quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Circo de Caixeiras em Lajeado – uma experiência estética marcante

Era um domingo a tarde em Lajeado. A chuva resolveu dar o ar da graça – algo maravilhoso sobretudo por essas bandas onde existe uma lenda sobre o fato de não chover muito como nas cidades vizinhas. Mas logo naquele dia onde ocorreria a última etapa do Projeto Cultural Circo de Caixeiras da Trupe-Açu? Cheguei a pensar que não aconteceria. Mas não é que a chuva passou e propiciou um clima ainda mais gostoso para que a Trupe fizesse a alegria da criançada?!

As pessoas que estavam circulando, naquele domingo á tarde, na Praça das Crianças, em Lajeado. Olhavam á distancia, com um olhar desconfiado, a  aquela trupe. Já as crianças, naturalmente curiosas, não só olharam, logo se aproximaram e foram convidadas a assistir os espetáculos. E assim o receio inicial diante do diferente, foi desaparecendo a medida que uma criança saía deslumbrada falando para as demais da experiência que tivera. O resultado foi uma maratona que exigiu da Trupe muita disposição. 

As crianças, estavam tendo a oportunidade de ter uma experiência estética que não é muito comum no interior tocantinense – carente de eventos culturais mais diversificado, sobretudo na área das Artes Cênicas. E ai está um dos méritos desse Projeto contemplado com recursos estaduais da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Além do Lajeado, que foi escolhido para ser o lugar de encerramento do Projeto. A Trupe também esteve em Taquarussu (Palmas), Porto Nacional e Paraíso.

Utilizando o Teatro Lambe Lambe, o Circo de Caixeiras consistia na apresentação de três

micro espetáculos (“Camarim da Pulga”, “Tá tudo Kombinado” e “Rua do Soleil”) contados por Giovana Kurovski, Ester Monteiro e Belyza Bittencourt. Cada espetáculo,  me disse Giovana, eram inspirados na vida delas como artistas circenses – três estórias diferentes, mas que se cruzam no amor pela arte de fazer rir. Seja numa Kombi ou na Rua.

No olhar de encantamento da criançada naquela tarde em Lajeado podíamos sentir o impacto daquela experiência. Elas circulavam entre uma caixa e outra comentando entre si qual espetáculo mais haviam gostado e qual havia sido o mais divertido. Foi interessante notar que para alguns o mais divertido, não foi necessariamente o que mais gostaram. Alguns assistiam o espetáculo até mais de uma vez. E Giovana com todo o seu jeitinho calmo perguntava: - Você quer assistir de novo por que gostou muito ou por que não entendeu a estória?

Alguns olhavam curiosos para aquela engenharia jurando que dava conta de fazer: - É só pegar uma caixa de papelão. Você vai ver. Vou fazer uma para mim. E aparentemente parece ser fácil. Mas não é tão fácil assim. Requer muito profissionalismo para que o simples consiga ti transportar para outra realidade, tal como fez a Trupe.

Muitas daquelas crianças nunca tiveram a oportunidade de ir ao Teatro. E talvez, já mais terão. Mas naquela tarde, por alguns instantes, era como se eles tivessem no Teatro. Como disse Ester – é uma experiência que muitos deles já mais vão esquecer. Foi desse comentário que me veio a ideia de experiência estética marcante.

De acordo com Erikson Rodrigues do Espírito Santo (2019) “a partir do momento em que o ser humano se encontra maravilhado com a totalidade do percebido por conta do seu estado estético diante de uma obra de arte, sua percepção deixa de ser utilitária e passa a ser estética, nesse instante acontece a experiência estética.”

Me emocionei assistindo os três espetáculos, mas me emocionei mais ainda ao ver a alegria no olhar das crianças. E ali percebi a importância de propiciarmos experiências estéticas para elas. Nós que trabalhamos com o Componente Curricular de Arte na Educação Básica, sobretudo no interior. Sabemos o quanto isso é difícil. Por isso projetos como o da Trupe-Açu são bem-vindos. Esperamos que isso possa se repetir mais vezes na nossa cidade. Para tanto o apoio do poder público é fundamental. 

Por Pedro Ferreira Nunes – Educador Popular e Especialista em Filosofia e Direitos Humanos. Atualmente é Professor da Educação Básica no CENSP-Lajeado.

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