quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Poema em homenagem ao comandante Fidel Castro

Ao Comandante Fidel Castro

Eu confesso
Chorei
Chorei ao saber
Que tu se foi.


 Chorei como
Se tivesse perdido
Um pai, um irmão, um amigo.


Eu chorei
Confesso
Ao ler o comunicado
Da tua partida camarada.
Foi como tivesse levado uma facada
Como se uma parte de mim fosse arrancada.


Sei que merece repousar
Dessa longa caminhada
E que de onde estiver
Continuará a nos guiar.
Pois tua marca indelével
Já mais irá se apagar.

Mas é difícil saber
Que tu se foi camarada
Mesmo sabendo que uma hora
Essa hora ia chegar.
Tento não chorar
Mas não dá pra segurar.


Dizem: - Morreu o ultimo revolucionário!
À esquerda esta acabada.


Besteira, baboseira
Dos que se apressam a apagar.
A apagar
O que não pode ser apagado.
A enterrar
O que não pode ser enterrado.
A exterminar
O que não pode ser exterminado.


Foste um grande homem
Que errou e acertou
Pois sendo humano
Como poderia não errar?


Mas os acertos foram maiores
Por isso é tão amado
E também odiado.


E quando vemos
Quem comemora sua morte
E os que lamentam.
Vemos que trilhaste
Pela senda verdadeira.


Os tempos estão difíceis
Comandante
Para nós revolucionários.
Que teu exemplo nos guie.


Será mais uma estrela no céu
Ao lado do Che, do Camilo e do Almeida
Agora e sempre
Sempre a brilhar.


Aqui continuaremos
Pois é preciso continuar
Guiados por teu exemplo
A história nos absorverá.

Pedro Ferreira Nunes
Casa da Maria Lucia. Lajeado-TO, Lua Minguante, Inverno de 2016.

Assista ao vídeo do poema declamado: https://www.youtube.com/watch?v=JqojyxtoRfU&feature=youtu.be

Intolerância Religiosa: O Papel da Educação no Processo de Desconstrução da Visão Hegemônica a Cerca das Religiões Afro-Brasileiras.

Adriana C. Bezerra, Francisco Laércio A. de Holanda,
Pedro F. Nunes e Wesley S. da Silva.

Introdução

Quando falamos em intolerância religiosa é inegável que os adeptos das religiões de matrizes africanas são os que mais sofrem violência no Brasil. Por exemplo, levantamento realizado pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Rio de Janeiro (CCIR) aponta que mais de 70% de casos de ofensas, abusos e atos violentos registrados no Estado entre 2012 e 2015 são contra praticantes de religiões de matrizes africanas. No Tocantins essa realidade não é muito diferente, foi o que sentimos na visita a dona Romana em Natividade – que nos relatou casos de intolerância partindo da própria família – como, por exemplo, o afastamento de seus irmãos que não concordam com sua crença. Já no Brasil os casos de intolerância religiosa contra religiões de matrizes africanas são rotineiros e não raramente descabam para violência. No entanto o levantamento desses dados ainda é muito deficitário. Diante desse problema, nosso objetivo nesse breve artigo é refletir como a educação pode contribuir para descontruir a visão hegemônica racista e preconceituosa em torno das religiões de matrizes africanas. Para tanto nos utilizaremos do artigo “Religiões afro-brasileiras e violência” da Professora Drª em Teologia Irene Dias de Oliveira e outros trabalhos.

Religiões afro-brasileiras e violência

É inegável a hegemonia do cristianismo na sociedade ocidental. Tal hegemonia se construiu em torno de uma concepção de que “o Cristianismo era a única religião verdadeira e superior ás demais”. (Oliveira, 2011; 16) No entanto essa concepção de dona da verdade e de superioridade não é exclusiva do Cristianismo, encontramos essa afirmação em religiões como o Judaísmo e o Islamismo. Tal fato mostra segundo Oliveira (2011) “o espirito de intolerância, de absolutismo, de exclusivismo e da certeza de que cada uma, a seu modo, é detentora exclusiva da verdade”. E é a partir dessa concepção que percebemos uma legitimação da violência contra aqueles que não seguem determinados dogmas. Não são poucos os exemplos na história que aponta guerras em nome de deus. Aliás, na América Latina, Deus foi utilizado para justificar a catequização dos índios e a escravidão dos negros. Violência que persiste nos dias atuais, por exemplo, na invasão de templos neopentecostais nas aldeias indígenas e na satanização de religiões de matrizes africanas. Nessa linha Oliveira (2011) ressalta que a violência que os praticantes dessas religiões sofrem é, sobretudo, uma violência simbólica. E ainda que “a violência destrói não só o corpo, mas o espirito também”. E essa violência não é contra uma religião simplesmente ela se desdobra para o “não reconhecimento da alteridade, das diferenças e da desvalorização dos direitos individuais, sociais, civis culturais e econômicos de uma etnia”. (Oliveira, 2011; 18). É por isso que é visto como um insulto à utilização de um símbolo cristão em determinados ambientes, como por exemplo, numa parada gay, já a utilização de um termo preconceituoso como “chuta que é macumba” é visto com normalidade.
Não há como falar em intolerância religiosa no Brasil e não falar da situação do negro na nossa sociedade. O negro ao longo da nossa história não era visto como um ser humano, mas sim como um animal, logo tudo que vem de um ser inferior não presta. Nessa linha Oliveira (2011) destaca que “a tese escravagista entendia que os negros eram desprovidos de inteligência e que não possuíam alma. De outro lado, com a abolição os negros foram condenados à imobilidade social, travando as possibilidades educacionais e econômicas e trazendo prejuízos acumulados ao longo do milênio”. Diante dessa afirmação é necessário apontar a contribuição das ciências, em especial da antropologia nos seus primórdios, na defesa e promoção dessa tese. Toda essa negação do negro como cidadão ao longo de nossa história tem seus resquícios até os dias atuais. “... Sabemos que a “invisibilidade” não é reconhecida nem discutida. A história narrada na escola é branca, a inteligência e a beleza mostradas pela mídia também o são, os cultos religiosos são frequentados pela maioria branca”. (Oliveira, 2011; 18). Por mais que se negue, e ressalvado pequenos avanços é inegável que vivemos sobre uma ditadura branca – fundamentada numa concepção eurocêntrica da sociedade. Onde a família tradicional, a mídia, a escola e a religião desempenham um papel central. Se fosse diferente por que então uma politica de cotas? A politica de cotas, que diga se de passagem sofre bastantes ataques por parte das elites brancas, é justamente a prova de que não existe igualdade na sociedade. E não é raro á utilização de princípios religiosos para justificação do desrespeito as diferenças e a intolerância. E o que resulta dai é claramente um processo de discriminação, o racismo e o preconceito. Segundo Oliveira (2011) “o preconceito e o racismo são, portanto, atitudes ou modo de ver certas pessoas ou grupos raciais, enquanto a discriminação é a ação ou o comportamento que prejudica as pessoas”. O povo negro não só sofre com o racismo e o preconceito na nossa sociedade, como também, e como consequência disso sofre com a discriminação. Isto é, tudo aquilo que vem da cultura negra não é valorizado e muito menos respeitado. Pelo contrário, busca-se exterminar para que não influencie negativamente o modelo hegemônico fundamentado numa sociedade de brancos e para brancos.
Ora, mas justamente a religião que prega a salvação e a paz, o amor e a harmonia utiliza-se da violência para se impor. E tal imposição não é característica apenas do Cristianismo, não nos esqueçamos dos horrores que o Estado Islâmico tem feito no Iraque e na Síria. E o que os seus aliados tem feito no continente Africano. Segundo Oliveira (2011) a impressão muitas vezes é de que as religiões só conseguem impor-se fazendo uma lavagem cerebral no convertido – desenraizando-o de seu universo familiar, cultural e religioso. Sendo assim nos somamos a Oliveira (2011) nos questionando a cerca do papel da religião – se como algo que mantem ou que busca erradicar a alteridade. Diante dos exemplos acima concluímos que na realidade as religiões não estão preocupadas com a alteridade. E tal fato se reflete no aumento de casos de intolerância religiosa não só no Brasil como em todo o mundo. Intolerância que se concretiza não apenas através da violência simbólica, mas também através da violência explicita como apedrejamento, decapitação e destruição de templos. Nesse sentido é necessário avançarmos para uma compreensão de que “as diferenças, longe de constituírem motivo para a discriminação, à violência e a exclusão, são motivo de riqueza, de aprendizagem de novos saberes, de troca de experiência e nos conduzem cada vez mais para a abertura e o acolhimento do “desconhecido”, do diferente, eliminando, assim, as barreira que nos tornam intolerantes e nos levam a ver no diferente um inimigo contra o qual lutar e manter distância”. (Oliveira, 2011; 22). Mas isso só será possível se as religiões em vez de negar a alteridade – buscar a sua manutenção. E não só no discurso como temos visto no último período por parte da Igreja Católica, mas através de ações concretas.

O Papel da Educação no Processo de Desconstrução da Visão Hegemônica a Cerca das Religiões Afro-Brasileiras.

No Brasil não dá para negar a visão hegemônica cristã que se afirma como a verdadeira e superior às demais. Visão que descamba para um processo de intolerância contra todas as demais, porém são as religiões de matrizes africanas que mais sofrem com os preconceitos e discriminações advinda dessa hegemonia crista. E tal fato ocorre não apenas pelo principio religioso como também por uma questão politica. Por isso é ainda mais difícil descontruir através da educação essa visão hegemônica a cerca das religiões Afro-brasileira. Pois a escola muitas vezes reproduz a violência simbólica que vemos na sociedade. Os filósofos franceses Bordieu e Passeron desenvolvem o conceito de violência simbólica. Sendo que para estes pensadores “a escola não exerce necessariamente a violência física, mas sim a violência simbólica, mediante forças simbólicas, ou seja, pela doutrinação que força as pessoas a pensarem e agirem de determinada forma, sem perceberem que legitimam com isso a ordem vigente”. (Aranha, 1993; 41).
O problema da escola na nossa sociedade não é nem tanto o que se ensina, mas, sobretudo o que se omite, por exemplo, em relação à situação do racismo, do preconceito e da discriminação – e esse silêncio contribui para intolerância. Logo se faz necessário superar esse modelo de escola que apenas reproduz a visão hegemônica – o que só será possível com a superação do modelo de sociedade vigente. Por isso que a luta por uma educação transformadora e não dogmática deve ser feita conjuntamente com a luta pela superação da sociedade capitalista. E essa luta contra hegemônica perpassa pela desconstrução do racismo, do preconceito e da discriminação que atinge, sobretudo, a população afrodescendente e a sua cultura. Uma luta que deve ser travada no cotidiano, pois não devemos abrir mão da alteridade nas nossas praticas pedagógicas. Pois uma educação que discriminação não é educação, mas uma aberração que não pode ser de forma alguma aceita com normalidade.

Referências Bibliográficas
Aranha, Maria Lucia de Arruda. Filosofando: Introdução à filosofia. 2. Ed. rev. atual. –São Paulo: Moderna, 1993.
Oliveira, Irene Dias de. Religiões Afro-brasileiras e Violência. Ciberteologia – Revista de Teologia & Cultura – Ano VII, n.35. 2011.

Puff, Jefferson. Por que as religiões de matriz africana são principal alvo de intolerância no Brasil? Disponível em bbc.com. Acesso em: 20 de Outubro de 2016.
*Trabalho apresentado à disciplina de Antropologia Cultural, do curso de Filosofia e Teatro da Universidade Federal do Tocantins. 

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

RESENHA: Nem tudo é relativo – A questão da verdade. De Hilton Japiassu.



“Uma vida sem interrogação e sem paixão não merece ser vivida.”
Hilton Japiassu

O maranhense de Carolina Hilton Japiassu, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), licenciado em filosofia pela PUC/RJ, com mestrado e doutorado em Grenoble na França. E com estudos avançados na área de epistemologia em Estrasburgo também na França. Dedica-se desde 1968 ao estudo da epistemologia área na qual é uma autoridade reconhecida internacionalmente. Influenciado por Jean Piaget e Barchelard. Já escreveu diversos livros, entre eles: Nascimento e Morte das Ciências Humanas, Introdução ao Pensamento Epistemológico, Introdução a Ciências Humanas, Um Desafio da Filosofia, Interdisciplinaridade e patologia do saber entre outros.

Em “Nem tudo é relativo – A questão da verdade”, Hilton Japiassu tece uma critica veemente ao relativismo e os defensores de tal teoria que tem crescido vertiginosamente no último período. Especialmente, após a década de 1970 com a derrocada das ideias de esquerda e a consolidação da hegemonia neoliberal.
Com uma linguagem objetiva e clara, uma defesa apaixonante das ciências, do universalismo e da razão, claro, sem deixar de apontar alguns problemas que deve ser superado pelo conhecimento científico, especialmente o ocidental. Japiassu denuncia o risco do pensamento relativista e o dogmatismo a que isso pode nos levar. Sem abrir mão da polêmica e de uma critica consciente e consequente, aliás, o que segundo ele deve ser o papel de todo intelectual – não aceitar a naturalização das coisas, pois se não acabamos nos tornando justificadores da ordem estabelecida e nos somando aqueles que querem enterrar os conflitos sociais e politico – o que caracteriza a conjuntura atual. Partindo dai Japiassu faz uma forte critica a sociedade atual marcada por um conformismo generalizado e por sujeitos passivos (teleconsumidores). Como também por uma arte modernista de museu, que cultua o vazio politico e onde “os filósofos de televisão” buscam dá sentido ao insignificante

Em Nem tudo é relativo – A questão da Verdade. Japiassu também irá abordar a disputa entre racionalistas e relativistas, apontando as contradições do discurso de ambos. Pois mesmo sendo um defensor do racionalismo Japiassu não deixa de reconhecer alguns problemas que devem ser superados por esse pensamento. No entanto é no relativismo, como aponta o próprio nome do seu livro, que ele descarrega sua metralhadora giratória de criticas.

No primeiro capitulo do livro Hilton Japiassu mostra a onda relativista identificada como o pensamento pós-moderno – que se caracteriza pela negação da universalidade, da ciência com um conhecimento universalmente valido, e a verdade sendo reduzida ao que se ajusta ao dado sistema de crenças. Segundo o pensamento relativista nem a lógica nem a evidência desempenham um papel importante na construção do conhecimento. Dai que para Japiassu o relativismo deve ser entendido como determinismo social. O autor aponta que até 1970 a critica dos relativistas era em cima da ideologia dominante, dai para frente voltou-se para ciências. E dai surge a posição relativista de que a universalidade das ciências é uma ilusão – o que Japiassu vai refutar com veemência – questionando a questão da neutralidade absoluta, da negação da razão, e da ditadura da razão.  Japiassu alerta os riscos tanto do relativismo positivista baseado na tradição de Augusto Comte como do relativismo perspectivista dos Nietzchenianos, aliás, o relativismo perspectivista acaba desembocando no niilismo. Dai que para Japiassu não dá para pegar o pensamento relativista totalmente como verdadeiro, especialmente o que afirma que a ciências deve ser considerada como um conto de fadas. 

Hilton Japiassu não faz uma defesa cega das ciências. Muito pelo contrario, ele aponta com clareza os seus limites. No entanto para ele só pode haver ciência racional e só pode haver razão universal – o que confronta com as afirmações relativistas.

No segundo capitulo do livro “Nem tudo é relativo – a questão da verdade”. Hilton Japiassu vai abordar “o relativismo em questão”. Onde ele começa reconhecendo o fato de que o pensamento relativista nos ajuda a romper com o velho racionalismo. O qual ele ver como um problema para a busca da verdade. Japiassu afirma que não há como relativizar a razão sem racionalizar a relatividade. Logo para ele falta ao relativismo um pouco mais de ceticismo. Partindo desse pressuposto Japiassu vai apontar oito pontos que deve ser pensados para superarmos tanto o relativismo como o velho racionalismo;

1-      O risco do cientificismo que busca converter a ciência numa religião;
2-      A racionalidade cientifica precisa se tornar critica e autocritica;
3-      A necessidade de confrontar-se com outras culturas;
4-      Superar a ideia de que o racionalismo ocidental é o racionalismo universal;
5-      A necessidade de superar o relativismo cultural;
6-      Afirmar o relativismo como uma teoria intolerante;
7-      Não aceitar e fazer a critica ao etnocentrismo;
8-      Ao negar o eurocentrismo e o etnocentrismo tomar cuidado para não cair no relativismo irracionalista.

Em Nem tudo é relativo – A questão da verdade. Japiassu abordará a necessidade de se fazer uma critica consciente e bem fundamentada. Não se pode rejeitar, mas também não se pode aceitar tudo. É preciso ter autocritica. Nesse sentido Japiassu vai concluir seu livro descarregando uma artilharia de critica ao relativismo quando este tem por fim cair no ceticismo, que acaba por rotular erroneamente as diferenças entre ocidente e oriente e acaba caminhando para o irracionalismo – um caminho que pode levar a justificação de dogmatismos. Para Japiassu não dá para aceitar a fabula de uma sociedade sem conflitos defendida pelos relativistas. O autor de Nem tudo é relativo – a questão da verdade deixa claro que sem criticas a sociedade não evolui. Para os relativistas, segundo Japiassu, numa sociedade não há espaço para contestadores, logo pode se afirmar que os relativistas são conformistas, e os indivíduos em tal sociedade são privatizados. O que é contestado com veemência pelo autor.  Por fim para Japiassu não é aceitável a negação da universalidade pelos relativistas. Pois é fato que algumas coisas nos transcendem independente de nossas crenças e cultura. Logo para ele a aceitação do universal esta na afirmação do que o outro não nos é estranho logo é possível à comunicação.

Podemos classificar o livro Nem tudo é relativo – a questão da verdade, de Hilton Japiassu como um manifesto, uma apaixonante defesa da razão, da racionalidade, da ciência e do conhecimento cientifico. É um livro corajoso, que não tem medo de criticar, de polemizar, de buscar dialogo sem abrir mão de suas posições, que, diga-se de passagem, estão bem fundamentadas. Tal obra precisa ser reverenciada especialmente em um período onde aqueles que ousam levantar a voz contra a ordem estabelecida, contra o status cos são simbolicamente violentados. Diante da exposição empolgante de Hilton Japiassu em Nem tudo é relativo – a questão da verdade. Devemos nos perguntar a que serve tal teoria? Uma teoria que rejeita a critica, os conflitos sociais e prega a existência de uma sociedade perfeita. Que privatiza o individuo e nega completamente o conhecimento cientifico. Não neguemos algumas contribuições desse pensamento pós-moderno, mas não nos deixemos enganar – nem tudo é relativo.

Esse debate colocado por Hilton Japiassu neste livro deve ser travado, não só no âmbito da academia, mas na sociedade como um todo. Aliás, é um erro que vem sendo cometido no ultimo período pelos intelectuais, não transpor os debates para além dos muros da universidade, a forma acessível da escrita de Japiassu contribui para que mais pessoas tenham acesso a esta discussão. E no período de crise que vivemos é fundamental travarmos tal debate. 

“Uma vida sem interrogação e sem paixão não merece ser vivida” – essa frase emblemática escrita por Japiassu na introdução do seu livro fala por si mesma. Mesmo em uma conjuntura difícil, onde a mediocridade permeia todos os campos da sociedade – seja na politica, na economia, na cultura. Não podemos abrir mão de exercer o nosso papel de questionar, de criticar, de subverter a ordem estabelecida. Pois como escreveu o grande poeta alemão Bertold Brecht – não aceiteis o que é de habito como natural, pois nada é impossível de mudar.

Pedro Ferreira Nunes – Estudante de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins

Referência Bibliográfica

JAPIASSU, HILTON. Nem Tudo é Relativo – A Questão da Verdade – São Paulo: Editora Letras & Letras, 2000.


*Trabalho apresentado à disciplina de Leitura e Produção de Textos Científicos. Do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins. Revisado para o blog “Das barrancas do Rio Tocantins”.

Acesse o documento em pdf no link: https://drive.google.com/drive/my-drive 

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Crônicas da UFT: Que fazer?!


Não, esse texto não se trata de uma resenha a cerca do celebre livro “Que fazer” do grande Lênin. Mas em tempos como esses que a esquerda brasileira ou o que sobrou dela esta batendo cabeça sem saber o que fazer, não deixa de ser recomendável a leitura desse clássico do marxismo-leninismo. Como também pelo fato de que recentemente comemoramos os 99 anos da revolução de outubro e agora caminhamos para comemorar os 100 anos – uma data que deve servir para fazermos um profundo balanço da luta proletária e camponesa desde então – os avanços e retrocessos. Mas voltemos ao nosso objetivo principal falar do debate sobre a politica de formação de professores de Artes e Filosofia no âmbito da MP 746/2016 que ocorreu na IV Semana Intercursos de Filosofia, Teatro e Pedagogia da UFT – Campus de Palmas.

O que fazer foi a principal questão que surgiu após a fala dos Professores João Cardoso P. Filho (UNESP), Alessandro Rodrigues Pimenta (UFT) e Marcelo Rythowem (IFTO). Sobretudo pelo fato que não houve desacordo com a analise apresentada a cerca da nocividade da MP 746/2016. Não há duvidas como bem salientou o Professor João Cardoso de que se trata de uma ponte de volta ao passado e não ao futuro como dizem os defensores da reforma. Aliás, Cardoso alertou que o objetivo do atual governo é gastar o menos possível com a educação e nesse sentido a reforma do ensino médio esta intimamente ligada com a PEC 55 que congela os gastos públicos. O professor Alessandro Rodrigues afirmou que as conquistas obtidas a partir de 2008 que conseguiu que a filosofia se tornasse disciplina obrigatória no ensino médio esta em risco, e com isso se aprovada a politica de formação de professores será impactada imediatamente. Rodrigues ressaltou muito bem ao dizer que as mudanças na educação pública vêm ocorrendo desde a década de 1990, o atual governo com a MP da reforma do ensino médio esta apenas aprofundando essas reformas. Seguindo assim a cartilha do Banco Mundial e da UNESCO – é a logica mercadológica que inclusive vemos nas universidades. E qual o papel da Universidade Pública? Ser um espaço de busca do conhecimento ou de formação de mão de obra qualificada para o mercado? Questionou Rodrigues. Já o professor Marcelo Rythowem destacou que a politica de permanência na Universidade irá desaparecer se caso a PEC 55 for aprovada e com isso os cursos de licenciatura esvaziaram mais ainda.
Na linha de que a MP 746/2016 significa um retrocesso, o professor João Cardoso destacou que ao contrario do que se diz o aluno não terá nenhuma liberdade de escolher o currículo – esse será definido pelo sistema, pelo secretário de educação. Afirmou que as diretrizes curriculares estão sendo ignoradas pelo projeto de reforma do ensino médio e que o PNE de 2014 não será cumprido. Cardoso também chamou atenção para o fato de que há 40 anos o foco do ensino tem sido em Português e Matemática, o que segundo ele é um erro, pois não tivemos importantes avanços no aprendizado, nesse sentido ele defendeu a necessidade do currículo ser integrado bem como de uma maior valorização do ensino das artes. O professor Alessandro Rodrigues chamou atenção para o fato de que a profissão de professor vem sendo sucateada e tal fato dificulta para que estes possam construir lutas contra hegemônica. Já o professor Marcelo Rythowem comentou a frase de uma colega que disse que no tempo do FHC vivíamos no paraíso se comparado ao momento que estamos vivendo. A esse respeito é preciso ressaltar que no governo FHC tínhamos organizações da classe trabalhadora muito mais fortes e mais combativas – entre elas a CUT, O MST e a UNE. Ao contrario de agora que só temos a brava resistência do movimento estudantil secundarista que na maioria dos casos não são ligados a nenhuma organização tradicional.
Ao final da ótima analise a cerca da MP 746/2016 e dos seus impactos na formação de professores o que ecoou no auditório do Cuica foi à frase – que fazer? E não é que o professor Marcelo Rythowem disse que deveríamos retomar a leitura dos clássicos começando pelo “Que fazer” do Lênin. Sim devemos ler os clássicos, mas com os olhos de hoje. Também veio do auditório uma fala dizendo que estamos num momento de luto, mas que não temos muito tempo para ficar chorando. Me lembrei de um debate entre uma militante do PSTU e do PCO nas eleições municipais – onde a camarada do PSTU mandou a do PCO soltar a alça do caixão do PT. Também surgiu o exemplo do movimento estudantil que estão ocupando escolas e universidades públicas de norte a sul do país. – Eles estão lutando. E nós? Foi à fala desesperada de uma professora do Teatro. E houve também quem não se esquecesse da greve. Ora, mas greve não são férias. Lembrou o professor Cardoso – não adianta fazer greve e ir para o litoral ou viajar para outro país.
No meu canto apenas observando o debate ia tendo a convicção cada vez maior que o nosso problema é de fato organizacional. E essa não é uma questão secundaria camaradas, pois sem organização acabamos caindo no espontaneísmo e o espontaneísmo nunca fez revolução em canto algum. Precisamos construir uma contra hegemonia, organizar o povo, forma-lo politicamente e conduzi-lo a luta. Mas não posso deixar de notar que enquanto a discussão vai se aprofundando o auditório vai esvaziando. E no final ficam alguns poucos dispostos a fazer. Há alguma coisa de errado com o nosso discurso? O povo já não acredita mais ser possível a transformação? Se não estão dispostos a discutir, imaginem lutar. Não posso deixar de pensar nessas questões diante do auditório esvaziado – auditório que só vi cheio por duas vezes quando dona Kátia Abreu por ali esteve promovendo o seu MATOPIBA.
Ora, não dá para ficar se lamentando. Quando é que nós que “não escolhemos o lado fácil da história” tivemos vida fácil? Lembremo-nos de Maiakóvski – Poeta Russo. “É preciso arrancar alegria ao futuro”. Nesse sentido ressaltamos o que falou os professores Cardoso, Rodrigues e Rythowem – eles podem ganhar essa, mas não vamos entregar de bandeja. Vai ter resistência, vai ter luta. A verdade é que já esta tendo – não é pouca coisa o que o movimento estudantil esta fazendo nesse país. Mas é possível fazer mais, precisamos o quanto antes caminhar rumo à greve geral – que os dias 11 e 25 de novembro sejam a centelha rumo a esse objetivo.
Por fim não poderíamos deixar de falar da importância da semana intercursos de Filosofia, Teatro e Pedagogia do Campus de Palmas em promover esse espaço de dialogo e debate a cerca dessas questões importantes – especialmente a reforma do ensino médio (MP 764/2016) e a pec. que congela os gastos públicos (PEC 55). Á analise dos Professores João Cardoso P. Filho (UNESP), Alessandro Rodrigues Pimenta (UFT) e Marcelo Rythowem (IFTO). Foram de extrema relevância para que nos mobilizemos, nos organizemos e lutemos para resistir aos ataques aos nossos direitos que tendem a se aprofundar no próximo período – tanto dentro como fora dos muros da universidade.

Pedro Ferreira Nunes – Estudante de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins.


Seguimos por uma estrada escarpada e difícil, segurando-nos fortemente pela mão. De todos os lados, estamos cercados de inimigos, e é preciso marchar quase constantemente debaixo de fogo. Estamos unidos por uma decisão livremente tomada, precisamente a fim de combater o inimigo e não cair no pântano ao lado, cujos habitantes desde o início nos culpam de termos formado um grupo à parte, e preferido o caminho da luta ao caminho da conciliação”.
Lênin.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

QUADRO POLÍTICO-PARTIDÁRIO NO TOCANTINS APÓS AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2016 E PERSPECTIVAS PARA 2018.


O resultado das ultimas eleições municipais no Tocantins consolida um processo de fragmentação dos grupos políticos tradicionais e o surgimento de novos atores políticos no cenário estadual. Por exemplo, a disputa entre PMDB X PSDB (União do Tocantins) que dominou as disputas eleitorais no Tocantins até recentemente, não ocorreu nesse pleito eleitoral. Aliás, o PSDB que dominou por vários anos o poder no Tocantins, obteve um resultado pífio nas eleições municipais. Já o PMDB mesmo tendo o atual governador não conseguiu eleger a maioria dos prefeitos, no entanto ainda continua com uma força importante. Outra questão a se destacar é a ausência dos Siqueiras no pleito eleitoral, sobretudo no interior. Por outro lado Amastha e seu PSB tem ganhado força no cenário estadual – apesar de não ter feito muitos prefeitos – conquistou importantes cidades e construiu bases eleitorais em muitas outras. Já o PSD da família Abreu é novamente o partido que mais elegeu prefeitos, sobretudo em pequenos e médios municípios do interior – onde os ruralistas tem forte influência. PR, PV e PP também cresceram – especialmente pelo fato dos desgastes de partidos como PMDB, PSDB e PT. Aliás, o PT quase sumiu do mapa politico dos municípios tocantinenses.

Partindo dessas questões iniciais iremos apresentar também um recorte de como ficará esse quadro nos 20 maiores municípios tocantinenses. Tal quadro se faz necessário, pois mais da metade da população tocantinense se concentra nesses municípios. Logo os mesmos desempenharam um papel importante nas eleições de 2018. Com isso iremos ressaltar algumas diferenças significativas  em relação ao quadro geral de divisão de forças politicas-partidárias em todo o Estado e nos 20 maiores municípios. Com isso acreditamos poder traçar um quadro das principais forças politicas no Tocantins e para onde elas caminham no próximo período. Sobretudo aquelas que segundo nossa analise são as três principais forças politicas-partidárias no cenário estadual – Que são o PMDB, PSD e o PSB. No entanto não dá para descartar o papel de outras forças politica, sobretudo de grupos como o PR, PV, PP e o PRB que estão em ascensão. Já os Siqueiristas, tucanos e petistas vão na contramão, não tendo no curto prazo possibilidade de retomada do papel protagonista que desempenharam em outros momentos. Por fim falaremos da situação em que se encontra partidos de esquerda como o PSOL, o PCB e o PSTU no Tocantins. O porquê dessas organizações não conseguirem se tornarem referência politica para classe trabalhadora tocantinense.

Todos os dados apresentados nesse artigo foram retirados do site do Tribunal Superior Eleitoral, além de pesquisas em periódicos, sites de noticias e de partidos políticos. O método teórico das ciências sociais críticas da sociedade capitalista – especialmente de tradição marxista e da prática a partir da militância junto ao movimento popular foi o que utilizamos para elaborar esse estudo. Estudo este que esperamos que sirva como instrumento de estudo e analise para as organizações populares, especialmente do campo progressista, que estão entrincheirados na luta anticapitalista no Tocantins, resistindo contra esse modelo hegemônico de apoio ao agronegócio, aos megaempresários e especuladores imobiliários. Mas do que nunca é preciso que nos organizemos e nos formemos para resistir ao avanço desse modelo hegemônico que seja o PMDB de Marcelo Miranda, o PSD da família Abreu ou o PSB de Amastha são fieis representantes. Logo precisamos resistir, mas também buscar construir alternativas que de fato atendam aos anseios do povo trabalhador. Nós do Coletivo José Porfírio temos feito um esforço no sentido de analisar a realidade tocantinense a partir de uma visão critica – oferecendo a classe trabalhadora tocantinense elementos que contribuam para o fortalecimento da luta popular no Estado – tanto do ponto de vista teórico como prático. Nossa atuação tem se caracterizado, sobretudo como de agitadores políticos e formadores – e esse trabalho é mais um nesse viés. Esperamos que á militância popular e revolucionária se apropriem do mesmo.

“Se o presente é de luta, o futuro nos pertence.”
Ernesto ‘Che’ Guevara


1-      Quadro político-partidário após as eleições municipais no Tocantins;

Serão 21 partidos que administraram os 139 municípios tocantinenses. Sendo que o PSD da família Abreu comandará o maior numero de prefeituras – serão 28 no total. Lembrando que em 2012 o PSD já havia sido o partido que mais havia elegido prefeitos no Tocantins. Porém houve uma queda no numero de prefeitos eleitos pelo PSD nessas eleições. O PMDB ficou em segundo – elegendo 27 prefeitos – um a menos que o PSD. O PR do senador Vicentinho ficou na terceira posição elegendo 16 prefeitos. Já O PV de Marcelo Lelis elegeu 12, enquanto o PP do deputado Federal Lazaro Botelho elegeu 10 e o PSB do prefeito Carlos Amastha elegeu 9. Estes são, portanto os seis partidos que mais elegeram prefeitos no Tocantins –PSD, PMDB, PR, PP, PV e PSB. Depois desses tivemos o PRB do deputado federal Cesar Halum elegendo 7 prefeitos, o PSDB, SD e o PTB – cada um elegendo 5 prefeitos, o PPS elegendo 3 prefeitos, o PT elegendo 2, o mesmo número do PTN. Já o DEM, PSL, PSDC, PDT, PSC, PROS, PMN e PRTB elegeram cada um – 1 prefeito. Tal quadro reflete muito bem a fragmentação político-partidária nos municípios Tocantinenses. No entanto se formos analisar bem – Há na verdade três grupos políticos que saem fortalecidos desse processo.  E é o que veremos mais adiante.



PARTIDOS POLITICOS NO TOCANTINS
NUMERO DE PREFEITOS ELEITOS
Partido Social Democrático - PSD
28 Prefeitos
Partido da Mobilização Democrática Brasileira - PMDB
27 prefeitos
Partido da República - PR
16 prefeitos
Partido Verde - PV
12 prefeitos
Partido Progressista - PP
10 prefeitos
Partido Socialista Brasileiro - PSB
9 prefeitos
Partido Republicano Brasileiro - PRB
7 prefeitos
Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB
5 prefeitos
Solidariedade - SD
5 prefeitos
Partido Trabalhista Brasileiro - PTB
5 prefeitos
Partido Popular Socialista - PPS
3 prefeitos
Partido dos Trabalhadores - PT
2 prefeitos
Partido Trabalhista Nacional - PTN
2 prefeitos
Democratas - DEM
1 prefeito
Partido Social Liberal - PSL
1 prefeito
Partido Social Democrata Cristão - PSDC
1 prefeito
Partido Democrático Trabalhista - PDT
1 prefeito
Partido Social Cristão - PSC
1 prefeito
Partido Republicano da Ordem Social - PROS
1 prefeito
Partido da Mobilização Nacional - PMN
1 prefeito
Partido Republicano Trabalhista Brasileiro - PRTB
1 prefeito



Total: 139 Prefeitos.
Fonte: G1 Tocantins

1-      Quadro das forças político-partidárias nos 20 maiores municípios tocantinenses;

A grande maioria da população tocantinense vive nos grandes e médios municípios do Estado. Por exemplo, estimativa do IBGE mostra que 46,6% dos habitantes vivem nas dez maiores cidades do estado. Logo podemos deduzir que no mínimo os 20 maiores municípios concentram cerca de 60% dos habitantes e, por conseguinte do eleitorado tocantinense. Diante disso é inegável a força desses municípios nas disputas politicas a nível regional. Por isso a importância de fazer esse recorte para podermos analisar o quadro político-partidário especificamente nestes municípios. Que em relação ao número de partidos não nos apresenta um quadro tão diferente do restante do Estado, por exemplo, são 9 partidos diferentes que comandarão as 20 maiores cidades. No entanto é o PMDB que comandará o maior numero de prefeituras – serão 5 no total. Mas dessas 5 apenas uma é considerada um grande município tocantinense que é a cidade de Paraíso. Empatados em segundo lugar estão o PSB, o PR e o PRB – ambos comandaram 3 municípios. Sendo que o PSB comandará á capital Palmas e Gurupi que é a terceira maior cidade do Tocantins. Já o PR comandará Araguaína que é a segunda maior cidade do Estado e o PRB comandará a sétima maior cidade - Colinas, que, no entanto é considerado um município médio. O PSD que elegeu o maior numero de prefeitos no quadro geral, nos 20 maiores municípios elegeu apenas 2 prefeitos, sendo que a maior cidade que irá administrar será Tocantinópolis, que está na nona posição entre os maiores municípios tocantinenses, mas que também é considerada uma cidade média. Depois vem o PV, o PSDB, o PDT e o PRTB cada um com 1 prefeitura. Destes se destaca o PV que irá administrar a quarta maior cidade do Estado que é Porto Nacional. Um ponto importante a se destacar é que o PP que no quadro geral está entre os 6 partidos que mais elegeram prefeito, não aparece como uma força nos 20 maiores municípios. Já os outros administraram importantes centros urbanos – é o caso do PSB em Palmas e Gurupi, do PR em Araguaína, do PV em Porto Nacional e do PMDB em Paraíso. Claro, com exceção do PSD que mostra sua força, sobretudo nos pequenos municípios do Estado – graças à influência da família Abreu no meio rural tocantinense.

20 MAIORES MUNICIPIOS TOCANTINENSES
PARTIDOS QUE ASSUMIRAM A PREFEITURA
1-       PALMAS

PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO - PSB
2-       ARAGUAINA

PARTIDO REPUBLICANO - PR
3-       GURUPI

PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO - PSB
4-       PORTO NACIONAL

PARTIDO VERDE - PV
5-       PARAÍSO

PARTIDO DA MOBILIZAÇÃO DEMOCRÁTICA NACIONAL - PMDB
6-       ARAGUATINS

PARTIDO DA MOBILIZAÇÃO DEMOCRÁTICA NACIONAL - PMDB
7-       COLINAS

PARTIDO REPUBLICANO BRASILEIRO - PRB
8-       GUARAÍ

PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA - PSDB
9-       TOCANTINOPOLIS

PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO - PSD
10-   DIANOPOLIS

PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO - PSB
11-   MIRACEMA

PARTIDO DA MOBILIZAÇÃO DEMOCRÁTICA NACIONAL - PMDB
12-   FORMOSO DO ARAGUAIA

PARTIDO REPUBLICANO TRABALHISTA BRASILEIRO - PRTB
13-   AUGUSTINOPOLIS

PARTIDO REPUBLICANO BRASILEIRO - PRB
14-   TAGUATINGA

PARTIDO SOCIAL DEMOCRATICO - PSD
15-   MIRANORTE

PARTIDO DA MOBILIZAÇÃO DEMOCRÁTICA NACIONAL - PMDB
16-   PEDRO AFONSO

PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA - PDT
17-   GOIATINS

PARTIDO DA REPUBLICA - PR
18-   LAGOA DA CONFUSÃO

PARTIDO REPUBLICANO BRASILEIRO - PRB
19-   SÃO MIGUEL

PARTIDO DA REPUBLICA - PR
20-   XAMBIOÁ

PARTIDO DA MOBILIZAÇÃO DEMOCRÁTICA NACIONAL - PMDB


TOTAL: 20 PREFEITOS
Fonte: TSE

Ainda sobre o quadro político-partidário é importante ressaltar que no Tocantins não há por parte da maioria dos políticos compromisso ideológico com suas legendas. Logo o quadro apresentado acima se modificará com certeza até as eleições de 2018. Muitos dos prefeitos eleitos em legendas menores migraram para os partidos que tem peso maior – tal fato faz parte da cultura politica local. Por exemplo, antes das eleições de 2014 houve uma debandada de prefeitos do PSD para o SD do Sandoval Cardoso – Graças à influência da maquina pública, que infelizmente ainda tem um grande peso no processo eleitoral. Porém independente das mudanças que ocorrerem no quadro político-partidário até as eleições de 2018, uma coisa é fato, PMDB, PSD e PSB não perderão o papel de protagonistas políticos no cenário regional. Pelo contrário, PMDB e PSB tendem a crescer.

2-      PMDB, PSD e PSB se destacam como as três principais forças politicas no cenário Estadual;

Estes três partidos políticos se destacam, sobretudo por que são os únicos que tem programa e projetos políticos para comandar a maquina pública estadual. Mesmo diante de uma situação difícil pela qual passa o governo de Marcelo Miranda, não dá para menosprezar a força politica do PMDB. Sobretudo por que com á maquina pública na mão não faltará recurso para bancar apoio politico. É o grupo politico mais tradicional do Estado ao lado dos Siqueiristas, e apesar das divergências internas sempre esta no páreo. O PMDB sofre com o mesmo problema dos Siqueiristas – falta de renovação dos seus quadros políticos e rejeição por parte da população. Os Siqueiristas já não existem como grupo politico e o PMDB se não si renovar não terá destino muito diferente.
Em um Estado onde os ruralistas são a principal força politica e econômica não é novidade que eles tenham seus representantes – e ninguém melhor que a família Abreu e o PSD para representar a bandeira ruralista no Tocantins. Apesar de estar filiada no PMDB – Kátia Abreu milita na verdade no PSD, foram as candidaturas a vereador e prefeito do partido comandado pelo seu filho Irajá Abreu que ela fez campanha nas eleições municipais. Rompida com Marcelo Miranda e com a cúpula do PMDB nacional Katia Abreu não deve demorar em se filiar novamente no PSD. Partido que sem duvida representa a força dos ruralistas no Tocantins, uma força que não dá para negar. Logo não será nenhuma novidade uma candidatura majoritária do partido no pleito eleitoral de 2018. Se isso não ocorrer, é inegável que terão um peso importante, sobretudo no interior.
Já o PSB do prefeito da capital Carlos Amastha surge no cenário estadual como a principal força politica de oposição ao governo do Estado, desbancado inclusive o PSD – que faz uma oposição acanhada. Como também se aproveitando do vácuo deixado pelos Siqueiristas. Em uma entrevista na Radio CBN após a vitória no pleito eleitoral de 2016 em Palmas, o próprio prefeito Amastha declarou que seu grupo politico tem um projeto para o Estado e fez duras críticas ao governador Marcelo Miranda e aos deputados da base aliada. Logo não é segredo que o PSB terá candidatura própria em 2018 ao governo do Tocantins e que o nome de peso do partido no Estado é o próprio Carlos Amastha. Diante disso podemos afirmar que PMDB, PSD e PSB são as três principais forças politicas no Estado – que estão em grupos políticos distintos, mas que no fundo defendem o mesmo projeto politico – apoio ao agronegócio e a especulação imobiliária.

3-      PR, PV, PP e PRB aliados cobiçados;

Juntos esses quatro partidos comandaram 45 municípios tocantinenses, além de contarem com uma bancada grande de vereadores, deputados estudais, deputados federais e senadores. Porém eles não funcionam como grupo e separadamente não tem projetos e muito menos condição de se lançarem como protagonistas no pleito eleitoral de 2018. Logo serão aliados cobiçados para estarem numa coligação majoritária.

O PV hoje compõe com o PMDB, ocupando a vice-governadoria o que não deve mudar, pois dificilmente o partido se lançará sozinho numa disputa eleitoral. Já o PR deve batalhar, sobretudo para reeleger o senador Vicentinho e o seu filho Vicentinho Jr para câmara dos deputados bem como manter ou ampliar seus mandatos na Assembleia Legislativa. O PP deve trabalhar pela reeleição de Lazaro Botelho e da deputada Estadual Valderez Castelo Branco e o PRB pela reeleição do deputado Federal Cesar Halum. Todos estes partidos estão mais para uma composição com o PMDB do que com o PSD ou o PSB. Porém a característica desses partidos é o oportunismo, logo quem oferecer a melhor estrutura e a possibilidade de vitória será quem terá o apoio desses partidos.

4-      Outras forças politicas: Siqueiristas, PSDB e PT;

Desde que Siqueira renunciou ao governo do Estado em 2013 numa manobra para tentar eleger Sandoval Cardoso e manter os Siqueiristas no poder é que esse grupo politico que outrora fora o maior do Tocantins passou a desempenhar um papel irrelevante no cenário politico local. E mesmo com a eleição de Eduardo Siqueira Campos para a Assembleia Legislativa o Siqueirismo não deixou de respirar através de aparelhos. E a operação Ápia da policia federal que levou Sandoval Cardoso para cadeia, que conduziu coercitivamente Siqueira Campos para prestar depoimento e denunciou um esquema de corrupção para financiar a eleição de Eduardo Siqueira talvez seja o desligamento desses aparelhos. Mas se sobreviver por algum tempo não terá muita relevância, por mais que alguns meios de imprensa e velhas lideranças politicas a exemplo do deputado Federal Gaguim e do ex-prefeito Raul Filho tentem reabilita-los.

A saída pelas portas do fundo de Siqueira Campos do Governo do Estado significou a derrocada do PSDB do cenário político-partidário tocantinense. E após as eleições de 2014 o partido passou para as mãos do senador Ataídes Oliveira – que estava nas fileiras do PROS – por onde havia disputado o governo do Estado. Sob o comando de Ataídes Oliveira o partido tem feito forte oposição ao governo Marcelo Miranda e apoiou em Palmas a reeleição de Carlos Amastha do PSB. Aliança que muito provavelmente se repetirá em 2018 – onde Ataídes Oliveira muito provavelmente vai buscar a reeleição. Além disso, tem o cenário nacional que pode interferir nesse quadro. Porém o PSDB não tem nenhuma condição de desempenhar um papel de protagonista no próximo período no Tocantins. Pelo contrario, o próximo período pode ser de mais derrota para o partido, já que dificilmente Ataídes Oliveira consegue a reeleição. Lembrando que ele só se tornou senador pelo fato de ter herdado a vaga do falecido João Ribeiro.

O Partido dos Trabalhadores no Tocantins não tem uma situação muito diferente do partido a nível nacional. E terá grandes dificuldades de reeleger os três deputados estaduais da legenda no próximo período. Por tanto o partido necessita de um profundo processo de balanço interno e refundação dos seus objetivos políticos se quiser ainda ter algum peso no cenário político-partidário local. Mesmo com todo o desgaste o PT ainda tem forte influência no movimento social, especialmente os sem terra.

5-      A Esquerda de fato – PSOL, PCB e PSTU;

“Se não pode se vestir com nossos sonhos, não fale em nosso nome”.
Mauro Iasi

Começamos explicando o porquê do subtítulo à esquerda de fato – simplesmente pelo fato de que para nós PT, PC do B, PSB, PPS e PDT – partidos que tem em seus programas o socialismo como horizonte, e que por tanto do ponto de vista teórico poderiam ser definidos como de esquerda, na prática não passam de partidos da ordem. Logo não podem ser chamados de esquerda já que estão a serviço das classes dominantes, sobretudo no Tocantins. Partindo dai até aceitaríamos um debate a cerca se o PSOL no Tocantins é um partido de esquerda, mas aqui partiremos do pressuposto de que é. Nosso objetivo aqui é mostrar o porquê destes partidos terem pouca ou nenhuma influência no cenário politico local. Iniciemos falando do PSOL.

É difícil um partido se tornar referência para população quando se quer os membros da direção desse partido conseguem se entender entre si. E essa tem sido a marca do PSOL no Tocantins – uma disputa interna incessante para ver quem comanda a estrutura partidária no Estado. Disputas que não raramente leva a intervenção do diretório nacional do partido. Á ultima briga foi nas ultimas eleições municipais em Palmas. Onde um grupo defendia candidatura própria e outro defendia uma aliança com o PT. E o que deveria ser decidido na disputa politica, no debate fraterno acabou indo parar na justiça. Isso mesmo a briga dessa vez foi parar na justiça. E no final das contas nenhum lado saiu vitorioso – nem a candidatura própria e nem a aliança com o PT prosseguiu até o fim. Mas o principal perdedor foi o PSOL como um todo que perdeu a oportunidade de se fortalecer como um grupo politico que tenha alguma relevância no cenário politico local. No inicio da polêmica dentro do PSOL a cerca de se lançar candidatura própria para prefeitura de Palmas ou apoiar o candidato do PT. Havíamos alertado para o equivoco de uma aliança com o PT – uma tática politica que não se justificava pelo fato de que o PSOL só tinha a perder. O melhor era lançar uma candidatura própria ou então apoiar o pré-candidato do PCB e assim fortalecer a esquerda de fato na capital. E chegamos inclusive a alertar a direção nacional do partido a cerca dessa tática eleitoral que nos parecia bastante oportunista.

... do ponto de vista da tática eleitoral não haverá nenhum ganho para o partido, e do ponto de vista estratégico para construção do partido a nível municipal e estadual também não há nenhum ganho, pelo contrario só ônus em aliar-se a um partido tão desgastado como o Partido dos Trabalhadores. Mas que, sobretudo há muito tempo não representa mais um instrumento de defesa das bandeiras históricas da classe trabalhadora tocantinense e brasileira... Diante disso esperamos que a direção nacional do PSOL barre essa politica de aliança equivocada da direção regional da legenda. (Nunes, 2016)

A Direção Nacional do PSOL acabou se posicionando contrariamente a aliança com o PT. Mas no final das contas a candidatura própria também não vingou – o que foi lamentável, pois mesmo com um candidato medíocre o PSOL chegou em um dado momento a figurar nas pesquisas com o mesmo numero de intenções de votos do candidato do Partido dos Trabalhadores. O que mostra um potencial de crescimento do partido no Estado. Fato que não ocorrerá com a direção medíocre que o PSOL tem no Tocantins e com as disputas internas que não levam a lugar nenhum.

O PCB surgiu muito bem no cenário politico eleitoral com a candidatura do Carlos Potengy ao governo do Estado em 2014. Mesmo com todas as limitações, sobretudo do ponto de vista estrutural o partido não abriu mão de apresentar um projeto anticapitalista e popular para o Tocantins. Conseguindo inclusive atrair o apoio politico de movimentos sociais e o respeito dos trabalhadores. No entanto o partido não conseguiu colher os frutos plantados na campanha eleitoral. E o grupo que já era pequeno diminuiu mais ainda com a saída de alguns militantes. Nas ultimas eleições municipais o PCB chegou a lançar uma pré-candidatura para disputa do paço municipal de Palmas, no entanto a mesma não se consolidou e o partido preferiu a neutralidade. Já o PSTU não existe enquanto partido no Tocantins, mas apenas um grupo de militantes que o reivindicam. E depois do racha nacional que dividiu o partido no meio basta saber se estes militantes ainda continuaram com o projeto de construir o partido no Estado.

PSOL, PCB e PSTU que se destacam a nível nacional como partidos que estão na linha de frente das lutas anticapitalistas e em defesa dos trabalhadores. No Tocantins são irrelevantes. E tal irrelevância não é nem tanto pela conjuntura difícil para esquerda revolucionária em um Estado com características extremamente conservadora e reacionária. Logo o grande problema desses partidos não é à força da direita – a força dos ruralistas, também não é a alienação da classe trabalhadora. Não, não é nada disso. O grande problema de PSOL, PCB e PSTU são as táticas e estratégias desses partidos no Estado. Como que a esquerda revolucionária tocantinense vai se tornar referência para o conjunto da classe trabalhadora se não conseguem entender entre si? Eis ai o grande desafio para esquerda tocantinense – entenderem entre si para que se tornem uma força politica relevante no cenário politico local. Nessa linha é preciso se desfazer de algumas figuras que mais atrapalham do que ajudam na construção de instrumentos de lutas para classe trabalhadora. Se não a direita continuará dominando sem maiores problemas a politica local e enfiando goela abaixo da população projetos como MATOPIBA, o sucateamento dos serviços públicos e a privatização dos patrimônios do povo tocantinense.

 Conclusão
A partir do resultado das eleições municipais no Tocantins em 2016 pudemos traçar um quadro das forças politicas-partidárias no Estado bem como apontarmos quais serão os principais grupos políticos que desempenharam um papel importante na disputa pela hegemonia politica. Nessa linha é inegável que o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) – Do governador Marcelo Miranda sai vitorioso do processo eleitoral, mesmo não tendo feito a maioria dos prefeitos no Estado e ter elegido apenas um prefeito nos grandes municípios tocantinense, mais precisamente na cidade de Paraíso. Mas somando o numero de prefeitos eleitos pelo PMDB e pelos partidos aliados do governo Estadual é inegável que do ponto de vista político-partidário o grupo da situação tem uma base forte para continuar governando o Estado.

Já o Partido Social Democrático (PSD) comandado pelo deputado federal Irajá Abreu foi o partido que mais elegeu prefeitos no Tocantins, repetindo o feito de 2012. Porém sua força é, sobretudo, no meio rural, pois a grande maioria dos prefeitos que o partido elegeu foi em pequenos municípios onde há uma forte influência politica de setores ruralistas. Aliás, o PSD é de fato o partido que encarna o projeto ruralista no Tocantins. E se o PSD é o representante dos ruralistas o PSB de Carlos Amastha tem se configurado como o representante do empresariado urbano. E em um Estado onde a população urbana tem crescido a cada dia – por exemplo, mais da metade da população tocantinense mora nos 20 maiores municípios – O PSB tem conseguido crescer e se colocado como a principal força de oposição ao governo Marcelo Miranda. Diante disso, e já olhando para 2018, dá para adiantar que o PMDB dificilmente não terá candidatura própria, logo o atual governador Marcelo Miranda é o nome provável do partido. E o PSB já adiantou que pretende lançar o atual prefeito de Palmas – Carlos Amastha. Aliás, a declaração foi dele próprio em entrevista um dia após a votação que o reconduziu ao paço municipal da capital.

Já o PSD que atualmente não fecha com nem um dos dois. Aventurar-se-á a lançar um candidato próprio ou recuará para apoiar uma reeleição do governador Marcelo Miranda ou uma eleição do prefeito Carlos Amastha? Pelo fato de Kátia Abreu que esta prestes a retornar aos quadros do PSD não precisar concorrer à reeleição ao senado no próximo pleito eleitoral, pois ainda terá quatro anos de mandato. A possibilidade de uma candidatura própria ganha força. Mas o fato é que há ainda muita água a correr por de baixo da ponte, no entanto não teremos muitas mudanças significativas no cenário que começa a se desenhar com contornos bastante nítidos após as eleições municipais.
Outra questão que abordamos nesse artigo é o crescimento de partidos como PR, PV, PP e PRB. No entanto tal crescimento não dá a condição de protagonistas no cenário politico tocantinense a estes grupos partidários. Mas é inegável que estas organizações terão um peso importante na disputa eleitoral futura, tornando-os aliados cobiçados. Já os siqueiristas, os tucanos e os petistas estão num momento bastante critico. E precisam passar por um processo de reconstrução se quiserem voltar a desempenhar um papel relevante no cenário politico tocantinense. Já a esquerda de fato – representada por partidos como PSOL, PCB e PSTU não se encontra numa situação menos difícil que os anteriores. Ao contrario, Siqueiristas, tucanos e petistas já foram protagonistas no cenário politico estadual e apesar da crise eles ainda mantem uma base politica no Estado. Já PSOL, PCB e PSTU pouco conseguiram construir no pouco tempo de existência desses partidos no Tocantins, e o pouco que se constrói, destrói-se em seguida, devido às disputas interna pelo comando da estrutura partidária. Assim o principal problema dessas organizações politico partidárias de esquerda no Tocantins é mais de caráter organizacional. E o problema organizacional interfere fortemente na linha politica desses grupos a nível regional. Uma linha politica mais voltada para disputa eleitoral do que para intervenção no movimento de massas. Com isso estes partidos não crescem.
Por fim, finalizamos afirmando que não temos nenhuma ilusão de que a curto e médio prazo conseguiremos mudar a politica hegemônica no Tocantins. E o quadro que apresentamos embasa nossa conclusão. Pois é fato que as diferenças entre os grupos políticos mais fortes no Estado não é de projetos. Pois independente de quem ganhar – a politica de apoio ao agronegócio e a especulação imobiliária continuaram. Diante disso é fundamental que as organizações de luta da classe trabalhadora se articulem, se organizem e se mobilizem para manter e avançar a luta contra essa politica hegemônica.

Referências Bibliográficas

Nunes, Pedro Ferreira. Algumas palavras sobre a aliança entre PT e PSOL para disputa municipal em Palmas. Disponível em: www.pedrotocantins.blogspot.com. Acesso em: 20 de Outubro de 2016.
Informações sobre as eleições 2016 para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Disponível em: www.tse.jus.br. Acesso em 07 de Outubro de 2016.
Silva, Luiz Eduardo Prates da. Metodologia de Análise de Conjuntura. Disponível em: periódicos.est.edu.br. Acesso em 10 de Outubro de 2016.
Veja quem são os prefeitos eleitos nos 139 municípios tocantinenses. Disponível em: www. g1.com/Tocantins. Acesso em 08 de Outubro de 2016. 

Pedro Ferreira Nunes – É Educador Popular. Cursou a faculdade de Serviço Social na Universidade Norte do Paraná – UNOPAR. E atualmente cursa Filosofia na Universidade Federal do Tocantins - UFT. É também militante do Coletivo José Porfírio – onde tem atuado, sobretudo, no campo da agitação politica, escrevendo artigos denunciando o modelo hegemônico de desenvolvimento no Tocantins, e em apoio às lutas do movimento popular. E também tem se dedicado ao tão necessário trabalho de base numa conjuntura de esvaziamento das organizações de luta da classe trabalhadora.


Coletivo José Porfírio – É uma organização popular, formado por educadores que acreditam e lutam por uma educação para além do capital, critica e libertadora. Por uma educação que seja um instrumento de formação, organização e de fortalecimento das lutas da classe trabalhadora contra os ataques de patrões e governos aos seus direitos e, por conseguinte pela sua emancipação. Diante da necessidade de formação e organização da classe trabalhadora tocantinense, em especial da juventude – de fortalecermos as organizações populares do campo e da cidade que lutam por direitos –de enfrentarmos o capitalismo, as politicas neoliberais, o avanço do agronegócio, a especulação, o ataque aos direitos dos trabalhadores, a criminalização da pobreza e dos movimentos populares é que surge o Coletivo de Educação Popular José Porfírio com o objetivo de contribuir e fortalecer a luta anticapitalista rumo ao socialismo no Tocantins. 

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