sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Resenha - COVID: Reflexão com o diabo

 “Esta estrada acaba num abismo,

Mas pelo visto nós vamos todos cair com orgulho e cinismo...”

Matanza


Quais as lições podemos aprender com a pandemia de COVID-19? Eis a questão que perpassa a obra organizada pelo Escritor Antônio César Martins Lopes – COVID: Reflexão com  o diabo (Kelps, 2021). Os escritos nos remete a um contexto já superado em grande medida. No entanto, nos trás importantes questionamentos que nos ajuda a pensar não só o contexto pandêmico, mas as perspectivas futuras.

Antônio César Martins Lopes além de se dedicar a escrita, é Professor, Filósofo, Mestre em Serviço Social e Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás  (PUC-GO). Sem medo da polêmica (começando já no título da obra) e provocador, o nosso autor, juntamente com os demais que compõem essa coletânea (salvo exceções), dão um grito de alerta para que não sigamos rumo ao abismo que nos espreita. 

Alguns usam um estilo acadêmico, outros a poesia. É uma obra diversa, onde encontramos de relatos pessoais a artigos científicos. É diverso também os olhares, tem gente do Jornalismo, do Serviço Social, da História, do Direito, da Psicologia, das Artes. E o que une esses olhares diversos? A esperança. Isso mesmo, mesmo diante de um contexto onde tudo nos leva ao pessimismo (E não só por causa da pandemia, como também pelo Desgoverno Bolsonaro), nos é dado motivos para acreditar que as coisas podem mudar para melhor.

Entre os textos que compõem a coletânea alguns, na minha visão, merecem destaque. “O universo: Roda-gigante social ecológica” e “O mundo não acaba na era pós-coronavírus”, ambos de autoria do Antônio Lopes. No primeiro o nosso autor faz uma analogia entre a personagem bíblica Rute com o contexto político-social que estamos vivendo. Já no segundo, que é na verdade a continuidade do primeiro, somos chamados a refletir sobre a nossa relação com o Meio Ambiente. 

O conto realista “A era dos estúpidos” do jornalista e músico Giuliano Cabral, é, na minha opinião uma obra prima. Só mesmo a ficção para dar conta do contexto que estamos vivendo. O Professor José Reinaldo F. Martins Filho  busca fazer isso também, mas num artigo numa linha cientifica (Ambiguidades pandêmicas: pensar a morte e a vida, repensar as relações). É a linha adotada também pelo Professor Douglas Oliveira dos Santos (Ele respeitou, por que não devemos respeitar) onde ele crítica, a partir do estudo da bíblia, a postura negacionista de líderes religiosos. Como docente, não poderia deixar de destacar o texto do Professor Romualdo Pessoa sobre o desafio diante de mudanças que vieram para ficar no âmbito educacional (Os desafios dos docentes em tempos de pandemia e de novas tecnologias de ensino).

Menciono também o texto do Henrique Dantas de Oliveira (Vidas Pretas Importam) onde ele faz uma análise pertinente sobre como as crises no nosso país são bastante seletivas. A “crônica da pandemia” de autoria do Marcus Vinícius Beck também merece menção, assim como todos os poemas, em especial o da Sandra Maria (O Jardim em tempo de vírus).

Já os textos do Luiz Humberto Carrião in memoria (Gerotranscedência e COVID-19) e do João José de Sousa Jr (A arqueologia do COVID-19), me pareceu uma viagem de maconha. Ou talvez seja pelo fato deu ainda não ter alcançado o nível de transcendência deles. De qualquer forma, me pareceu destoar dos demais. Ainda que no fim, apontem para necessidade de se cultivar a esperança. 

Enfim, podemos dizer que as reflexões conseguem responder ao que se propõe: dizer o que podemos aprender com a pandemia de COVID-19. Agora o que faremos com esse aprendizado é o problema. No final o livro COVID: Reflexão com o Diabo é na verdade um clamor por Esperança. No entanto, é preciso lembrar com Espinoza, que não existe esperança sem medo e vice-versa – o que nos leva a uma aporia.

Por Pedro Ferreira Nunes – Educador Popular e Especialista em Filosofia e Direitos Humanos. Atualmente é Professor da Educação Básica no CENSP-Lajeado.


domingo, 20 de fevereiro de 2022

10 anos “das barrancas do Rio Tocantins” – Textos mais visualizados

Foi no dia 22 de fevereiro de 2012 que nascia esse blog com a publicação do meu primeiro texto – Entre o espeto e a brasa – um texto sobre as eleições para Governador do Tocantins de 2010. O texto havia sido escrito no período eleitoral, mas até então não havia sido publicado. Desde então mantive uma certa regularidade de publicação. Em 2012 (40 textos publicados), 2013 (47 textos publicados), 2014 (59 textos publicados), 2015 (61 textos publicados), 2016 (66 textos publicados), 2017 (66 textos publicados), 2018 (59 textos publicados), 2019 (63 textos publicados), 2020 (59 textos publicados), 2021 (60 textos publicados). A temática das publicações perpassa pela Filosofia, Política, Educação, Cultura e Literatura. 

Não é um blog muito lido. Apesar de que ao longo dos anos houve um aumento significativo no número de visualização ultrapassando a marca de 160.000. Para um blog independente, periférico, sem apelação, com uma perspectiva crítica. Não é nada mau. Sem falar que a grande maioria é de uma leitura qualificada, isto é, de leitores que utilizaram a leitura em atividades de docência e pesquisa. No entanto o que me motiva é o prazer de escrever – escrever sobre o que me afeta. E nesse processo estou sempre aprendendo e me desafiando a aprender mais. Creio que é por isso que alcançamos a marca de 10 anos com publicações regulares. E com disposição para continuar. 

Enfim, para celebrar esse momento compartilho alguns dos Textos mais lidos ao longo desses dez anos de existência do blog “Das barrancas do rio Tocantins” (que já teve outros nomes). Creio que são textos que representam bem o que é o perfil desse canal. Além das postagens principais o blog tem algumas páginas. Entre elas, a “Meus contos” se destaca como a mais vista com cerca de 2,63 mil.

Textos mais visualizados nesses 10 anos

Resenha: “Como ler um texto de filosofia”, de Antônio Joaquim Severino - 3,27 mil

Cultura popular tocantinense - A contribuição dos negros e indígenas na musica e na dança - 2,29 mil

Pelos Becos de Natividade: Notas de uma Viagem ao Passado! - 2,24 mil

Reflexão sobre a educação do povo surdo a partir do filme "E seu nome é Jonas" – 1,83 mil

A questão da meritocracia no serviço público: Uma Questão ética? – 1,79 mil

Conto: Um certo barbudo – 1,72 mil

Disse me disse – 1,54 mil

Ética e Moral – A Contribuição de Adolfo Sánchez Vázquez – 1,53 mil

Estado mínimo para quem? – 1,5 mil

Poema: Vai chover! – 1,44 mil

Por Pedro Ferreira Nunes – Educador Popular e Especialista em Filosofia e Direitos Humanos. 


terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Uma proposta para trabalhar a leitura a partir da literatura feita no Tocantins

Leia para viver”.
Gustave Flaubert 


Palavras introdutória 

Nesse texto apresentamos uma proposta para trabalhar a leitura a partir de autores que produzem literatura no Tocantins. Começamos refletindo sobre a importância da leitura, para em seguida apresentar a proposta que consiste em trabalhar a leitura de forma prazerosa em rodas de conversas. Propomos o nome de alguns autores, mas não precisa ser necessariamente esses. Um ponto importante da proposta é a realização de um encontro literário e a produção de uma coletânea com os textos abordados. 

A importância da Leitura

A leitura é importante para que o processo de ensino-aprendizagem se desenvolva de forma satisfatória. Quem lê consegui ter uma compreensão melhor daquilo que o cerca – escreve melhor e desenvolve a criatividade através da escrita.

Infelizmente não temos no Brasil uma cultura de leitura como podemos perceber ao analisar as pesquisas que apontam a baixa quantidade de livros que o brasileiro ler anualmente. Daí não é de se admirar os resultados negativos que os estudantes brasileiros obtém no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Por exemplo,  em 2018, o PISA apontou que cerca de 50% dos jovens brasileiros não atingiram o mínimo de proficiência na leitura e interpretação de textos. Isso é ruim, pois mostra que a escola pouco tem contribuído para que a cultura de leitura do brasileiro melhore.

Creio que isso se dá pelo fato de que ao invés de estimular a leitura como um hábito prazeroso, a escola faz o contrário ao exigir determinadas leituras (que muitas vezes os estudantes não foram preparados para serem introduzidos). Desse modo a leitura se torna uma materia obrigatória que os estudantes devem estudar com o objetivo de fazer trabalho ou para o vestibular e o Enem. E sendo algo obrigatório fazem sem prazer – as consequências desse processo é grave sobretudo quando esse estudante entra na Universidade e o nível de leitura e escrita aumenta consideravelmente, independente do curso que irá fazer.

Desse modo propomos uma abordagem alternativa (partindo de uma leitura descompromissada de obras de autores regionais que propiciam uma aproximação maior entre o leitor e as estórias). Essa leitura descompromissada pretende ser apenas uma porta de entrada para que o estudante aprenda o prazer da leitura. E a partir daí poderá se aventurar em leituras cada vez mais complexas. Pois como ressalta Oliveira (2018) a leitura não é algo simples, ela exige a apreensão de determinada técnica para que se decodifique os textos. E a  apreensão dessa técnica não se dá de modo instantâneo, mas através de um processo que deve começar com leituras mais acessíveis e daí em diante vai se avançando para textos mais densos.

Ainda de acordo com Oliveira (2018), a leitura é importante para o desenvolvimento da criatividade, capacidade de elaboração crítica e na construção de opiniões próprias. De acordo com essa autora “a leitura amplia e aprimora os vocabulários e contribui para o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, além do mais possibilita o contato com diferente ideias e experiências”.

Trabalhando a leitura a partir da literatura feita no Tocantins 

A literatura tocantinense está em construção, e nesse processo de construção contamos com importantes personagens, que através de suas obras, tem dado uma enorme contribuição nesse sentido. No entanto nem sempre contam com o reconhecimento devido. Apesar disso, os autores tocantinenses fazem um importante trabalho de construção da identidade cultural do Tocantins – uma construção que se dá justamente pelo fato desses autores falarem da nossa terra, nossos hábitos,  nossos costumes, nossos rituais, enfim, do nosso povo. E isso, acreditamos, acaba sendo um fator maior de estímulo á leitura, a medida que os estudantes se sentem mais atraídos por estórias que nos é familiar – mais próximas do nosso cotidiano.

Ao estimular o hábito da leitura através de obras de autores tocantinenses, acreditamos também contribuir com a formação de novos leitores e por conseguinte de novos autores – sem falar na importância da leitura para um maior desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes no ambiente escolar. Eis ai um ponto importante, sobretudo diante de uma realidade que aponta um déficit na capacidade de leitura dos nossos estudantes á nível mundial, como aponta avaliações como o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes).

No Brasil, e especificamente no Tocantins, não é diferente. A capacidade de ler e interpretar textos pelos nossos estudantes está muito aquém do desejado. E isso é reflexo da falta de estímulo á leitura. Um problema que se inicia no ambiente familiar e que não é resolvido no ambiente escolar.

No ambiente familiar não há por parte dos pais esse estímulo, sobretudo por que esses pais não adquiriram culturalmente o âmbito da leitura, e se eles não possuem esse hábito fica difícil estimular os filhos a ler. Já no ambiente escolar o estímulo a leitura é feito de forma equivocada ao tornar algo que deveria ser prazeroso em uma obrigação. Com isso o estímulo se torna um desestímulo.

É nesse contexto, que apresentamos essa proposta para trabalhar a leitura a partir da literatura feita no Tocantins  – buscando romper com as abordagens equivocadas de estímulo a leitura, que mais desestimulam do que contribui para criar o hábito da leitura, sobretudo entre os jovens. Buscando tornar o hábito de ler, num hábito prazeroso. 

Diante disso a ideia é realizar rodas de conversa num ambiente diferente da sala de aula, onde depois de uma contextualização da obra, se exercite a leitura, seguida de reflexões e discussões.

No primeiro encontro pode ser feito uma apresentação introdutória da literatura tocantinense – suas características e desafios. Seguido da leitura de trechos de textos em prosa e versos de autores como Pedro Tierra, José Gomes Sobrinho, Fidêncio Bogo e Belinha. Num segundo encontro o foco pode ser a poesia, trazendo para roda poemas de autores como Célio Pedreira, Francisco Perna Filho e Lurdiana Araújo. No terceiro encontro é a vez da prosa, trazendo obras de autores como Jadson Barros Neves, Zacarias Martins e José Cândido Póvoa. Num quarto encontro volta-se a poesia e no quinto encontro, para fechar, volta-se a prosa. Em ambos, com novos autores da nossa literatura.

Ao final pode ser realizado um encontro literário e produzir um material sobre as leituras feitas durante o projeto e disponibiliza-lo na biblioteca da escola para pesquisas e trabalhos posteriores referentes a literatura tocantinense. Algo importante, sobretudo diante da escassez, de obras de autores que produzem literatura no Tocantins, na Escola. 

Conclusão 

Eis ai a nossa proposta para trabalhar a leitura a partir da literatura produzida no Tocantins. Não é uma proposta fechada. Desse modo as escolas poderão, a partir daí,  adaptar a sua realidade. Espero com ela, sobretudo, contribuir para refletirmos sobre a importância de pensarmos ações para trabalhar o incentivo a leitura e o fortalecimento da literatura tocantinense. 

Por onde começar?

Livros 

Literatura Tocantinense (SEDUC-TO, 2016) – Material organizado pela Secretaria da Educação do Tocantins com o objetivo de dá suporte as escolas no trabalho referente ao Dia D da leitura. O mesmo está disponível em PDF no site da Secretaria;

Literatura Tocantinense  (Editora Veloso, 2020) – É uma espécie de Mini-Enciclopédia, apresentando informações acompanhado de uma entrevista de autores que produzem literatura no Tocantins. A obra foi organizada pelo Escritor e Professor Pedro Alberici, em 5 volumes. Indico em especial o volume 01;

Anuário de Poeta e Escritores do Tocantins (Editora Veloso) – Organizado por Eliosmar Veloso é uma das principais vitrines para Poetas e Escritores, de Norte a Sul do Estado, mostrar seus trabalhos em verso e prosa. Há várias edições, mas recomendo em especial a de 2019;

Porto Submerso (Edição do autor, 2005) – livro de poemas daquele que na minha modesta opinião é a maior referência literária tocantinense e um dos grandes da literatura brasileira – Pedro Tierra. Nesse livro em especial, ele faz um retorno a sua terra Natal – Porto Nacional;

Pinga-fogo  (Editora Veloso, 2019) – livro de poemas de um dos autores mais conhecidos do Tocantins – Zacarias Martins. Nesse livro o Poeta nos brinda com obras carregada de humor. Mas como todo poeta, não deixa de falar de amor e mostrar sua indignação diante questões sociais;

Sites e blogs

Site Antonio Miranda - http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/tocantins/tocantins.html. Aqui temos um excelente espaço com trabalhos de 21 Poetas do Tocantins. Entre eles, Pedro Tierra, José Gomes Sobrinho, Zacarias Martins, Belinha, Lia Testa, Osmar Casagrande;

A produção literária no Tocantins - http://flaviodasilva.blogspot.com/2010/05/producao-literaria-no-tocantins.html. Nesse breve texto, o linguista Flávio Alves da Silva, faz uma análise interessante acerca da Produção literária feita no Tocantins;

Literatura Tocantinense – Leituras, resenhas e comentários. https://pedrotocantins.blogspot.com/p/literatura-tocantinense-leituras.html. Espaço dedicado à divulgação e análise crítica de de obras produzidas no Tocantins;

Cantinho do Zaca - http://cantinhodozaca.blogspot.com/. Blog do Poeta, Escritor, Jornalista (entre outros) dedicado a divulgação de informações acerca do mundo literário no Tocantins;

Academia Palmense de Letras. https://www.academiapalmensedeletras.com.br/. O site da APL está bem organizado, oferecendo um excelente espaço onde encontramos informações e um pouco da produção literária dos seus membros 

Por Pedro Ferreira Nunes – Educador Popular e Especialista em Filosofia e Direitos Humanos. Atualmente atua como Professor da Educação Básica no CENSP-Lajeado.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Recomeçar – Algumas palavras sobre o programa de recomposição da aprendizagem

O que fazermos no pós-pandemia? Foi um questionamento que levantamos a partir de um texto de Emanuela di Gropello no El País acerca dos impactos da pandemia na educação da América Latina. De acordo com essa autora (2020) os estudantes latino-americanos sofreriam com um grande déficit de aprendizagem devido a desigualdade econômica e social no continente – um déficit que já era significativo antes da pandemia. 

É importante não nos esquecermos disso, sobretudo por que quando se fala sobre as perdas de aprendizagem (no âmbito da educação formal) devido às contingências impostas pela pandemia de COVID-19, há uma espécie de esquecimento do que era o nosso sistema de ensino antes. É por isso que ao invés de propormos uma transformação profunda no âmbito educacional, nos conformamos com programas que visão remediar o que já era ruim. 

Para termos uma ideia desse déficit é importante nos recordarmos do resultado dos Estudantes Brasileiros na edição de 2018 do Programa Internacional de Avalição de Estudantes (PISA). No quesito letramento em leitura 50% não conseguiram atingir o nível 02 – o que significa ser incapaz de distinguir fato de opinião. Esse índice aumenta quando analisamos só a região Norte – onde 59% não chegaram ao nível 02. E para evidenciar mais ainda esse problema, numa escala que vai do nível 01 ao 06, 94% dos estudantes da Região Norte ficaram entre o nível 01 e o 03 – ou seja a maioria absoluta dos estudantes da Região Norte, onde o Tocantins está inserido, possuí um nível baixo em leitura. 

Estamos falando de uma realidade anterior a pandemia. Quase dois anos depois, onde a maioria desse tempo as escolas estiveram sem atividades educacionais presenciais (em especial as bibliotecas), esse quadro certamente não melhorou, pelo contrário. 

Ora, quando falamos em leitura estamos falando de uma competência fundamental para o desenvolvimento das demais competências. Diante disso é preciso agir. Daí que aja uma quase unanimidade sobre a importância do retorno das aulas presenciais, ainda que aja também uma resistência quanto ao retorno num contexto onde a pandemia ainda não acabou. 

Outro ponto importante é a elaboração de estratégias para enfrentar o déficit de aprendizagem do período pandêmico. E é aqui então que chegamos ao Recomeçar – programa de Recomposição da Aprendizagem – da Secretária da Educação do Tocantins  (SEDUC). A dinâmica do Recomeçar pode ser resumida da seguinte forma: 

1- Diagnóstico da aprendizagem; 

2- Classificação e Organização por níveis de aprendizagem;

3- Reorganização do Currículo; 

4- Monitoramento. 

O ponto de partida é uma avaliação diagnóstica para identificar em qual nível de aprendizagem o estudante está  (numa escala de 01 a 03). Feito o diagnóstico, o segundo passo é organizar os estudantes por nível de aprendizagem  (enturmação). O terceiro passo é a organização do currículo para atender a especificidade (nivel de aprendizagem) de cada grupo de aluno. E por fim, o monitoramento por meio de avaliações periódicas. 

Para que isso ocorra há toda uma arquitetura construída em torno de um Plano de Comunicação e Coordenado por três frentes: 1- Acolhimento; 2- Currículo e recomposição; e 3- Monitoramento. A previsão é que tudo isso ocorra entre fevereiro e Junho de 2022. O que nos leva a questionar se é possível recompor todo o déficit de aprendizagem do período pandêmico em 5 meses. Ainda mais levando em consideração uma situação anterior que não era nem um pouco animadora. 

Outro complicador é que esse movimento ocorre justamente no momento em que começa a implantação do Novo Ensino Médio. Mesmo que essa mudança se dê de forma gradativa, iniciando com as primeiras séries, estamos falando de algo complexo que muda a estrutura do currículo, mas sobretudo a concepção formativa. De modo que isso não é assimilado de uma hora para outra. Ainda mais por se tratar de mudanças feitas de cima para baixo. E aqui temos um ponto central.

Nicola Abbagnano no seu dicionário de Filosofia (2015) diz que mudança é sinônimo de movimento. Ele então trás entre outras concepções a de Aristóteles acerca do movimento como a realização do que está em potência. Nesse sentido um elemento importante é o motor – gerador do movimento. Em relação a nossa questão acima é importante nos atentarmos para uma contradição fundamental: o motor gerador de movimento na educação não são os seus atores principais – estes são provocados a realizar algo que não foi pensado por eles. Daí a grande dificuldade em tornar a potência em ato, isto é, fazer a mudança de fato acontecer. Mas ela irá acontecer.

Diante disso, nós enquanto educadores, devemos decidir se seremos sujeitos passivos nesse processo de mudança ou se fazemos a disputa para que o movimento não nos leve a mais do mesmo.

Por Pedro Ferreira Nunes – Educador Popular e Especialista em Filosofia e Direitos Humanos.

sábado, 5 de fevereiro de 2022

Lajeado, o selo UNICEF e o Protagonismo Juvenil na elaboração e execução das Políticas Públicas para Juventude

A luta por políticas públicas para juventude conseguiu importantes conquistas ao longo da história. Sobretudo nas últimas décadas onde percebemos um maior protagonismo da juventude na elaboração e execução dessas políticas. Nessa linha, um organismo que reconhece, e fortalece, iniciativas nesse sentido é o selo Unicef. Ao assumir esse desafio a cidade de Lajeado se compromete com uma mudança de paradigma em relação as políticas de juventude até então desenvolvidas no município. 

Para quem não conhece,  o selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas  (ONU) para Infância. Seu objetivo, entre outros, é fomentar ações que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes. Nesse sentido, os municípios que aderem ao selo se comprometem com um conjunto de medidas de melhoraria da qualidade de vida do público alvo através da efetivação de políticas públicas. Essas ações devem ser pensadas e desenvolvidas com a participação efetiva da juventude e da Sociedade Civil Organizada – através de dois importantes organismo – o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) e o Fórum Comunitário.

Para ser constituído o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) precisa de, no mínimo, 16 integrantes. Sendo 8 meninas e 8 meninos (ou outros gêneros) na faixa etária entre 12 e 18 anos de idade. Não há um limite máximo de integrantes do NUCA, desse modo quanto mais jovens forem mobilizados, melhor. Nessa linha, essa mobilização deve ser feita sempre com um olhar para diversidade e para os direitos humanos. Aliás, um dos aspectos fundamentais do selo Unicef é o respeito e a garantia dos Direitos Humanos. 

O Fórum Comunitário segue a mesma linha do respeito a diversidade e dos Direitos Humanos. Sendo que um dos aspectos importante desse organismo é a parceria entre Poder Público e Sociedade Civil Organizada – tal parceria tem como objetivo mobilizar e comprometer toda a sociedade com a garantia dos Diretos das Crianças e dos Adolescentes. Pois afinal de contas, as expressões da questão social decorrente da negligência a esses direitos afeta toda a sociedade.

No entanto essa questão não pode fazer com que as políticas sejam elaboradas a partir da perspectiva da juventude como um problema. Daí a importância da participação dos jovens. Logo, não basta apenas criar o NUCA, é preciso criar condições efetivas para que os jovens possam participar – uma participação sem tutela.

Nesse sentido é fundamental se atentar para o que diz um trecho do Guia de Participação Cidadã de Adolescentes (Selo UNICEF 2021-2024): 

“É importante manter a atenção para evitar que a participação de adolescentes seja figurativa, ou seja, que meninas e meninos apenas apareçam em eventos públicos sem que, de fato, expressem sua opinião ou sentimentos. Sua perspectiva é uma fonte preciosa de informação para qualificar políticas públicas, uma vez que dependem da qualidade de serviços e de programas para seu desenvolvimento integral. Por outro lado, também é fundamental estar alerta para não sobrecarregar adolescentes com um excesso de responsabilidades que seriam da gestão pública municipal para certificação do município”.

Em Lajeado é mais do que necessário a participação da juventude na elaboração das Políticas Públicas de seu interesse. Até então as políticas voltadas para juventude são elaboradas “para” e não “com” os jovens. Para nós, trata-se de uma opção política que não pode ser justificada na falta de interesse ou falta de capacidade dos nossos jovens. O que falta é um trabalho que desenvolva essa capacidade e desperte o interesse deles – a nossa experiência na educação básica mostra que isso é possível. 

Com o selo Unicef, Lajeado tem a oportunidade de mudar a história das Políticas Públicas para Juventude em âmbito municipal. Claro, isso dependerá da forma com que o projeto será desenvolvido – da capacidade de mobilização da Juventude e da Sociedade Civil Organizada. Os desafios não são poucos – déficit de aprendizagem, evasão escolar, qualificação profissional, acesso ao mercado de trabalho, acesso ao lazer e a cultura, prostituição, gravidez na adolescência, tráfico e consumo de drogas, alcoolismo, violência – são questões que precisaram serem enfrentadas se a Comunidade pretende obter o selo Unicef – ressaltando que o importante não é o selo em em si. Mas o que ele representa, isto é,  que a cidade de Lajeado respeita e promove os Direitos das Crianças e dos Adolescentes propiciando uma melhor qualidade de vida para toda a comunidade.

“Eles dizem que você é doente
E que isso é fase adolescente
Mas não, não vá se entregar.
Dê uma outra chance pra você,
Não se isole por que você,
Você é ALGUÉM!
CÓLERA 


Por Pedro Ferreira Nunes – Educador Popular e Especialista em Filosofia e Direitos Humanos. Atua como Professor da Educação Básica no CENSP-Lajeado.







domingo, 30 de janeiro de 2022

Conto: “E quem um dia irá dizer...”

Enquanto colocavam o papo em dia, ele não deixava de observar a sua volta. Era a primeira vez que ia aquele local. E isso era certamente um dos motivos por que chamava atenção de todos ali. Mesmo incomodado por ser o centro das atenções, ele tentava relaxar.

Ela chegou acompanhada do marido. Tinha ido buscar um lanche. Ele não pode deixar de nota-lá. Ela fora a sua grande paixão da juventude. Ele pensava consigo: - Nossa, eu amei tanto essa mulher. E hoje não sinto nada. Como pode? Estranho, não?! E então, ele começou a lembrar da sua juventude – de quando encontrar com ela era a melhor parte do dia. Mas aquelas lembranças não o faziam sofrer. Pelo contrário, era engraçado lembrar daquele amor da adolescência – um tanto exagerado – indo na contra mão do seu perfil discreto – conservador. 

Eles se conheciam há algum tempo, mas foi no Colegial que se tornaram mais íntimos. Ela que não era muito sociável acabou encontrando nele uma das poucas pessoas naquela escola por quem se simpatizasse e conversava. E foi a partir daí que de uma hora para outra ele se viu perdidamente apaixonado por ela. 

Ir para escola tornou-se a melhor parte do dia, pois era quando se encontravam. Ele podia está de mau humor, era só vê-la, trocar uma ideia com ela que o seu sorriso abria. Ela igualmente. Quando chegava sexta-feira era uma tristeza só, pois significava que só iriam se encontrar novamente na segunda-feira. E ficar dois dias sem vê-la, sem falar com ela, era uma tortura. No último ano do Colegial, quando chegou então o mês de férias, ele achou que enlouqueceria.

Era perceptível que ela gostava dele. Mas será se era o mesmo sentimento que ele tinha por ela? Ou era só amizade? Os amigos deles acreditavam que havia algo entre os dois. Mas a verdade que eles nunca conversaram sobre coisas nesse sentido. Se ela nutria algum sentimento por ele, além de amizade, nunca lhe disse. Ele por sua vez nunca teve coragem de se declarar.

Quando retornaram das férias escolares, uma guria que acabara de chegar na cidade se aproximou dele e acabaram ficando. E aquela paixão que ele sentia por ela foi se extinguindo.

Chegou ao final o ensino médio. E cada um seguiu o seu rumo. Ela se casou, formou uma família, teve filhos. Já ele decidiu focar nos estudos, não casou e nem teve filhos. Nunca mais haviam se visto, até aquele dia. E depois de tanto tempo ele percebeu que não sentia mais nada por ela. E da forma indiferente que ela o olhou, o sentimento era recíproco. 

Ele pensava consigo: - as vezes a gente alimenta a ilusão de encontrar um amor do passado e reviver agora o que não foi possível lá atrás. Que besteira?! Isso é reflexo do tanto de romance de novela que você engoliu a vida inteira. A vida real é diferente meu caro.

Enquanto isso sua amiga continuava falando. Ele mostrava todo interesse naquela conversa. E assim nem percebeu quando ela foi embora. Pensava consigo: - tenho que escrever sobre essa experiência. É muito estranho esse negócio de sentimento – é estranho ver que alguém que já fora tão importante para gente já não é mais. Mas como diz a canção: “Quem um dia irá dizer que não existe razão/Nas coisas feitas pelo coração/E quem me irá dizer que não existe razão...”.

Por Pedro Ferreira Nunes – Um rapaz latino americano que gosta de ler, escrever, correr e ouvir Rock in roll.

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Trilhas de Cantigas – Toninho Borges

Desde que ouvi “Trilhas de cantigas”, “Gestação da terra”, mas sobretudo a bela “Origens e lembranças”. Vi que não estava diante de um artista qualquer. Toninho Borges me lembrou Elomar – que na minha visão é o maior representante da música Sertânica desse país. As letras das cantigas desse Mineiro que há muitos anos vive no Tocantins nos remete a infância daqueles que cresceram no interior.

“No corte do facão/no "taio" da enxada/maroto furando meu pé/e minha mâo calejada/é que preparo a terra/pra quando o céu chover/engravidar a semente/e a vida florescer...”

Nesses versos da canção “Gestão da Terra” o artista nos mostra a luta do camponês no preparo da terra para plantação. Uma rotina dura mas necessária para sobrevivência de muitas famílias. Hoje essa realidade mudou bastante com a mecanização da produção agrícola. Por isso os versos nos remete a um passado.

“Nas encontas e vazantes/e nas beiras de rio/quando vem chegando as águas/tudo aqui entra no cio/o verde espalha feito manto/e cobre a vegetação/renasce no ventre da terra/o milagre da reprodução...”

Ainda em Gestão da Terra, temos outro verso qua nos remete a algo que não existe mais. Com o avanço da construção das Usinas Hidrelétricas no leito do Rio Tocantins, já não há mais vazantes. Muitos tiveram que deixar suas terras e dá lugar a empreendimentos turísticos. 

No título da canção “Origens e Lembranças”, temos a temática que será desenvolvida. Toninho Borges nos apresenta um belo poema. Pois eis o que é a letra dessa canção – um belo poema – que desperta em nós a saudade de algo que se perdeu. Mas que sobrevive no nosso pensamento. 

“Tão distante do meu lugar/Como folhas nas asas do vento/Pé de serra caminhos de casa/Nunca saem do meu pensamento...”.

Nesses versos percebemos um elemento que o filósofo Adolfo Sánchez Vásquez destaca ao falar da verdadeira arte popular – O contato com a vida humana, com o povo. E assim ela se torna a arte universal por expressar os anseios do povo. Nesse caso daqueles que precisam deixar a sua terra natal e que acalentam na memória o desejo de um dia retornor. Mas ao mesmo tempo sabe que isso não é mais possível. Resta por tanto a saudadede de um tempo que se foi.

“Eu sou um menino moleque/Colhendo versos maduros no chão/A saudade invadiu minha terra/Fez morada no meu coração...”.

Em “trilhas de cantiga” temos mais uma canção onde a saudade de um tempo que se foi dá o tom. E mais uma vez percebemos os elementos que Vásquez fala sobre a arte popular. A saudade é um sentimento universal, por mais que o artista esteja falando da sua vivência. Essa vivência nos remete a vida de muitos que deixam a casa paterna na busca por seus sonhos. 

“Nas curvas de um rio plantei a saudade/E o meu destino nas veias do violão/Um trem que me leva pra outras cantigas/Eu parto asssim sem rumo sem direção...”.

Que privilégio o nosso que esse cantador, filho de Vaqueiro, lá do Jequitinhonha teve como rumo o Norte e como direção o Tocantins. Em 2021, ele foi um dos muitos artistas que produz arte no Tocantins contemplado com recursos da lei de emergência cultural Aldir Blanc – É daí que nasceu o show Trilhas de Cantigas em formato de live (disponível no youtube – https://www.youtube.com/watch?v=03d-4H24DEI). Nesse projeto temos a oportunidade de apreciar um pouco da obra desse talento da música sertanica. Se ainda não conhece a obra do Toninho Borges, eis aí uma boa oportunidade.

Por Pedro Ferreira Nunes – Poeta, Escritor e Educador Popular e Especialista em Filosofia e Direitos Humanos. Atualmente é Professor da Educação Básica no CENSP-Lajeado.