segunda-feira, 23 de março de 2015

Vitoria de família de posseiros na luta pela terra em Lajeado

“Luta melhor, os que têm belos sonhos”.
Ernesto Che Guevara

Si o objetivo do senhor João Antônio dos Santos era forçar a família a abandonar a área o tiro saiu pela culatra. Mesmo com todas as dificuldades os posseiros não estão dispostos a abrir mão dos seus direitos. E resistiram até a vitória final. Sobretudo agora que o juiz Dr. Jorge Amâncio de Oliveira da comarca de Tocantínia deu decisão favorável à manutenção de posse por parte da família de posseiros.

As tentativas de sabotagem e ameaça para que a família de posseiros que ocupa área pública há mais de dez anos no setor aeroporto no município de Lajeado não foram poucas. João Antônio dos Santos que alega ser dono da área. Mandou suspender por varias vezes o fornecimento de energia elétrica e água encanada do local. Por ultimo recorreu até a justiça que em decisão suspeita deferiu pelo fornecimento do serviço de água e energia elétrica. Sem qualquer dialogo com os posseiros as ações de sabotagem e ameaças eram feitas pelas costas numa tentativa clara de obrigar a família abandonar o local.

Mas os crimes cometidos por este senhor (João Antônio dos Santos) como, por exemplo, apresentar declarações mentirosas diante da justiça, em vez de intimidar apenas aflorou na família de posseiros o desejo de lutar pelos seus direitos. Foi por isso que a família procurou a defensoria pública para que esta entrasse na justiça com ação garantindo a manutenção de posse da área em face das ameaças de João Antônio dos Santos (Nº 0000211-18.2015.827.2739).

Diante das provas apresentada e da declaração de testemunhas o juiz Dr. Jorge Amâncio de Oliveira não teve duvidas em deferir o pedido liminar da defensoria pública sobre a manutenção de posse da área para a família de posseiros em audiência realizada no ultimo dia 18 de março de 2015 no fórum de Tocantínia. É claro que a decisão cabe recurso, mas essa importante vitória dará folego para que a família continue sua luta pela posse definitiva da área que ocupa a mais de dez anos.

Que o exemplo de resistência e luta dessa família de posseiros de Lajeado sirva de exemplo para milhares de posseiros de norte a sul do Tocantins que são expulsos arbitrariamente de suas terras por latifundiários e especuladores. Nós do Coletivo José Porfírio continuaremos acompanhando e dando apoio incondicional a luta do trabalhador tocantinense do campo e da cidade pelos seus direitos.


Pedro Ferreira Nunes – Educador Popular e militante do Coletivo José Porfírio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário