sexta-feira, 25 de novembro de 2022

A Eletiva “Introdução a História do Lajeado” e Lançamento da Revista de Entrevista “Aos pés do Morro do Segredo”

Quando soube que iria trabalhar uma disciplina eletiva na Educação de Jovens e Adultos  (EJA), eu tinha uma certeza – não iria tentar reproduzir uma daquelas ofertada pelo cardápio elaborado pela Secretaria Estadual da Educação (SEDUC-TO), por entender que não atendiam ao contexto que estávamos inseridos. Desse modo, mesmo sendo um caminho, a priori, mais trabalhaso, optei por elaborar uma disciplina do zero.

O nosso ponto de partida foi elaborar um cardápio com sugestões de eletivas. Para tanto levei em consideração as escutas realizadas no componente curricular de Projeto de Vida. Num segundo momento esse cardápio foi submetido aos estudantes – que para minha surpresa (surpresa positiva por se tratar de uma temática que aprecio muito) optaram pela introdução a história do Lajeado. A partir daí o próximo passo foi elaborar o plano da disciplina de acordo com a estrutura estabelecida pela SEDUC-TO. Em seguida, com o plano finalizado, foi o momento de iniciar as aulas propriamente.

A eletiva “introdução a história do Lajeado” foi concebida para ser desenvolvida tanto numa perspectiva teórica como prática, seguindo a perspectiva da filosofia da práxis. A partir daí embarcamos numa viagem pela história da cidade e nessa viagem também conhecemos mais um pouco da história do Tocantins, já que estão intimamente ligadas. Entre os objetos de conhecimento trabalhados destacamos: Formação do antigo Norte Goiano e os aspectos históricos, políticos, econômicos, sociais e culturais da cidade de Lajeado – seu processo de emancipação política, o legado das diferentes gestões a frente da prefeitura municipal, o impacto da construção da UHE Luiz Eduardo Magalhães, entre outros.

Enquanto isso os estudantes eram preparados para uma atividade de campo – que consistia na entrevista com pessoas da comunidade. 

Uma atividade de campo exige todo um preparo anterior. Por exemplo, discutimos o objetivo da atividade, sugestões de nomes para as entrevistas, o roteiro de entrevistas, as formas de registro e sistematização das entrevistas. Para daí então, com tudo isso em mãos na forma de instrumentais de pesquisa é que os estudantes foram liberados para ir a campo. 

Essa preparação permitiu que a atividade de campo ocorresse sem maiores dificuldades. Com isso o produto da pesquisa nos foi encaminhado pelos estudantes para que pudéssemos sistematizar no produto final que será disponibilizado para o público, ou seja, a revista de entrevista. 


Esse produto final poderá ser conferido no seu lançamento (numa noite cultural aberta para comunidade) que ocorrerá no dia 01 de dezembro de 2022, as 19h30, no pátio do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência. Na oportunidade o público também poderá apreciar o curta metragem sobre o povo Asteca, produzido pelos estudantes da eletiva (Pensamento e Cinema) ministrada pelo Professor Carlos Ribeiro.

Durante as aulas da eletiva introdução a história do Lajeado, tivemos algumas dificuldades. Talvez a maior tenha sido a infrequencia da turma e um engajamento maior nas atividades propostas. Mesmo assim, ao final saímos com a sensação de missão cumprida. Isso foi se dando sobretudo a medida que eu ia recebendo as entrevista e vendo a riqueza das mesmas. 

Os estudantes foram muito felizes na escolha dos entrevistados. Temos 7 entrevistas, com pessoas de diferentes idades e origens, que evidenciam o mosaico de diversidade que é a cidade do Lajeado. Entrevistas que trazem história que eu não conhecia, histórias que acredito que muitos também não conheçam. E isso evidência muito a importância do trabalho realizado. 

Lembro que numa aula discutindo sobre essas entrevistas com os estudantes comentavamos a importância das mesmas como registros históricos importantes. A falta desses registros faz com que parte da nossa história se perca quando alguém da comunidade morre, sobretudo os mais idosos, e leva consigo todo um conhecimento que poderia ser registrado.

Há alguns anos já havíamos chamado atenção para escassez de registros históricos acerca da cidade de Lajeado. Desde então, não tivemos muitas mudanças nesse sentido. Diante disso acredito que a disciplina eletiva introdução a história do Lajeado cumpriu um papel importante nesse esforço, que deve ser coletivo, de sistematização da história da comunidade. E como produto final dessa aventura legamos a comunidade a revista de entrevista “Aos pés do Morro do Segredo”.

Por Pedro Ferreira Nunes – Educador Popular e Especialista em Filosofia e Direitos Humanos. Atualmente é Professor da Educação Básica no CENSP-LAJEADO. 


domingo, 20 de novembro de 2022

Crônica: A morte do Manoel Mentira

Lá vem o Manoel Mentira – negro, alto, magro em demasia. Diziam que ele parecia um camaleão tirado o coro. Tinha um gingado diferente no caminhar aparentando um dançarino, um carote sempre no bolso e um jeito avexado de falar.

Sua fisionomia era de alguém que já havia sobrevivido uns 40 verões. Não tinha mulher e nem filhos, pelo menos que soubéssemos. Também não sabíamos sua origem – de onde vinha. Se tinha pai, mãe, irmãos.

Quando Manoel surgia no pedaço logo se pensava – qual vai ser a mentira que ele vai contar hoje? De fato Manoel tinha uma mente privilegiada – não se sabe da onde tirava tantas estórias incríveis. Estórias que não convenciam quase ninguém, por isso ganhou o apelido de Manoel Mentira.

Pobre Manoel, com um apelido desses mesmo que dissesse a verdade dificilmente acreditariam nele.

- Tô dizendo, é verdade!!! Dizia ele ao contar suas aventuras e desventuras.

- Tá bom, Manoel. Dança um reggae ai! Respondia a turma sorrindo.

E Manoel dançava, dançava como poucos, na verdade ninguém dançava reggae como ele por ali. Todos ficavam de boca aberta ao verem dançando. Depois despedia-se de todos e seguia o seu caminho.

Quando estava em Lajeado não era difícil encontrá-lo. Estava sempre no lendário pé de pequi ou na ilha verde ou ainda no quente frio – sempre tomando cachaça. E se tivesse alguma festa na cidade com certeza ele estaria lá, pois não iria deixar de dançar seu reggae. 

De vez enquando Manoel sumia da cidade: – cadê o Manoel Mentira? Onde se meteu? Todos se perguntavam. 

Manoel ia trabalhar em longínquas fazendas em quase regime de escravidão. Ficava por lá longas jornadas – dois meses e até mais. Quando chegava encantava-nos com suas estórias incríveis. Parecia nunca estar triste, sempre sorrindo, sempre feliz. 

Mas em um triste dia soubemos que Manoel tinha sido encontrado morto na fazenda onde trabalhava. Nunca soubemos da causa da sua morte – Teria alguém matado um sujeito tão incrível, que não fazia mal se quer a uma mosca? Dificilmente saberemos. O fato é que depois daquele dia a cidade não foi mais como fora outrora. 

Sem Manoel Mentira Lajeado perdeu um pouco o seu encanto – suas ruas com certeza sentiram falta daquele passo acelerado – tal como de um dançarino, aquele jeito avexado de falar, um sorriso sempre no rosto, com seu carote no bolso e as suas estórias que a todos nos encantava.

Manoel com suas estórias fazia o nosso dia mais feliz. Ele não era um contador de mentiras, apenas gostava de enfeitar a realidade para que essa fosse mais tragável. Sem suas estórias, mas, sobretudo sem tua presença por aqui, nossa vida tornou-se um pouco mais melancólica.

Por Pedro Ferreira Nunes – “um rapaz latino americano que gosta de ler, escrever, correr e ouvir Rock in Roll.


terça-feira, 15 de novembro de 2022

Sobre a visita a Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia de Palmas

Era por volta das 07h50 quando partimos em direção da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (FECIT) promovida pela Prefeitura de Palmas por meio da Secretaria Municipal da Educação. 

A alegria no rosto dos estudantes mostrava a satisfação com aquela excursão que vinha de encontro com uma demanda constante pela realização de atividades educativas fora da sala de aula. Demanda que nem sempre é possível de ser atendida pois ao contrário do que se possa pensar não é fácil tirar o estudante da sala de aula devido a uma série de condicionantes, sobretudo em relação a questão estrutural. No entanto, a escola tem se esforçado para que todas as turmas tenha esse tipo de vivência. Sobretudo por que compreende que são atividades que proporcionam um enriquecimento na formação do estudante. 

Chegamos por volta das 08h40, fizemos uma breve orientação e em seguida servimos o lanche. Depois entramos no espaço de exposições. O tema desse ano da FECIT fazia alusão aos 200 anos da independência do Brasil – propondo uma reflexão dos avanços nesse campo. Um primeiro aspecto que nos chamou atenção foi a organização e grandiosidade do evento. Eram centenas de trabalhos sendo apresentados por estudantes das séries iniciais e finais do ensino Fundamental. 

Fazendo uma breve análise dos trabalhos, me pareceram que todos tinha na sua raíz uma responsabilidade social e ambiental. Projetos que mais do que proporcionar o conhecimento também impactam a vida das pessoas ao promover maior qualidade de vida. Como exemplo, para evidenciar o que estou dizendo, destaco um trabalho apresentado por estudantes da Escola António Carlos Jobim, sobre a reutilização de materiais recicláveis. Para tanto eles criaram um posto de coleta na unidade de ensino, a partir daí  fazem uma triagem e uma destinação adequada desse material. O outro trabalho que destacaria é do site (200anosdeextincao.wixsite.com/Tocantins) criado pelos estudantes da Escola Vinicios de Morais, para conscientização sobre animais da nossa fauna que estão em risco de extinção. 

Eram muito os trabalhos expostos, se fôssemos pontuar cada um teríamos que nos dedicar um tempo significativo. Portanto, para encurtar a prosa, além do que já dissemos anteriormente destacariamos a criatividade e a preparação dos estudantes que estavam expondo os trabalhos. Isso impactou muito nossos estudantes como pude perceber pelos comentários. Lembro que um dos nossos comentou após a explanação de um colega que estava expondo: - Esse cara é um gênio. Eu respondi: - Não. É estudo. Quem estuda consegue.

Outro ponto que mostrava a grandiosidade do evento era os estandes das instituições parceiras como universidades e empresas. Nesse sentido dois espaços fizeram os nossos estudantes respirar mais fundo, foi o da Faculdade ITOP com uma exposição de taxonomia animal. E o da Universidade da Maturidade (UMA) – programa de extensão da Universidade Federal do Tocantins. 

– Nossa, amei conhecer e conversar com esses idosos. Foi o comentário que ouvi de uma estudante.

Nossa visita terminou por volta das 11h, quando então retornamos para nossas casas em Lajeado. Certamente, um pouco mais ricos culturalmente, do que quando saímos. Óbvio que esse nível de aprendizado depende muito de como a atividade foi (e será) trabalhada. E aqui está um ponto fundamental que merece uma maior reflexão. Se não planejada, atividades como essa pode se tornar simplesmente um passeio para o estudante – uma fulga da monotonia da sala de aula. 

Dito isso, salientamos que, na nossa visão, esse planejamento exige no mínimo três momentos: 1- antes (onde o estudante terá aulas preparatórias sobre o espaço que será visitado, os trabalhos expostos, a importância do momento para formação e como fazer uma observação para sistematização). Por esses passos podemos perceber que a atividade de campo deve ser organizada com mais antecedência possível. 2- durante (onde acontece a vivência através de uma observação que exige além de registros fotográficos, também a tomada de notas). Por fim, o 3- depois (onde o estudante deverá escrever e apresentar um relatório sobre a vivência, ressaltando qual foi o seu aprendizado).

Nesse sentido, deve se pensar inclusive no perfil do professor que fará esse acompanhamento. Se estamos falando de um evento da área de linguagens, esse profissional deve ser de linguagem. No caso se for de  ciências humanas, da natureza ou matemática, idem. 

No nosso caso não seguimos os passos acima. Não houve da nossa parte uma preparação maior (o antes), para que o durante fosse mais proveitoso do ponto de vista educacional. Tentamos de alguma forma remediar isso através das orientações dadas antes de entrarmos no espaço de exposição. Salientando inclusive que eles seriam cobrados pelos professores para que fizessem relatórios da visita  (o que provocou uma manifestação de descontentamento).

Mas enfim, ainda que a nossa participação na FECIT, não tenha sido planejada tal como deveria. Não podemos deixar de ressaltar a sua importância. Sobretudo, o aprendizado de como nos preparar melhor para realizar vivencias como a que foi proporcionada para os nossos estudantes do Ensino Fundamental. 

Por Pedro Ferreira Nunes – Educador Popular e Especialista em Filosofia e Direitos Humanos. Atua como Professor da Educação Básica no CENSP-LAJEADO.


quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Resenha: Porto Universal e os caminhos do Tocantins

Caiu em minhas mãos mais um livro de memórias. Este de Deijayme Aires da Silva – figura histórica da velha Porto Nacional e na luta pela criação do Estado do Tocantins. Suas memórias nos leva a uma viagem no passado – ao encontro com nossas raízes – com fatos que muitas vezes não aparece nas narrativas oficiais. Gosto desse tipo de obra, por mais que elas nos apresentam uma perspetiva pessoal. Mas o que é a história se não narrativas?! Cabe a nós não tomarmos essas com valor universal.

Dejayme Aires da Silva é um personagem interessante (desses que Porto Nacional parece propiciar como em nenhum outro lugar). E os seus feitos fala por si só. Por exemplo, o reflorestamento empreendido por ele numa área de 36 alqueires onde cultiva 80 mil árvores que “melhora o meio ambiente”. Isso é um belo exemplo, sobretudo após ter se dedicado a agricultura e pecuária de grande porte (com seus conhecidos efeitos nocivos ao meio ambiente). Também teve uma intensa participação na vida política local, sendo vereador por vários mandatos (chegando a presidência da casa de leis), candidato a prefeito, presidente de cooperativa de produtores e do Comitê Pró Estado do Tocantins. 

É essa imagem que vai sendo construída na nossa mente ao longo da leitura de “Porto Universal e os Caminhos do Tocantins”. A edição (2021) é do próprio autor, e que edição. O livro pode ser dividido em duas partes: A primeira, que perpassa a apresentação, introdução e estudos preliminares. Aqui temos um olhar mais academicista, falando sobre a importância da obra, o processo de criação e o estudo sobre a árvore genealógica da família Aires/Ayres. Essa primeira parte me pareceu pouco atrativa, sobretudo para quem não é do meio acadêmico. Já a segunda parte, onde temos o relato propriamente do Deijayme Aires da Silva – é onde de fato a leitura do livro flui. A narrativa é envolvente, nos leva para dentro dos acontecimentos,  e quando percebemos já chegamos ao final da obra.

Algumas passagens é de uma grande beleza poética. Como por exemplo, no capítulo I: Resgatando memórias (2021): “lembranças boas do meu tempo de menino. A gente mesmo fazia os brinquedos com cestas de frutas do cerrado e osso de gado... E havia o rio, claro. As praias naturais do Tocantins eram recreios dos meus irmãos maiores. Eu era pequeno e tomava banho próximo da beirada” (pág. 55 e 56).

Essas lembranças certamente é a mesma de muitos que cresceram por essas bandas do norte. Como também a sina de deixar a sua terra natal em busca de uma vida melhor. Foi o que ele fez quando deixou Porto Nacional para morar em São Paulo. Não viveu muito tempo longe da sua terra – um período suficiente para que se encontrasse: “depois dessa rica experiência numa sociedade mais dinâmica e complexa, retornei para Porto Nacional com uma perspectiva ampliada de desenvolvimento pessoal e profissional, o que me permitiu dar mais foco e direção a minha vida” (pág. 67).

Um desses focos será a vida pública através da militância política. É possível imaginar o jovem Deijayme retornando para Porto Nacional após toda a carga cultural que recebeu vivendo em São Paulo. Entrar na política para tentar transformar a realidade local foi, digamos, um passo natural. A sua imaturidade não permitia que ele percebesse que para as oligarquias a política não é um caminho para busca do bem comum, mas para manutenção dos seus interesses.  Isso Deijayme só perceberia tempos depois. 

“Quando o poder mudava de mãos e de grupo, havia um rearranjo no tabuleiro. Quanto à mim, Que primava pelo pragmatismo político, levei bordoada das duas correntes políticas locais, ambas carcomidas pelo tempo e viciadas no velho jogo político” (pág. 87).

Percebe-se uma mágoa de Deijayme com a política. Inclusive com Siqueira Campos, na luta pela criação do Estado do Tocantins. Nosso personagem teve um papel efetivo juntamente com um grupo liderado pelo juiz Feliciano Braga na luta pela criação do mais novo Estado da federação. E acredita que a importância do então Deputado Federal Siqueira Campos, é supervalorizada. Nas suas palavras “Siqueira Campos foi um mau necessário para criação do Estado,  ou seja, teve a sua utilidade histórica” (pág. 101).

Enfim, é um livro que não só vale a pena a leitura, como também ser trabalhado nas redes de educação (municipais e Estadual) do Tocantins. Por ser uma leitura acessível creio ter um potencial de ser trabalhado tanto com crianças como com adolescentes. Trabalhar, sobretudo, o modo de vida no antigo Norte Goiano – que nos trouxe aonde estamos hoje. Quanto às polêmicas, Deijayme não foge delas, são importantes para se problematizar as narrativas oficiais acerca da história de Porto Nacional e da criação do Estado do Tocantins. 

Por Pedro Ferreira Nunes – Educador Popular e Especialista em Filosofia e Direitos Humanos. Atualmente é Professor da Educação Básica no CENSP-Lajeado.

sábado, 5 de novembro de 2022

Poema: Depois da Vitória

 

Depois da vitória 

Houve:
Gritos,
Sorrisos, 
Abraços, 
Apertos de mão. 

Houve:
Fogos,
Carreata,
Cervejada,
Batucada de montão. 

Houve:
Amor,
Ardor,
Carinho,
Paixão. 

Houve:
Cantos,
Encantos, 
Beijos, 
Celebração.

Depois da Vitória, 
Ah, depois da Vitória.
O sonho de uma nova nação. 

Pedro Ferreira Nunes – Casa da Maria Lúcia. Lajeado do Tocantins. Lua Crescente. Inverno de 2022.

domingo, 30 de outubro de 2022

Poema: Um Rio


Há um rio dentro de mim
Lajeado
Tocantins
Há um rio dentro de mim.

Prestes a transbordar
Nenhuma barragem
Irá segurar.

Prestes a transbordar
E o mundo todo
Inundar.

Há um rio dentro de mim
Lajeado
Tocantins
Há um rio dentro de mim.

Eles tentam me destruir
Mas continuo 
aqui.
Eles tentam me destruir
Mas eu vou
Resistir.

Pois há um rio dentro de mim
Lajeado
Tocantins
Há um rio dentro de mim.

Pedro Ferreira Nunes - Poeta, Escritor e Educador Popular. 

terça-feira, 25 de outubro de 2022

Mulheres na Filosofia: Um relato de experiência da disciplina Tópicos Especiais em Filosofia e seu Ensino

Nós que temos uma formação em Filosofia sabemos o quanto a presença das mulheres, enquanto filósofas é negligenciada. É verdade que isso tem mudado nos últimos anos. Sobretudo diante do espaço que as mulheres têm ocupado em cargos de docência. Mas o fato é que ainda estamos falando de exceção. Durante minha experiência enquanto graduando em Filosofia não fui apresentado a importantes contribuições das mulheres no campo filosófico. Lembro-me apenas de ter estudado alguma coisa de Hannah Arendt, Martha Nussbaum e Chantal Mouffe. Ora, se não somos introduzidos a história das mulheres na Filosofia, como iremos trabalhar o ensino de Filosofia a partir de uma perspectiva mais plural?

É diante desse contexto que ressaltamos a importância do tema Mulheres na Filosofia a partir de uma perspectiva de gênero trabalhado na disciplina de tópicos especiais em Filosofia e seu ensino – uma oportunidade de diminuir o déficit acerca dessa temática e a partir daí ter mais subsidio para desenvolver, nas aulas de Filosofia no contexto da educação básica, o pensamento de Mulheres filósofas sobre diversos temas, em especial a condição da mulher na nossa sociedade – uma condição de invisibilidade e violência. E ninguém melhor para ministrar essa disciplina de que uma filosofa - a Professora Solange Aparecida de Campos Costa – integrante do Grupo de Trabalho Filosofia e Gênero da Associação de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) e que atua como docente na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no Mestrado Profissional de Filosofia (PROFI-FILO) na Universidade Federal do Tocantins entre outros.


No plano de curso, disponibilizado pela Professora Solange, pudemos ver o objetivo da disciplina Tópicos especiais em Filosofia e seu ensino. Entre eles encontramos: “Analisar historicamente mobilizações em prol dos direitos das mulheres e a inserção dos debates de gênero; Analisar o gênero como construção sócio histórico e cultural; Pensar as relações de gênero como possibilidade de uma educação para equidade, prevenindo contra preconceitos e discriminação, com respeito a alteridade e as identidades culturais; Refletir criticamente sobre os estudos de gênero como subsídio para a construção de uma educação emancipatória.” O que seria desenvolvido a partir da apresentação e discussão acerca de diferentes pensadoras, algumas mais conhecidas (pelo menos para mim) como é o caso da Simone de Beauvoir, Silvia Frederici Ângela Davis e bell hooks e outras nem tanto como Gerda Lerner, Françoise Vergès e  Lélia Gonzalez. As aulas ocorriam na quarta-feira, dás 19h ás 21h, pelo Google Meet.


O que poderia ser um fator limitante para o debate, o fato de ocorrer de forma remota não trouxe grandes prejuízos para o desenvolvimento das aulas. Pelo contrário, o tempo parecia insuficiente pelos debates que eram suscitados durante a exposição da professora Solange. Confesso que minha posição era mais observar e absorver tudo que estava sendo passado, sem fazer grandes intervenções. Não que as aulas não instigassem questões, mas na maioria das vezes me sentia satisfeito com as discussões postas pelos colegas. As discussões fomentadas durante as aulas foram tantas que logo percebemos que o plano do curso não seria alcançado na sua totalidade, sobretudo em relação as autoras abordadas – uma aula era insuficiente para abordar a riqueza de pensamento das autoras selecionadas pela Professora Solange, por mais que o seu objetivo era introduzir a temática.


Desse modo ao longo das aulas, das 10 pensadoras previstas, conseguimos chegar na quarta. Dessas apenas a Michelle Perrot ainda não havia ouvido ou lido sobre. Já a Simone de Beauvoir, Silvia Federici e Ângela Davis, sim. E inclusive lido alguma coisa. No caso de Beauvoir e Davis, já havia até abordado em sala de aula – obvio, de forma bastante superficial, dado a minha falta de conhecimento sobre a temática e a obra dessas autoras. Lamento não ter tido tempo de termos estudados as demais pensadoras que estavam no plano de curso, no entanto o material disponibilizado na forma de texto dessas autoras, certamente será importante para que façamos esse estudo de forma individual e que isso possa refletir nas nossas aulas.


Do ponto de vista individual não tenho nenhum problema quanto a isso. Pelo contrário, acredito ser bastante sensível quanto a essa temática, como também a inserção do pensamento feminino no Ensino de Filosofia. No entanto, não posso dizer que eu tenha o domínio suficiente para desenvolver discussões nesse sentido de forma adequada. No entanto, é certamente uma limitação que pode ser superada. E disciplinas como essa desenvolvida no Mestrado Profissional de Filosofia, contribuem para tanto. No entanto, insuficientes. O que exige da nossa parte, uma busca constante para continuarmos nos aprofundando na discussão acerca da Filosofia e Gênero.


Durante as aulas da disciplina Tópicos Especiais em Filosofia e seu ensino. É difícil destacar uma única pensadora que tenha me chamado atenção. Na verdade, todas trouxeram questões importantes que nos ajuda a compreender a luta histórica das mulheres pelos seus direitos. Simone de Beauvoir, por todo o seu pioneirismo não poderíamos deixar de citar. O incomodo que o seu pensamento causa numa sociedade ainda demasiada machista, mostra a sua importância. Para além da frase emblemática: “não se nasce mulher, torna-se mulher”. Há um grito em defesa da liberdade da mulher, um chamamento a sua organização e luta pelos seus direitos. O desafio que Beauvoir elenca no seu “Segundo Sexo” (1949), isto é, como encontrar a independência no seio da dependência, continua atual.


É importante reconhecer que muito se avançou nesse sentido, no entanto muito aquém do necessário. Quando abrimos o noticiário diariamente e vemos os casos de violência que as mulheres são submetidas percebemos o quanto ainda temos que avançar. E levando em consideração que a violência física é apenas a parte mais visível de uma condição de invisibilidade a qual a mulher foi e continua sendo submetida ao longo da história, nos faz questionar se houve avanço mesmo. E ainda mais, se é possível esse avanço nos marcos de uma sociedade capitalista. Nesse sentido a contribuição da Silvia Federici nos parece fundamental ao pontuar que o modo de produção capitalista em última análise, é mais prejudicial a mulher. Se há uma condição de exploração na sociedade capitalista, de uma classe sobre outra, como apontou Marx, a mulher é certamente quem dá uma conta maior de sacrifício para manutenção da ordem dominante. A ousadia da Michele Pirrot de escrever a história das mulheres a partir da perspectiva de uma mulher deve ser enfatizada. Pois certamente, não seria mesma coisa se essa história fosse escrita por um homem. Na verdade, a história, majoritariamente, é escrita a partir do ponto de vista masculino, e o que se vê é que a mulher, quando aparece, desempenha um papel de submissão. Por fim, não poderíamos deixar de destacar a contribuição da Ângela Davis, trazendo a perspectiva da mulher negra, pois quando olhamos para situação de violência a qual a mulher é submetida, a mulher negra e indígena certamente está numa situação ainda mais degradante. Daí toda a importância que a Ângela Davis trás sobre os direitos reprodutivos – num contexto em que se tem debatido a questão do aborto, com avanços em alguns lugares (Mexico) e retrocessos em outros (EUA), eis uma questão que não podemos deixar de fazer por medo de visões moralistas, influenciadas por dogmas religiosos. O fato é que vivemos numa sociedade extremamente desigual, onde as mulheres, sobretudo as negras, são colocadas numa situação que não vem alternativa senão abortar uma criança pela falta de perspectiva em garantir o mínimo de condições de sobrevivência a essa criatura.


Enfim, acredito que a disciplina Tópicos Especiais em Filosofia e seu ensino, me proporcionou, ainda que de forma introdutória, a discussão de Gênero a partir da perspectiva da Filosofia. Me proporcionou um contato mais aprofundado com autoras que eu já conhecia e temáticas importante quanto a condição da mulher na nossa sociedade. Acredito que mesmo não tendo conseguido abordar todas as pensadoras proposta no plano de curso, a professora Solange, alcançou os objetivos que haviam sido propostos. Entre eles, no meu caso destacaria, a reflexão crítica sobre os estudos de gênero como subsídio para construção de uma educação emancipatória. Ora, não podemos falar em educação emancipatória, inviabilizando a importante contribuição das mulheres na construção do conhecimento. 

 

Por Pedro Ferreira Nunes - Educador Popular e Especialista em Filosofia e Direitos Humanos. Atua como Professor da Educação Básica no CENSP-LAJEADO.


*Trabalho apresentado a disciplina de Tópicos Especiais em Filosofia e seu ensino (sob a Orientação da Professora Solange Aparecida de Campos Costa), do Mestrado Profissional de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins – UFT.