terça-feira, 28 de abril de 2015

Como fazer para que seu filho odeie ler

Ler não é um dos hábitos prioritários dos brasileiros, ao contrario apenas 2% da população do país lê com regularidade segundo pesquisas. E um dos fatores que contribuem para esse quadro é com certeza o fato que a leitura para o brasileiro não é visto como algo prazeroso. E tanto os pais como as escolas contribuem para essa visão deturbada da leitura.

Por exemplo, uma reportagem do programa fantástico da rede globo de televisão sobre castigos alternativos que os pais dão aos filhos que cometem algum deslize estava o de obriga-lo a ler um livro. Ora, isso é uma ótima maneira de fazer com que o jovem em vez de tomar a leitura como um hábito prazeroso, á odeie. Pois verá a leitura como um castigo, como uma punição e não como algo que dá prazer.

É o mesmo erro que se comete nas escolas – em vez de incentivar o gosto pela leitura, obriga-se o aluno a ler obras e mais obras, a fazer resumos e mais resumos. Fazendo com que a leitura seja vista como algo desagradável, mecânico que é feito de maneira obrigatória para conseguir notas e passar de serie ou fazer um vestibular para ingressar na universidade. Sendo que muito dos livros que são enfiados goela abaixo dos alunos não são apropriados para sua idade. O que contribui mais ainda para que estes jovens passem a odiar a leitura, sobretudo de escritores clássicos que com certeza seriam bem mais compreendidos si fossem trabalhados da maneira correta.

Outro fato, é que se trabalha pouco nos colégios o incentivo da leitura de obras regionais, que falam da realidade que os jovens estão inseridos e por tanto mais fáceis de serem compreendidos. Dai então avançar para obras mais clássicas.

Não é de admirar que se ler tão pouco no Brasil, em especial entre os jovens. E como reflexo disso vemos a incapacidade de milhões de jovens fazer uma redação dissertativa no ENEM. Pois quem não ler, não consegui escrever. Já que a capacidade de escrever está intimamente ligada ao nosso gosto pela leitura. E o gosto pela leitura não si consegue a força, não pode ser algo forçado, uma obrigação, um castigo. Não, não é assim que faremos com que a leitura seja vista como algo que dá prazer. Quando é que abriremos o olho para isso? Por enquanto obrigar um jovem a ler como faz alguns pais e se ensina nas escolas é uma ótima maneira de fazê-lo odiar os livros.


Pedro Ferreira Nunes – Poeta e escritor tocantinense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário