio. E quais os políticos responsáveis pela hegemonia desse modelo de exploração no Tocantins se não Siqueira Campos, Katia Abreu, Mauro Carlesse entre outros?! Se o rio Tocantins está morrendo estes senhores tem as mãos suja de sangue.

Desse modo, a população tocantinense não pode se iludir com esse discurso demagógico. Colocar a defesa do rio Tocantins nas mãos dessas figuras é condena-lo a morte. Ora, essa burguesia entreguista é capaz de vender a própria mãe. Por que não venderia o rio Tocantins? Aliás, não é isso que fazem através do hidronegocio?! 
 
Todo esse discurso contrário à transposição do rio Tocantins por parte desses senhores tem como foco as próximas eleições. Inclusive o projeto de lei do deputado Mauro Carlesse – que está muito longe de ser a salvação do rio Tocantins. Pois se limita a impedir a transposição dos rios do Tocantins para outros estados. Atacando assim uma questão pontual, que não encara e nem resolve devidamente o problema como um todo. E atende simplesmente os interesses da burguesia agrária do Tocantins que quer continuar tendo o monopólio da exploração dos recursos hídricos do Estado. 
 
Ora o que adianta por um lado impedir a transposição dos rio do Tocantins para outras regiões do país e por outro continuar construindo usinas hidrelétricas e expandindo um modelo agropecuário que devasta os recursos naturais do Tocantins? Nós que verdadeiramente defendemos os rios do Tocantins como um patrimônio de todo o povo tocantinense devemos lutar por uma lei mais ampla – que além de impedir a transposição dos nossos rios também proíba a construção de usinas hidrelétricas, a exemplo do projeto UHE Monte Santo no rio do Sono. E a flexibilização das leis ambientais do Tocantins através da reforma do código florestal em discursão na assembleia legislativa.

Portanto não nos iludamos com discursos demagógicos desses representantes da burguesia agrária tocantinense. Salvar o rio Tocantins e outros rios do Estado é tarefa de todos nós. Foi a nossa mobilização que obrigou alguns políticos locais a se posicionarem. Foi a nossa mobilização que obrigou o deputado Gonzaga Patriota a dialogar com os parlamentares para explicar melhor o projeto. E é a nossa mobilização que irá enterrar esse projeto de vez.

Pedro Ferreira Nunes – é Educador Popular e Militante do Coletivo José Porfírio.

III Encontro de Arte e Cultura de Lajeado do Tocantins


O Encontro de Arte e Cultura de Lajeado caminha para sua terceira edição. E vem se tornando tradicional não só no munícipio, mas no calendário cultural do Tocantins. É um evento que tem se destacado pelo perfil diferenciado dos eventos culturais que acontece na região. Pois além de apresentar a riqueza cultura da cidade e o grande potencial artístico dos nossos artistas locais, o encontro também tem possibilitado importantes reflexões sobre a necessidade de preservação do patrimônio natural do munícipio e chamado atenção do poder público para necessidade de políticas públicas de apoio a cultura, a arte e a preservação do meio ambiente.

Nessa terceira edição não será diferente – os participantes terão a oportunidade de conhecer a rica cultura local através da visita guiada na Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães e da mostra de “Artefatos Arqueológicos e exposição do Museu de Zoologia e Taxidermia da Unitins”. Além disso, poderá conferir a produção artística local – o artesanato em cerâmica, a música, a dança, o teatro e a literatura. E para coroar esse momento teremos shows de ícones da nossa cultura regional – Genésio Tocantins e Tambores do Tocantins.

Além de conferir a cultura e a produção artística Lajeadense o público poderá colocar a mão na massa nas oficinas que serão ministradas no evento – terá oficina de bonecas, modelagem, contação de estórias entre outras. E participar dos debates e discussões durante as mesas e palestras sobre a cultura e a questão ambiental – por exemplo, sobre “Ecologia do Cerrado” com o Prof. Dr. Ricardo Haidar (Unitins), “Conhecendo a APA Serra do Lajeado” com a Msª Camila Oliveira Muniz (Naturatins), “História da Pedreira” com o escritor José Parente entre outros. Além da mesa redonda sobre “Turismo sustentável: Ecológico e arqueológico” com a presença do Prof. Dr. Marcos Zimermam do IPHAN/TO.

O Encontro de Arte e Cultura de Lajeado é uma realização da Associação das Mulheres Artesãs de Lajeado (AMAE) com o apoio de outras organizações, por exemplo, o poder público municipal, as Escolas locais, a Universidade do Tocantins (Unitins), a APA Serra do Lajeado, a Radio Lajeado FM (104,9) entre outros. Essa terceira edição acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de Novembro de 2017. E as atividades ocorreram em dois espaços: no Centro de Artesanato Poeta José Gomes Sobrinho e na Feira Coberta (Galpão).

Além da programação oficial do evento, os visitantes podem aproveitar para se deliciar com a rica culinária local nos diversos restaurantes que tem na cidade. Fazer uma trilha no Morro do Segredo ou na Serra do Carmo, conhecer os sítios arqueológicos e se refrescar nas águas do Tocantins. É sem duvidas uma ótima oportunidade de conhecer o Lajeado se você ainda não conhece, e se conhece, de retornar ao município para apreciar as belezas locais e participar de um evento tão importante para o nosso Tocantins e o povo que aqui vive.

Pedro Ferreira Nunes – é “Apenas um rapaz latino americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes, e vindo do interior”.