segunda-feira, 30 de março de 2015

Bancada da boquinha

Por Pedro Ferreira Nunes

Dos 24 deputados estaduais eleitos no ultimo pleito eleitoral no Tocantins - 15 foram na coligação do então candidato a reeleição Sandoval Cardoso (SD). 1 foi eleito na coligação do candidato Ataídes Oliveira (então no PROS, hoje no PSDB). E 8 deputados eleitos na coligação do atual governador Marcelo Miranda (PMDB).

No entanto passado apenas três meses do novo governo. Sua base de apoio no legislativo tocantinense saltou de 8 para 18 parlamentares. Sendo que 10 destes foram eleitos em coligações que combatiam com veemência o atual governo. Ora o que aconteceu para uma mudança tão drástica de posição em relação ao governo Marcelo Miranda? Por que o discurso mudou tanto? Durante a disputa eleitoral era uma coisa e agora é outra totalmente diferente. É ou não uma traição aos eleitores destes deputados que os elegeram na base da oposição e que agora tornam se situação?

O fato é que estes senhores estão pouco si lixando para o que pensa a opinião pública. O que importa são os seus interesses e não os anseios do povo que os elegeram. Troncam de ideias, de partidos e de governos tal como trocam de roupa. Não importa quem é o governador e nem o seu partido. O importante é ter acesso às benesses dos que pertencem à base de apoio de quem esta no poder. O importante para eles é terem acesso à máquina pública – é poder indicar pessoas para cargos comissionados, aparelhar órgãos públicos e recursos extras do orçamento. O importante é, sobretudo, ter estrutura financeira para bancar suas eleições, reeleições e eleições dos seus aliados.

Foi justamente por isso que dos atuais 24 deputados estaduais eleitos, 15 foram eleitos contando com o apoio da maquina pública que no período da eleição estava nas mãos de outro governo. E como o governo passou de mão, não nos causa nenhuma surpresa, que 10 dos 16 eleitos pela oposição, já bandearam para base do novo governo. Hoje eles formam na assembleia legislativa do Tocantins a bancada da ‘boquinha’ que buscam os seus interesses pessoais acima de tudo. Desde que possam abocanhar algumas migalhas do poder, não veem problema nenhum apoiar quem quer que seja.

Eis ai a bancada da boquinha (parlamentares eleitos pela oposição que passaram apoiar o atual governo em troca de regalias) que o povo possa gravar bem esses nomes:













1-      José Bonifácio (PR)













2-      Ricardo Aires (PSB)
















3-      Junior Evangelista (PRB)




























5-      Eduardo do Dertins (PPS)
















6-      Eli Borges (PROS)













7-      Jorge Frederico (SD)













8-      Olintho Neto (PSDB)













9-      Valderes Castelo Branco (PP)

















10-  Vilmar do Detran (SD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário