sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Crônica: Riquezas culturais da nossa terra

O Chambari e a súcia tocantinense

Por Pedro Ferreira Nunes
Cada região do Brasil, cada estado. - É conhecido por uma característica própria. Pelo sotaque do seu povo, pelos costumes, pela musica, pela comida, pela dança entre outros. Por exemplo, á musica sertaneja e a galinhada em Goiás, o samba e a feijoada no Rio, o acarajé e o axé na Bahia, o Vaneirão e o churrasco no Sul, o forró e o baião de dois no Ceará, o carimbo e o pato no tucupi em Belém entre tantas outras expressões culturais Brasil afora.
Em recente conversa com um camarada pesquisador de musica folclórica brasileira, conversamos a cerca da cultura tocantinense. Logo percebi que há muita falta de conhecimento sobre o Tocantins, até mesmo entre as pessoas que moram aqui. 
Por ser um estado bastante novo e ter uma população oriunda de varias partes do Brasil, dando ao Tocantins por tanto uma característica multicultural, temos por tanto uma diversidade muito grande de expressões culturais, pois as pessoas que saem da sua terra natal para morarem no Tocantins acabam trazendo consigo os seus costumes, enriquecendo assim a nossa cultura local.
Quer dizer por tanto que o Tocantins não tem uma cultura própria?  Claro que sim. A característica principal da cultura tocantinense é a diversidade das expressões culturais, sobretudo a partir da formação do estado com pessoas de varias regiões do país, que vieram construir o Tocantins e trouxeram consigo as raízes culturais de sua terra natal. No entanto podemos destacar algumas expressões culturais próprias dessa região, como por exemplo o chambari na culinária e a sucia – Dança tipicamente tocantinense.
apresentação de súcia
A sucia é uma dança de origem africana trazida pelos negros que vieram trabalhar como escravos nas minas de ouro e diamante em Arraias, Natividade, Porto Nacional e outras regiões do estado.
Dança-se em uma grande roda ao som de tambores construídos com tronco de arvores e coro de animais. Não há um passo especifico, a ideia é improvisar ao som dos tambores, dança - se livremente, as mulheres dança às vezes com objetos cheio de agua na cabeça, mostrando um grande equilíbrio. É uma dança típica do nosso estado não encontrada em nenhuma outra região do Brasil. É uma dança que lembra outros ritmos de origem africana como, por exemplo, o coco, a ciranda e o maracatu.
Já o chambari é um prato muito apreciado no Tocantins. Pois antigamente não era tão fácil para a maioria das famílias tocantinenses comprarem carne de gado para fazer a mistura com o arroz e o feijão, dai comia se peixe ou carne de caça. Quando se comprava carne de gado geralmente eram as partes menos valorizadas, isto é, a ossada que era mais barata. O chambari era uma dessas partes da vaca que não era valorizada, dai as famílias mais pobres conseguiam comprar.
Chambari preparado a moda tocantinense
O chambari é uma parte da coxa do gado que tem muito osso e nervo e quase não tem carne, o mesmo é serrado e cozinhado por varias horas na panela de pressão para amolecer, quando pronto é servido o caldo.
O caldo do chambari é muito forte e dá muita energia para quem toma, antigamente era consumido, sobretudo pelos trabalhadores rurais, que enfrentavam grandes jornadas de trabalho nas lavouras tocantinenses. Hoje em dia o Chambari tornou-se uma comida tipicamente tocantinense, encontrada em feiras populares e restaurantes do estado, já não é apenas uma comida apreciada pelos camponeses pobres e trabalhadores rurais, tanto que já não é tão barato como era antigamente.
Por tanto quem visita o Tocantins e quer experimentar o sabor dessa terra deve comer um bom caldo de chambari com feijão trepa pau, tomar aquela cachacinha com murici e se acabar numa roda de sucia, e claro depois se refrescar do calor que por aqui não é pouco nas águas do Tocantins, depois disso com certeza irá querer voltar aqui um dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário