quinta-feira, 9 de abril de 2015

Brevíssimos comentários sobre algumas questões em debate no cenário politico nacional

Congresso Nacional

Há uma velha máxima que diz que ‘não há nada tão ruim que não possa piorar’. E de fato é isso que tem acontecido no cenário politico atual. Si tínhamos alguma duvida de que havíamos eleito um congresso nacional mais conservador. Passado três meses da nova legislatura acredito que ninguém tem mais nenhuma duvida disso. Por tanto esperar que seja aprovada por estes parlamentares alguma medida que favoreça ao conjunto do povo trabalhador é acreditar em coelhinho da pascoa, papai noel e outras coisas do gênero.

E só tende a piorar...

Não acredito que alguém tem alguma duvida que não será aprovada a lei que regulamenta a terceirização. A redução da maioridade penal. O ajuste fiscal e outras maldades contra o conjunto do povo trabalhador. Não senhores, não tenham duvidas. Com o congresso reacionário que temos, com o governo inerte e o baixíssimo poder de mobilização dos setores progressistas em si organizar e mobilizar contra tais ataques – não esperemos por milagres.

Reforma Política

Enfim parece que a reforma política vai sair do papel. O congresso nacional esta trabalhando a todo vapor para que as mudanças possam ser implementadas já em 2016, por tanto o projeto de reforma política em discussão tem que ser aprovado no máximo um ano antes do próximo pleito eleitoral. Mas não si iludam. A reforma política que será aprovada no congresso nacional passa muito longe da que anseia a maioria da população brasileira. A mesma esta mais para um engodo politico. Nada mais é do que mais do mesmo, mudar sem mudar.

Ainda sobre a reforma politica

Discute-se tudo, menos o que de fato é necessário como, por exemplo, o financiamento público de campanha. Mas, repito novamente, esperar que o congresso nacional aprove alguma lei que favoreça ao conjunto do povo trabalhador e não aos seus interesses é acreditar em historias de ‘faz de conta’. Ora, sem pressão popular. Sem mobilização. Sem a unificação das ações do conjunto das organizações da classe trabalhadora – será derrota por cima de derrota. Ai depois não adianta chorar diante do leite derramado.

Redução da maioridade penal

Nadando na mentalidade conservadora que impera no congresso nacional e que lamentavelmente tem grande respaldo no seio da sociedade à proposta de redução da maioridade penal segue a passos largos para ser aprovada. O que mais me espanta em tudo isso é a pouca mobilização que as organizações contrárias tem feito para barrar esse absurdo, pois não é nenhuma novidade de que si tentaria enfiar goela abaixo da população mais este engodo politico. Por que então não nos preparamos para rechaça-lo?

Ainda sobre a redução da maioridade penal

A justificativa de que reduzir a maioridade penal para dezesseis anos é combater a criminalidade é uma falácia. Ora, de nada adianta endurecer a lei para quem comete 1% dos crimes no Brasil e não punir os verdadeiros criminosos que nunca são presos. A redução da maioridade penal terá duas consequências: 1- Sua efetividade será zero já que o numero de jovens que cometem crimes no Brasil é pequena; e 2- Forneceremos para o crime organizado mais mão de obra. De qualquer forma a aprovação da redução da maioridade penal é um atestado do estado brasileiro da sua incapacidade de recuperação daqueles que cometem delitos.

PT X PSDB

Quem acompanha os debates no congresso nacional deve esta de saco cheio do debate entre PT X PSDB. Mais parecem duas torcidas fanáticas discutindo futebol em um bar em plena segunda-feira após a rodada do final de semana do que duas organizações politicas que dizem defender projetos distintos. Aliás, poderíamos dizer que o PT e o PSDB estão contribuindo para ‘futibolização da politica’. Ainda si fosse para o futebol arte, até que ia, mas está mais para a exibição da seleção brasileira contra a alemã na acachapante derrota por 7x1. E como sempre esse tipo de briga entre torcidas de times rivais, nenhuma tem razão e não leva a lugar algum.

(Des) governo Dilma

Dilma Rousseff (PT) passa para Michel Temer (PMDB) a missão da articulação politica do seu (des) governo com o congresso nacional. Refém do PMDB como nunca, Dilma dá os anéis para não perder os dedos. Resta perguntar – até quando ela terá anéis para dá???

Democratização dos meios de comunicação

O PT mais uma vez si sente perseguido e criminalizado pela mídia – elaborou um manifesto e juntamente com outros movimentos sociais ligados ao partido articularam manifestação contra a rede Globo. A discussão sobre a necessidade da democratização dos meios de comunicação não é nenhuma novidade no Brasil – há muito tempo que as organizações progressistas de esquerda pautam essa questão. Por tanto é obvio que somos completamente favorável a ‘reforma agrária’ dos meios de comunicação no país. No entanto questionamos si o PT tem de fato essa preocupação, pois estando a 12 anos no poder nunca apresentou no congresso nacional (além de discursos) nem um projeto efetivo para pelo menos pautar a discussão sobre a questão do monopólio dos meios de comunicação no País – há não ser agora no petróleo e no tempo do mensalão.

Aos defensores da volta do regime militar

Digo a estas poucas criaturas um velho conselho dos meus avós – não brinquem com fogo para que não se queimem. Pense bem no que vocês estão falando, repetir frases prontas é fácil. Já houve um tempo nesse país que setores da sociedade civil pediu uma intervenção militar e depois se arrependeram amargamente. Estudem, pesquisem, converse com quem vive tal experiência. E si ainda for pouco por que não fazer um estagio na Coreia do Norte?! Fica a dica.

Debate nas redes sociais
Me causou náuseas o debate entre partidários do prefeito de Palmas Carlos Amastha e do ex-prefeito Raul Filho nas redes sociais. Mesmo com o alto grau de baixeza o debate foi reproduzido em um jornal local. Fiquei pensando comigo – que tempo são esses onde a mediocridade permeia o debate politico. Aonde chegamos, aonde chegamos.

Para não dizer que não falei das flores também

Não é novidade as politicas de retrocessos e ataques aos direitos dos trabalhadores, aliás,qualquer documento de analise de conjuntura das organizações progressista de esquerda do ultimo período fazem esse apontamento – de que seriam intensificado ataques contra o povo trabalhador. Por que então não nos preparamos para essa conjuntura e ficamos batendo cabeça? Simples. Somos ótimos em analisar, mas não muito bons em agir. Pelo menos não o quanto é necessário.

Desde 2008 quando a crise mundial estourou nos EUA e o presidente Lula dizia que aqui seria apenas uma marolinha– falávamos – o trabalhador não pode pagar pela crise. Infelizmente em grande medida são sim os trabalhadores que estão pagando. Mas temos conseguido muitas lutas vitoriosas – nas jornadas de junho de 2013, por exemplo. Recentemente os servidores públicos do Paraná nos mostrou que o caminho da unidade é o caminho da vitória. Sigamos este exemplo – a unidade das organizações de luta da classe trabalhadora nunca foi tão fundamental para rechaçarmos os ataques de governos e patrões.
“É preciso não ter medo,
É preciso ter coragem pra dizer...
... não ficar de joelhos,
Que não é racional renunciar a ser livre.”
Carlos Marighela


Pedro Ferreira Nunes – Educador popular e militante do Coletivo José Porfírio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário