segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Crônicas da UFT: Marxismo de gabinete.

Caros camaradas que acompanham as minhas publicações no blog “das barrancas do rio Tocantins”. Essa crônica pretende ser a primeira de uma série que pretendo escrever a cerca das questões mais relevantes que ocorrem na UFT – Campus de Palmas. Claro, sempre com o olhar critico que caracteriza os meus textos, como também numa linguagem popular. Com isso pretendemos contribuir para que os debates que ocorrem dentro do campus a cerca das diversas questões do cotidiano da nossa sociedade possam ecoar para além dos muros da universidade. E nessa primeira crônica vou falar sobre uma questão que tem me incomodado muito na UFT- Campus de Palmas que é o marxismo de gabinete.

Isso mesmo, professores que se dizem marxista, que fazem um discurso revolucionário, que elaboram artigos fundamentados no marxismo, mas que na prática estão totalmente alheios a luta concreta da classe trabalhadora tocantinense pelos seus direitos. Ou se omitem quando projetos contrários ao interesse do povo são implementados com o apoio da universidade.

Pegamos como exemplo, o MATOPIBA, que foi lançado na UFT com a presença da ministra da agricultura Kátia Abreu. Os marxistas de gabinete dizem ser contra o projeto, no entanto nenhum esteve presente na manifestação contraria que ocorreu no campus, também nenhum professor fez uma notinha se quer contestando esse projeto que tirará direitos das populações tradições do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Foi um silencio total em relação à violência sofrida por estudantes na manifestação que ocorreu. E agora aparecem dizendo que são contra o MATOPIBA. Mas por que não fazem isso publicamente, por que só fazem isso na sala de aula?

Outro caso na UFT que os marxistas de gabinete e demais professores se silenciaram foi em relação às denuncias investigadas pelo ministério público federal de corrupção por parte da reitoria. Ainda hoje a um silencio total sobre essa questão na universidade. Nenhuma manifestação, nenhuma notinha, nenhum posicionamento publico mais consequente.

E se esses marxistas de gabinete não ajudam a construir nem um movimento de esquerda forte na UFT. Imaginem na sociedade em geral. É ai que não os vemos mesmo. Nem no campo das ideias esses senhores contribuem. Claro que em tudo há exceções, e nesse caso são exceções mesmo, tanto que contamos nos dedos de uma mão professores que de fato são marxistas engajados com as lutas populares no Tocantins.

Já dizia Lênin: Sem trabalho, sem luta, o conhecimento livresco do comunismo, adquirido em folhetos e obras comunistas, não tem absolutamente nenhum valor, uma vez que não faria mais que continuar o antigo divórcio entre a teoria e a prática, esse mesmo divórcio que constituía o mais repugnante traço da velha sociedade burguesa.

E infelizmente essa é uma das características do marxismo de gabinete, que mais trabalha contra a luta revolucionária do que propriamente para o seu desenvolvimento. Estes senhores nos faria um grande favor se assumissem o que são na verdade – conservadores e oportunistas. Mas se não assumem o que são, é nossa tarefa revolucionária desmascara-los e encaminha-los para o pântano como dizia Lênin:

“...achamos, inclusive, que seu lugar verdadeiro é precisamente no pântano, e, na medida de nossas forças, estamos prontos a ajudá-los a transportar para lá os seus lares. Porém, nesse caso, larguem-nos a mão, não nos agarrem e não manchem a grande palavra liberdade, porque também nós somos "livres" para ir aonde nos aprouver, livres para combater não só o pântano, como também aqueles que para lá se dirigem”.

Eis ai a tarefa daqueles que de forma coerente e consequente vivem o marxismo e lutam por uma universidade popular.

Pedro Ferreira Nunes é estudante de filosofia da Universidade Federal do Tocantins.


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Reforma administrativa do governo Marcelo Miranda: E a cultura novamente paga o pato.

Menos de um ano após ser recriada a secretaria de cultura volta a ser extinta pelo governo Marcelo Miranda (PMDB). Tal mudança se dá por causa da reforma administrativa que visa reduzir os custos com á maquina pública devido à conjuntura de crise que o estado vem passando.

Mas por que mais uma vez a secretaria de cultura? É sempre a mesma história – se o estado está em crise e tem que si cortar gastos – fecha-se a secretaria de cultura. Essa velha receita vem sendo aplicada nos últimos anos no Tocantins pelos dois grupos políticos que se revezam no poder. Tanto por siqueiristas como pelos pemedebistas.

A única diferença é que agora em vez de ser anexada a secretaria de educação tal como fez o governo Siqueira, a cultura fará parte da nova secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura. Ora, se antes com uma própria pasta a cultura já era deixada de lado, imagine nesse novo contexto.

Para o governo de plantão a cultura é descartável – só é prioridade nos discursos. E por tanto não é de se admirar que seja a primeira a pagar o pato quando o governo precisa reduzir gastos. Ora, se era para fechar em menos de um ano antes fosse melhor nem ter sido recriada. E por que então o governo Marcelo Miranda recriou e agora volta extinguir a secretaria de cultura? Uma coisa é fato, não era para fortalecer a cultura tocantinense, pois esta não será fortalecida enquanto não houver uma continuidade na implementação das politicas da área cultural, e que para tanto é fundamental politicas de estado e não de governo.

A decisão tomada pelo governo Marcelo Miranda mostra a forma oportunista como ele trata a cultura no Tocantins – esta claro que a reabertura da secretaria de cultura não tinha como objetivo fortalecer a cultura tocantinense, (tanto que agora em menos de um ano ela torna a ser extinta), mas desviar o foco das várias greves que seu governo enfrentou ano passado e do descontentamento geral da população. Assim a reabertura da secretaria de cultura, o salão do livro e outros eventos culturais não passaram de uma cortina de fumaça para enganar setores da área cultural e a sociedade em geral. Como também para atender aliados políticos. Pois não foram poucas as denuncias dando conta de que neste curto espaço de tempo, a secretaria de cultura sob a gestão do Melck Aquino voltou a funcionar como um balcão de negócios tal como na época da Kátia Rocha.

Não dá para aceitar a justificativa do governo Marcelo Miranda para a extinção da secretaria de cultura. Está claro que não é isso que irá resolver os problemas financeiros por que passa o Tocantins. Aliás, a reforma administrativa em curso, é um engodo politico – não resolve nada. Tal como não resolveu nada a reforma administrativa feita por Siqueira Campos há dois anos com a mesma justificativa de cortar gastos.

Se de fato quisesse cortar gastos o desgoverno “Marcelo Miranda” deveria extinguir as regalias e privilégios para parlamentares e funcionários do alto escalão do governo. Como por exemplo, o auxilio moradia, decimo quarto e decimo quinto salários, verbas indenizatórias. Redução dos salários de deputados, secretários, do governador e da vice-governadora. Dispensar servidores comissionados (especialmente os fantasmas), e chamar os concursados. Mas isso o governo não faz. Preferi aprofundar o modelo neoliberal no Tocantins.

Por outro lado à classe artística tocantinense continua inerte, não se organiza, não se mobiliza, não protesta. Prefere silenciar-se, esperando que o governo lhes dê alguma migalha na forma de um edital. Alguns conseguem, mas a grande maioria sofre sem conseguir produzir e divulgar sua arte. Enquanto as coisas permanecerem assim, a cultura tocantinense continuará pagando o pato.


Pedro Ferreira Nunes é educador popular, poeta e escritor tocantinense.

Sobre o documentário: S.O.S Rio Tocantins

No ultimo dia 14, foi lançado na internet o documentário S.O.S Rio Tocantins, do cineasta miracemense Cássio Renato Cerqueira. O curta metragem mostra de forma poética a seca no rio Tocantins a partir da visão dos canoeiros e barqueiros que fazem a travessia entre as cidades de Miracema e Tocantínia.

O documentário S.O.S Rio Tocantins não é a primeira obra artística a chamar a atenção e denunciar a destruição do principal rio que corta o Estado do Tocantins, especialmente a partir da construção das Usinas Hidrelétricas de Lajeado e do Peixe Angical. Também lembramos do documentário “Tocantins – rio afogado” do cineasta Hélio Brito, além de musicas, poemas entre outras formas de arte – que tem cumprido muito bem esse papel. Mesmo que na maioria das vezes estas obras de arte são completamente ignoradas.

Iniciativas como a do cineasta Cássio Renato Cerqueira são fundamentais para chamar a atenção do povo tocantinense para situação calamitosa do rio Tocantins, situação que a cada ano só piora. Obras como o documentário S.O.S Rio Tocantins cumpri duas funções fundamentais: denunciar um modelo de desenvolvimento energético baseado no lucro e não na vida, e que é extremamente nocivo ao meio ambiente. E em segundo lugar conscientizar a população sobre o seu papel na luta para preservar a nossa maior riqueza que é a natureza.

Por tanto recomendamos a todos a assistirem essa importante obra do cinema miracemense e tocantinense, que é o documentário S.O.S Rio Tocantins e a compartilha-lo amplamente. Que o conteúdo do mesmo possa ser trabalhado, sobretudo nas escolas públicas do nosso Estado. E que outras iniciativas como essa possam surgir tanto no cinema, na musica, nas artes plásticas, no teatro e na literatura. O Rio Tocantins é um patrimônio do povo tocantinense e todos nós devemos lutar para preserva-lo.

assista o documentário no link: https://vimeo.com/151639469


Pedro Ferreira Nunes é educador popular, poeta e escritor tocantinense.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Poema para os camaradas Bruno e Giovana.

Siga camarada
Farás falta,
Mas siga camarada.

Foi breve nossa caminhada
Mais a luta continua
Então siga camarada.

Há outros campis dessa vida
Leve a tua indignação
Subverta a ordem estabelecida
Não recue não.

Uma parte de mim segue contigo
Uma parte sua fica comigo
Á distancia nos separa
Mas continuaremos unidos.

Unidos por um sonho
De um mundo melhor,
Que nos chame de utopistas
Nesta não estamos sós.

Nos conhecemos a tão pouco tempo
E tão pouco tempo convivemos
Mas marcante o suficiente
Para que não acabe se perdendo.

Sei que essa breve caminhada
Não foi em vão
Construímos momentos juntos
Que já mais se perderam.

Farás falta camarada
Mas siga sem vacilar
Deixo a ti um grande abraço
E a certeza de um de nos encontrar.

Pedro Ferreira Nunes - Educador popular, Poeta e escritor tocantinense.

Símbolos da luta: Che Guevara, Camilo Cienfuegos e José Porfírio

Prefácio

Nunca se falou tanto da esquerda e do comunismo como tem si falado neste ultimo período – no debate politico, nos telejornais, nas manifestações e até nas telenovelas. Mais uma vez o discurso da ‘ameaça comunista’ surge com toda a força tal como em 1964 quando se instalou a ditadura militar no Brasil. Não por coincidência alguns setores da sociedade pedem a volta do regime militar.

Andar com uma camisa vermelha, com o rosto do Che Guevara ou defender ideias de esquerda consiste em um crime que pode ser punido com difamação, ataques morais ou até mesmo agressão física. No entanto essa onda conservadora não nos amedronta, nós militantes de esquerda já enfrentamos conjuntura piores, já tentaram nos matar tantas vezes, mas continuamos vivos, mais vivos do que nunca, e vivos pela boca dos nossos próprios inimigos.

É fato que a ameaça comunista tão presente hoje, não existe, não passa de criação fantasiosa de uma direita reacionária – que impõem um debate medíocre na politica, que distorce a realidade e falseia a historia.Com o objetivo claro de avançar uma pauta conservadora no Brasil. Por mais que tentem distorcer – o fato é que vivemos sob um intenso ataque de um governo neoliberal, que segue a cartilha do FMI, que atende aos interesses dos banqueiros, empresários e latifundiários. E ataca os direitos dos trabalhadores e criminaliza a luta do movimento popular.

Aqueles que pensam que nos intimidam, não nos intimida. Aqueles que pensam que nos faram recuar, não farão. Aqueles que pensam que derrotaram uma ideia falseando-a, não derrotaram. Ao contrario, por mais que tentem, não podem ‘tapar o sol com uma peneira’. Nesse sentido é fundamental que os militantes da esquerda revolucionária não recuem um milímetro no embate contra a direita reacionária que impõe ao país uma pauta conservadora, que retira direitos dos trabalhadores e criminaliza o movimento popular.

Esse embate se dá em duas frentes – na luta concreta e no campo das ideias. E é nesta frente, que pretendemos contribuir com este livreto, além dos artigos que publicamos no blog ‘das barrancas do rio Tocantins’ é claro. Que o exemplo de vida de Camilo Cienfuegos e José Porfírio possa inspira-los no enfrentamento dos ataques desfechados contra o povo trabalhador, e queas ideias do Ernesto Che Guevara possa nos guiar nas nossas ações cotidianas na construção da luta popular.

Uma das tarefas fundamentais da esquerda é o trabalho com a juventude, por isso que dedicamos este material a ela. Como também escrevemos o artigo ‘organizar para desorganizar’. Tal como afirma Che Guevara – acreditamos – que a juventude é o motor propulsor do movimento revolucionário.

Encerramos este livreto com o relatório do encontro da juventude do movimento popular tocantinense, realizado pela rede de educação cidadã do Tocantins, no dia 01 de novembro de 2014, na fazenda da Esperança em Lajeado do Tocantins. Onde tivemos o prazer de fazer a analise de conjuntura pós-eleições. As reflexões realizadas pela juventude do movimento popular tocantinense foram importantíssimas, e se mostram atualíssimas, assim não tem sentido não compartilha tais reflexões e apontamentos. Que essa atividade sirva de inspiração para realização de outras.

Abraços com todo fervor revolucionário,

Pedro Ferreira Nunes


Lajeado-TO. 16 de setembro de 2015.

Baixo o livreto completo no googleo drive: https://drive.google.com/file/d/0B1_WHeCx9nBQRUNreFZXRjkzMUk/view

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Rio afogado





Tocantins - Rio afogado

Tocantins, rio afogado em nome do progresso.
Barraram suas águas para gerar energia.
Para quem? 
- Para o agronegócio e as grandes indústrias.

Afogaram suas vazantes, ilhas e praias.
Expulsaram os camponeses que viviam no seu leito.

Afogaram!
O pacifico.
O travessão.
Os mares.

Hoje tudo é lago.

Afogaram!
O brejão de buriti,
A chapada de túcun,
E os cocos babaçu.
Tudo em nome do progresso, 
que progresso?
Afogaram! 
E continuam a afogar;
A extinguir, a expulsar, a extirpar 
aqueles que sobrevivem.

Afogaram tudo em nome do progresso.
Tudo, menos nossas lembranças.

Por Pedro Ferreira Nunes

Cronicas interioranas

Os Quatis

Seu Disomo veio com sua família de Porto Nacional para viverem na pequena cidade do Lajeado, pois como viviam da pesca, não havia melhor lugar no estado para se dedicar a este oficio. Assim construíram uma casa de palha de coco babaçu nas margens do córrego Lajeado e próximo ao rio Tocantins.

Não era difícil encontra-los, eles sempre andavam em grupo. Por isso ganharam o apelido de Quatis – animal do cerrado que anda em bando. Gostavam de tomar uma cachacinha e estavam sempre correndo da policia ambiental que os perseguiam no rio por pescar em áreas proibidas.

Em toda cidade interiorana é tradição pegar alguém para cristo, isto é, marginalizar, crucificar. Em Lajeado as elites elegeram os Quatis. Tudo de ruim que acontecia por ali eles eram os culpados, independente de qualquer investigação. Se tinha briga – era os quatis. Se tinha roubo – eram os quatis. Se tinha assassinato – eram os quatis, Se alguém soltava um pum – eram os quatis.

E eles sofriam na mão da polícia. Eram presos, apanhavam e depois eram soltos, pois nada havia sido provado contra eles. Tudo isso por que não havia quem intercedesse por eles, não tinham direitos, a eles eram negados qualquer tipo de direitos. Os Quatis nunca foram bem vindos ao Lajeado, sempre tentaram expulsa-los daqui, para as elites locais eles sujavam a imagem da cidade que tem uma economia que depende grande parte do turismo. Mas eles amavam viver por essas bandas, mesmo com todas as hostilidades sofridas.

Como não havia como expulsa-los daqui as elites locais tomaram uma decisão drástica. Mataram o meleta – o mais jovem. Mataram dona Eurides – a matriarca da família. Mataram seu Disomo – o patriarca. Mataram o nego – o filho mais velho. No entanto eles são muitos e ainda por cima procriam. Quanto mais os matam, mais eles renascem e se fortalecem. E vão tomando conta da cidade, pois á cidade também vos pertence.

Mesmo sendo marginalizados, eles fazem muito mais pela cidade do que muito burguesinho parasita que sobrevive do suor dos trabalhadores locais. E essa burguesia os odeia, sobretudo por que eles não se deixam explorar por ela, não se submetem a ela, não se humilham, não abaixam a cabeça.

A burguesia lajeadense os teme por que sabe que eles carregam nas veias o sangue de zumbi dos Palmares e que no dia que se revoltarem decapitaram suas cabeças – esperem e verão seus burgueses malditos.

Pedro Ferreira Nunes - Poeta e escritor.