segunda-feira, 25 de março de 2024

Balanço da gestão Júnior Bandeira (2021-2024) em Lajeado


Júnior Bandeira  segue para finalizar mais um mandato como Prefeito da Cidade de Lajeado. Esse é o seu quarto mandato á frente do Paço municipal (levando em consideração o mandato tampão com a cassação do Dr. Tércio em 2019 pela justiça eleitoral). Ou seja, nos seus trinta e poucos anos de emancipação política Lajeado teve á frente da sua gestão essa figura – que gostem ou não – deixará sua marca. Mas nesse mandato especificamente que se finda em 2024 – e pode ser o último – qual seu legado? É uma gestão que merece continuidade através da eleição de outro nome desse grupo político ou é hora de mudança?

Mudança teremos de qualquer jeito. Pois ainda que o candidato eleito em 2024 seja do grupo político do Júnior Bandeira o estilo de administração será outro. Fala-se no vice-prefeito Edilson Mascarenhas (Nego Dilson). Será que mesmo com a máquina pública na mão ele tem alguma chance contra o principal candidato da oposição? Candidato esse que atende pelo nome de Dr. Tércio – e que além do apoio do Governador Wanderlei Barbosa também conta com o apoio de um histórico alinhado do Júnior Bandeira – o Senador Eduardo Gomes. 

Enfim, o próprio Júnior Bandeira parece ter se conformado que seu grupo político não tem um nome pelo qual vale a pena sacrificar a sua imagem. E se futuramente vier hipotecar o seu apoio a alguém será meramente protocolar. Há não ser que esse nome fosse do seu genro e secretário de finanças – Carlos Cacá. Mas o apoio do Eduardo Gomes a pré-candidatura do Dr. Tércio mostra que esse projeto não existe. Talvez no futuro, afinal de contas Cacá é jovem e deixa uma boa impressão para população lajeadense.

Aliás se a atual gestão Junior Bandeira sairá com uma visão positiva por parte da população isso se deve ao Secretário de Finanças Carlos Cacá – que fez com que o turismo em Lajeado de fato se tornasse uma política pública. Daí que os principais feitos dessa gestão seja a reforma do Balneário Ilha Verde, da Praia do Segredo e a realização de um calendário de eventos com atrações artísticas para atrair turistas. Além do arroz com feijão que todo gestor faz que é a manutenção dos serviços básicos como educação, saúde e limpeza urbana.

Muito pouco para o que a cidade necessita e tem condições financeiras de fazer. Por isso não temos dúvida em afirmar que se trata de uma gestão mediana – que do ponto de vista da melhoria da qualidade de vida da população pouco avançou. E se há um campo que mostra bem isso é a educação. 

Ora, é inadmissível que uma cidade com as condições financeiras que Lajeado tem, não tenha unidades escolares de excelência – que atendem em regime integral. Com laboratório de informática, laboratório de ciências da natureza, laboratório de produção audiovisual, refeitório, piscina entre outros (não vou nem entrar aqui na questão da valorização dos profissionais da educação). Assim como cursos técnicos profissionalizantes que de fato prepare o jovem para o trabalho, bolsas de estudo universitário para jovens de família de baixa renda, bem como a melhoria da rede de apoio ao turista por meio de qualificação profissional.  

A gestão dos resíduos sólidos é outro problema que não foi enfrentado por essa gestão. É inadmissível que a cidade tenha um lixão ativo (podem negar, mas não podem esconder a realidade). Para piorar, na entrada do principal ponto turístico da cidade.

Outro ponto crítico dessa gestão é o enfrentamento das expressões da questão social como a fome, a falta de moradia, a gravidez na adolescência, drogas entre outros. 

É importante destacar que a gestão atual não teve uma oposição ferrenha como foi com seus antecessores. Sobretudo na Câmara de Vereadores. O único momento de questionamento a gestão foi por parte dos professores da rede municipal reivindicando valorização salarial. O fato é que o principal adversário da gestão foi as restrições impostas pela pandemia de COVID-19 no biênio 2020-2021- o que não pode servir de desculpa para o que não foi feito.

Diante disso somos levados a afirmar que essa gestão não tocou nos reais problemas da cidade. Estava mais preocupada em promover uma imagem positiva para o público externo do que com as necessidades da sua população. Com isso respondemos as nossas questões iniciais da seguinte forma: em relação ao legado que essa gestão deixa salientamos sobretudo um investimento no turismo – o que não deixa de ser positivo por que gera emprego e renda. Mas ainda há muito o que se avançar para que o turista se sinta acolhido na cidade – a começar por um centro de atendimento ao turista. No entanto,  pensando nos problemas estruturais nada se avançou. Por isso não temos dúvida em defender a necessidade de mudança á frente da gestão municipal,  não só de nome. Mas de alguém que esteja de fato preocupado com o desenvolvimento sustentável de Lajeado.

Pedro Ferreira Nunes – Especialista em Filosofia e Direitos Humanos. E Professor da Rede Estadual de Ensino do Tocantins.

2 comentários:

  1. Parabéns Professor Pedro pelas análises feitas. É muito importante fazer esse tipo de análise para que se aja de fato uma política democrática e voltada para os problemas que necessitam de atenção e ação.

    ResponderExcluir